Ótimo tailandês Thai E-San ganha filial

Ótimo tailandês Thai E-San ganha filial

por Claudio Schapochnik

Depois de quase um ano, voltei ao ótimo restaurante tailandês paulistano, o Thai E-San. O estabelecimento, na rua Barão de Iguape, bairro oriental da Liberdade, no centro de São Paulo, que fui em 2020 — antes da pandemia de Covid-19 —, continua lá no número 446. Ao perguntar se estava aberto, uma moça me explicou que fecharam o salão, e a cozinha só faz pratos para viagem. “Vai lá, no 373!”, disse-me ela, com um português bem carregado de sotaque, apontando a nova casa, que recebe os clientes no salão.

E lá fui eu com o meu sobrinho, Isaque, que estuda gastronomia na faculdade, para um almoço tailandês que se revelou, mais uma vez, fantástico — graças aos pratos e à agradável companhia.

O novo Thai E-San é bem mais arejado que o outro, ocupa um grande salão de um piso apenas e, em relação à decoração, tem a bandeira da Tailândia pintada nas bem alvas paredes. Gostei. No grande televisor passava um programa, em inglês, de um viajante mostrando como é feito alguns pratos nas ruas daquele país.

Em relação à trilha sonora, não aguentei: tocava música em inglês, num ritmo que desconheço, chata, mais muito chata, e alta. Assim não dava pra conversar e pedi às garçonetes para baixar o volume. Elas baixaram e depois desligaram. Ótimo! Se ainda fosse música tailandesa (jamais ouvi) num volume aceitável para se conversar, beleza.

No alto o prato pad phong curry de frango e, acima, mesas no salão e a bandeira da Tailândia na nova casa (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Página do menu da casa

PRATOS
O cardápio do Thai E-San continua o mesmo do antigo endereço. E mais: além de descrever os ingredientes, sempre em português, há fotos de todos os pratos.

Após ler e reler o menu, pedi dois pratos — lembre-se que estava com mais uma pessoa, o Isaque, que também come super bem. Mas estes dois pratos davam para saciar a fome de, no mínimo, mais duas pessoas. Resumo da ópera: comemos bem e bastante, e as porções por lá continuam fartas.

Pedi o pad si xiw (macarrão de arroz com ovos, carne de porco, couve, alho e molhos preto agridoce, de ostra e soja, R$ 38,90) e o pad phong curry de frango (carne de frango, curry em pó, creme de leite, cebola, salsão, alho, pimenta e molhos de peixe e ostra, R$ 49,90), com uma porção de arroz branco.

O prato pad si xiw
Meu prato com o pad phong curry de frango e arroz branco

SABORES E TEXTURAS
O pad si xiw, que chegou bem quente à mesa, estava igual ao que provei há quase um ano: muito saboroso. Massa gostosa molhadinha com os molhos e temperos, couve deliciosa e carne suína bem frita.

Ah! Pedi o molho caseiro de pimenta e este deu um up picante na mistura de sabores do pad si xiw. Show. Isaque adorou também o prato.

O pad phong curry de frango não conhecia. Eu o comi com o arroz branco. Os nacos de carne estavam envoltos num molho só e consistente, bem amarelo por causa do curry, resultado da mistura deste com os demais ingredientes.

Surpreendi-me com a quantidade de pimenta, cebolinha, cebola e cebolinha. O salsão Adorei, pois gosto muito de todos. Em relação ao sabor, estava muito, muito bom: bem temperado, várias texturas (carne macia e salsão crocante), bem picante e cebolinha refrescante.

Mais uma vez, o Thai E-San se revelou uma casa ótima, com pratos fartos e preços bem razoáveis. Mais uma vez o recomendo. Melhor ligar ou enviar mensagem antes de sair de casa.

SERVIÇO:
Thai E-San Restaurante
Rua Barão de Iguape, 373, Liberdade, São Paulo/SP
Tel. (11) 3208-5471 e Whats App (11) 96465-1344

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s