por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Tudo o que a Jais Hand Made faz, que é artesanal, tem o selo, digamos assim, do conhecimento acumulado da quinta geração da família originária da Alemanha e que depois escolheu o Brasil para viver. Os Jais sempre tiveram os pés na cozinha fazendo defumados e conservas. Tudo o que essa pequena empresa fundada pelo representante da quinta geração, o Egon, faz junto com a esposa, Karina, é pra lá de ótimo, caprichado e excelente. Agora os cerca de 80 itens que o casal fabrica, divididos em charcutaria, manteigas temperadas, conservas, relishes, picles, chutneys etc, estão também numa loja física — a loja online continua a todo o vapor — inaugurada recentemente em São Paulo. O ponto promete ser, ainda, um point de culinária.



Conheci o Egon, ex-fotógrafo de publicidade — que fundou a empresa com a Karina, que atuava na área da moda —, em uma edição da Feira Sabor Nacional em 2019 no Museu da Casa Brasileira. Lá provei vários de produtos da Jais. Para ler o texto, clique aqui.
Aí veio a avalanche da pandemia do novo coronavírus e a covid-19 e todas as tristes consequências. Agora, mais de dois anos depois, com a epidemia fora da fase emergencial graças à vacinação, encontrei o Egon novamente numa mesma Feira Sabor Nacional. Foi no mês passado na área externa do Museu do Futebol.


A LOJA
Dessa vez o assunto principal foi a nova menina dos olhos dele e da esposa: a loja física na Vila Progredior — que nome mais esquisito —, próxima da estação do metrô São Paulo-Morumbi (Linha Amarela). Egon está super entusiasmado.
O sobrado da Jais é dividido, no andar superior, pela administração e pelo estoque, e no térreo pela loja. Lá estão as prateiras cheias das gostosuras da marca: as regulares e as sazonais, como o presunto de peito de pato, disponível a partir de maio.


Como novidade, Egon destacou a pancetta Steccata. “Dobramos a barriga suína temperada, costuramos a mão, prensamos e a deixamos maturar por nove meses na câmara. O sabor é fantástico”, assegura ele. O quilo custa R$ 350.
A loja também vende produtos de parceiros, como queijos de marcas do Caminho do Queijo Paulista, bebidas não alcoólicas, cervejas artesanais e vinhos, como os laranjas argentinos, entre outros.
Há ainda mesas e cadeiras e um balcão para apenas cinco pessoas.



CULINÁRIA: SANDUBAS E TÁBUAS
O objetivo de Egon e Karina é que a loja da Jais seja um ponto gastronômico dos apreciadores da boa mesa, claro, mais focado, mas não só nesse, no que eles produzem.
Segundo Egon disse, a loja oferece para comer no local três sanduíches e duas tábuas com produtos da casa — uma individual e outra para mais pessoas. “Em ambas, os clientes podem escolher os produtos”, destacou ele.
“Os sanduíches são montados nos pães deliciosos da nossa vizinha Petite Boulangerie”, enfatizou.



CULINÁRIA: DEGUSTAÇÕES E DIA DE CHEF
Egon revelou ainda que pretende em breve fazer degustações-comentadas nos cinco lugares do balcão.
“Seria uma degustação da nossa charcutaria como uma aula, harmonizada e comentada por mim, com história e muito mais”, adiantou Egon.
Uma vez por mês, ele quer trazer um chef ou uma chef para fazer um prato na loja. Ainda não há data para o início, mas os nomes ele disse que possui vários e talentosos.


PORCOS SOLTOS
A carne mais utilizada pela Jais na charcutaria é a de porco. “Compro quase toda minha demanda da Fabene, que cria os suínos no chamado Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (Siscal). Isso pra mim é fundamental: o bem-estar dos porcos e dos demais que uso a carne”, ressaltou Egon.
Ele me contou que tem comprado ainda porcos da raça Moura, do Paraná, criados também soltos e com todo o bem-estar. “A carne é muito saborosa”, finalizou.
Pelo que conheço da Jais, ir à loja será um grande prazer: por ouvir mais histórias do Egon, sempre com bom papo, e provar as delícias da casa. Pretendo ir, sim.


SERVIÇO:
Jais Hand Made
Rua Valdemar Blakauskas, 80, Vila Progredior, São Paulo/SP
Próximo da estação do metrô São Paulo-Morumbi (Linha Amarela)
Whatsapp: (11) 98814-9519
Horário: terça e quarta, 11h às 18h; quinta e sexta, 11h às 20h; e sábado, 10h às 14h; fecha aos domingos e às segundas
www.jaishandmade.com
Instagram