por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Na cidade de Porto Feliz, distante 117 quilômetros a Oeste de São Paulo, a Rima Queijaria Artesanal produz laticínios apenas com leite de ovelha. Conheci, provei e aprovei alguns dos produtos na Feira Sabor Nacional, realizada no mês passado no Museu do Futebol na capital paulista.
A Rima produz laticínios em uma propriedade desde 2007, a partir do leite de um plantel de ovelhas da raça francesa Lacaune. A fabricação é artesanal, sem aditivos nem conservantes e com o manejo dos animais baseado no bem-estar dos mesmos.
A queijaria fabrica sete produtos frescos (iogurte, queijo fresco, ricota, coalhada, boursin em conserva, boursin em pasta e doce de leite) e cinco maturados, todos queijos (Avecuia, de mofo branco e oito a dez dias de maturação; Porã, massa cremosa do boursin com mofo branco, sete a dez dias de maturação); Maratimba (único queijo com 50% leite de ovelha e 50% de leite de vaca, matura por cerca de cinco meses); Guaianá (moldado e prensado em tecido, matura entre 30 a 45 dias; Araritaguaba, tipo pecorino, mais de 12 meses de maturação).

A opção pelo leite ovino, segundo folheto da Rima, decorre que em comparação aos leites de vaca, da cabra e da búfala “o de ovelha é o mais rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras boas. Tem sabor levemente adocicado e acidez agradável”.
Essa eu não sabia, segundo informação no mesmo folheto: “O leite e os derivados de ovelha podem ser consumidos mesmo por pessoas com intolerância à lactose”.
AS PROVAS
Na feira, onde a barraca estava bastante concorrida, provei o boursin em conserva, o maratimba e o doce de leite.
Em bolinhas, o boursin é conservado em uma mistura de azeite e óleo de girassol e condimentada com alecrim e pimenta-rosa. “Derreteu” na boca e estava suavemente temperado. Bom PRACA! Que gostooooooso!

Provei ainda o Maratimba, que me pareceu ótimo. Que gostooooooso!
Já o doce de leite… Foi minha estreia com o feito com leite de ovelha. Delicado e com apernas 10% de açúcar. Ótimo. Que gostoooooso!
Super recomendo os dois. E os demais produtos devem ser muito bons também. Todos os produtos são vendidos na loja online da queijaria.

VISITA NA PROPRIEDADE
Segundo Shirley Coelho, que trabalha na Rima, a queijaria voltará a receber visitantes a partir do próximo mês de junho. Motivo? “Estamos reformando a infraestrutura de recebimento de turistas”, assegurou ela.
“Depois, a partir de junho, com agendamento nos dias de semana, vai dar para visitar a Rima e também comprar lá toda a nossa linha”, finalizou Shirley.
SERVIÇO:
Rima Queijaria Artesanal
Estada Municipal para o Bairro Caiacatinga, 13, Porto Feliz/SP
Celular/Whatsapp: (11) 94440-8818
E-mail: rima@queijariarima.com.br
www.queijariarima.com.br
Instagram