Olibi (MG) produz azeite de oliva em pó

por Claudio Schapochnik

Você que é apreciador de azeite de oliva extravirgem, sabia que o produto também existe na forma de pó e oferece inúmeras aplicações culinárias? O azeite de oliva em pó é produzido pela Olibi, do olivicultor Nélio Weiss, na porção mineira da Serra da Mantiqueira, mais especificamente no município de Aiuruoca — distante cerca de 347 quilômetros de São Paulo e 425 quilômetros de Belo Horizonte.

Talvez a Olibi seja a única empresa de olivicultura a produzir o azeite de oliva em pó no mundo. Numa live no final do mês passado via Instagram com o jornalista Adrian Alexandri, idealizador do clube de assinatura Mantiqueirias, de alimentos e bebidas produzidos na Serra da Mantiqueira, Weiss comentou que conhecia o azeite em pó também de um produtor em Portugal. “Não sei dizer se ainda produzem”, disse o dono da produtora mineira em entrevista ao Que Gostoso! via email. Daí o uso do talvez do início deste parágrafo.

Em relações às aplicações na cozinha, seja num restaurante, num bar ou na casa da gente, Weiss contou que o azeite em pó “serve como tempero e para finalização de pratos”.

“No entanto, o uso mais indicado é na composição de massas, de qualquer tipo: massa fresca, pães, bolos, sorvetes, ciabattas etc. O pó proporciona grande estabilidade à massa”, emendou o proprietário da Olibi — palavra que no idioma tupi-guarani significa “óleo da terra”.

Além do azeite em pó puro, há outros três versões do produto que é temperado com alho, pimenta caiena e orégano.

No alto parte do olival da Olibi, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e, acima, as embalagens do azeite de oliva e a azeitona em pó (fotos divulgação)
O olivicultor e proprietário da Olibi, Nélio Weiss

COMO É FEITO
No blog da empresa, em outubro de 2020, Weiss explicou que “faz mais de dois anos” que ele teve a ideia de que o azeite e a azeitona “virassem pó”. Sim, a empresa também faz azeitona em pó. Ambos passaram a ter uma nova fórmula a partir daquele mês.

“A nova fórmula — agora à base de fécula de mandioca —, proporciona notas de aroma e paladar muito intensas, além da versatilidade e praticidade tão características da linha em pó Olibi. Ainda carrega consigo toda a inovação de um moderníssimo processo de nanotecnologia, cuja técnica promove o microencapsulamento das moléculas do azeite”, explicou Weiss no seu blog.

A localização do município de Aiuruoca (Wikipédia)

VENDAS
O azeite e a azeitona em pó, em embalagens de 50 g cada, são vendidos apenas nas lojas físicas, em Aiuruoca, e também na loja virtual da empresa. Para saber o preço e comprá-los, clique aqui.

Há ainda as quatro versões do azeite e da azeitona em pó em embalagens de 250 g, ao valor de R$ 65 cada. Neste caso, o pedido deve ser feito pelo email contato@olibi.com.br ou Whats App (35) 99983-0957.

Além da linha em pó, a empresa produz e vende azeite, azeitonas, azeites aromatizados (garrafas tradicional e em spray) e café. O Mantiqueirias também vende os produtos da empresa nas caixas para os assinantes e não assinantes.

O olival da Olibi se distribui por uma área de 13 hectares

RESTAURANTE À VISTA E VISITA
No cenário de pós-pandemia de Covid-19, que seja breve, Weiss tem um projeto para abrir um restaurante no olival.

“Temos planos de ter um restaurante no futuro. Por conta da pandemia, interrompemos todos os planos de investimento. Assim que tivermos um certo retorno à normalidade, vamos retomar o projeto. A ideia é ter algo baseado na culinária mineira adaptada ao uso do azeite e das azeitonas”, revelou ele ao Que Gostoso!.

O olival da empresa soma 13 hectares, que está situado a 1.300 metros de altitude. A propriedade recebe visitantes para conhecer a olivicultura em um tour com duas horas de duração. Para saber o valor da tarifa e mais informações, clique aqui. “A visita se encerra com a degustação de nosso azeite”, finalizou Nélio Weiss.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s