por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Queijaria e produtora de outros laticínios (sempre de leite de vaca), tudo de forma artesanal e com o terroir da maravilhosa Serra da Mantiqueira, o Sítio Lumiar, localizado em Paraisópolis no Sul de Minas Gerais, também recebe turistas que procuram uma vivência numa propriedade rural.
“Sou nascido em Paraisópolis e sempre quis morar no campo. Vivo no Sítio Lumiar há 12 anos e há sete anos começamos a produzir queijos e outros laticínios, como iogurte, doce de leite e requeijão, além de pão de queijo”, conta ao QUE GOSTOSO! o proprietário Conrado Marques Pereira. “O leite é nosso e de outros produtores na vizinhança”, emenda ele, que participou da Feira Sabor Nacional no mês passado na área externa do Museu do Futebol, em São Paulo.

Entre os queijos, Pereira e sua esposa, Jéssica, produzem o minas frescal, minas padrão (meia cura) e Traço de Minas, que tem este nome pela faixa de carvão vegetal que possui internamente na massa.
“O Traço de Minas é inspirado no francês morbier. Tem casca lavada, massa semicozida e textura suave. Após os 60 dias de maturação em câmara climatizada a 15º C, desenvolve um sabor levemente adocicado. Possui uma faixa de carvão vegetal em seu interior, remetendo a técnicas ancestrais de conservação. Deve ser conservado em geladeira de 5º C a 9º C. A validade é de 40 dias a partir da data de embalagem”, explica sobre o queijo o site do Sítio Lumiar.

AS PROVAS
Na feira provei os três tipos de queijo e o doce de leite. De um modo geral, são ótimos.
De fato, o Traço de Minas é o meu principal destaque. Forte e amarelo, este queijo tem pouco sal é levemente adocicado. Adorei. Que gostooooooso! O queijo frescal e meia cura também são deliciosos. Que gostooooooso!
Experimentei ainda o doce de leite. Show. Não muito doce, tem uma consistência diferente da pastosa. Que gostooooooso!
Dá pra comprar tudo numa boa. Super recomendo.
VIVÊNCIA NA QUEIJARIA
Dentro do Sítio Lumiar, o casal proprietário tem uma casa que aluga para turistas interessados em conhecer a vivência de uma queijaria. “É um programa bem interessante”, resume Pereira. O aluguel não inclui refeições.
O Sítio Lumiar está aberto à visitação, sempre entre 8h e 17h de segunda a sexta. Aos finais de semana, a visita precisa ser agendada. Não há custo. Os visitantes podem comprar toda a linha de produtos na lojinha.

Além da lojinha no sítio em Paraisópolis, Pereira explica que vende seus laticínios em outros revendedores, em feiras e na loja online — onde comercializa ainda produtos de parceiros. Ele faz entrega em diversos bairros de São Paulo.
SERVIÇO:
Sítio Lumiar
Estrada do Machadão, Km 6, Paraisópolis/MG
Celular/Whatsapp: (12) 98818-7777
Email: oi@sitiolumiar.com
www.sitiolumiar.com
Instagram