Quem somos

MISSÃO
Produzir material jornalístico com o tema da gastronomia, no mais amplo leque que isto possa significar.

VISÃO
Que as informações contidas no Que Gostoso! ajudem a transformar as expectativas das pessoas em experiências inesquecíveis.

VALORES
Acreditamos na democracia, somos apartidários e contra o desperdício.

Fundador e Editor, CLAUDIO SCHAPOCHNIK (MTB 25.537-SP)

Schapo junto à margem do Mar Morto, em Israel (foto/arquivo 2015)

Nasci em São Paulo em 1970. Sou o caçula – de quatro filhos no total – do casal Edison e Eva: ele de Cruzeiro (SP) e ela do bairro paulistano do Ipiranga. Infelizmente e tristemente, meus pais faleceram.

Sou neto por parte paterna de Jayme e Sarah, que nasceram na Bessarábia (atualmente Moldova e Ucrânia, respectivamente), e por parte materna de Esta e Abromas, naturais da Lituânia. Infelizmente e tristemente também, meus avôs e minhas avós morreram.

Tenho o mesmo apelido do meu pai e de meus três irmãos (Nelson, Marcelo e Arnaldo) – Schapo –, sou casado e tenho dois enteados. Moro e trabalho na capital paulista.

Jornalista profissional formado pela PUC-SP em 1993, trabalhei, entre outros veículos, nos cadernos de turismo dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo; fui co-fundador e primeiro editor do site Hôtelier News; por quase 14 anos, atuei na Panrotas Editora, por onde passei por vários veículos e cargos; e no site TurismoEtc, atuei por três anos como editor. Ainda no jornalismo, trabalhei ainda em rádio, TV, assessorias de imprensa e revistas.

Amo viagens, comidas e bebidas. Em relação a estas três palavras, acrescento alguns verbos: ler, conversar, ver, comer, ouvir, beber, fazer, compartilhar, escrever etc.

Minha relação com a comida/bebida começou em família, com os pratos maravilhosos – tanto os simples quanto os mais elaborados – que minha querida mãe fazia e nos restaurantes que ela e meu pai me levavam. Também aprendi com eles que desperdício é sempre “carta fora do baralho” e que ter modos e educação à mesa é sempre importante. Heranças fundamentais!

Pratico, sempre que possível, a frase de minha mãe: “Prova. Se não gostar… Não come, eu respeito.” Neste sentido, juro que provei coentro e detestei – por isto, não adianta: sou anticoentrista, com orgulho! Mas respeito o seu gosto pela erva, se for o caso.

Por falar em orgulho, sou muito feliz de minhas raízes judaicas. Dentro da cultura gastronômica israelita, desde cedo, aprendi a comer e a gostar demais de iguarias como hering, pão preto,  varenikis, beigale, latkes, caldo de galinha com bolinhos de matzá, kashe, salmão, haddock, ovo cozido e cebola picados com azeite, chrein, vodka, pepinos em conserva e outras maravilhas.

Adoro integrar a gastronomia com outros saberes, como etnografia, antropologia, idiomas,  marketing, história, geografia, agricultura, biologia, medicina etc.

Na questão do gosto, navego bem, modéstia a parte, nas comidas e nas bebidas. Vou desde o mais simples – um prato de arroz com ovo (preferencialmente com a gema mole) com um copo da vital água – até o mais sofisticado – por exemplo, um jantar  oito tempos harmonizados com várias bebidas na Borgonha.

No entanto, não embarco em roubadas como, por exemplo, cometer o crime de colocar ketchup na pizza. Jamais! Gosto de moqueca capixaba mas, desculpe a população do Espírito Santo: prefiro a baiana, que leva azeite de dendê. E, por favor, vale para ambas: sem coentro!

Mantenho um blog sobre comida turca e do Oriente Médio. É o “Kebap & Falafel do Schapo”. Abordo tudo sobre falafel e shawarma.

Em relação à fotografia, realizo um trabalho documental da arte do graffiti desde 1986 e já fiz algumas exposições.

Até o momento, conheço 45 países e territórios nos cinco continentes. Em relação ao meu querido e amado Brasil, faltam conhecer seis Estados: Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá e Roraima. Que Deus permita ampliar esta lista, sempre com saúde, amém!

Um comentário sobre “Quem somos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s