Casa tailandesa em SP garante explosão de sabores

por Claudio Schapochnik

Foi uma descoberta pessoal e gastronômica maravilhosa graças ao graffiti. Estava na Liberdade, bairro oriental, predominantemente japonês, na região central de São Paulo, quando vi uns trabalhos interessantes na parede. Fiz as fotos e aí vi a placa do restaurante tailandês e algumas fotos dos pratos. Fiquei morrendo de vontade de comer por lá pois, até então, só havia provado e adorado comer comida thai anos atrás na Alemanha – Frankfurt e numa cidade vizinha a Dresden. Isto veio a ocorrer dias depois e a comida é sensacional, simples e bastante saborosa. E o preço? Super acessível. Trata-se do restaurante Thai e San.

Graffiti na parede do Thai e San (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Outro graffiti na parede da casa thai

A casa abre às 11h, e eu tive o privilégio de estar lá às 11h15, 11h20. O salão fica abaixo do nível da calçada. A decoração é singela. Fui muito bem atendido pelo garçom brasileiro chamado Jó – sim, nome igual àquele Jó do Antigo Testamento. Vi o cardápio e juro que fiquei perdido. Há muitas opções, todas com foto, ingredientes principais e preço.

Eis que na última página e na última foto vi o pad si xiw. Porção pequena R$ 25 e a grande, R$ 35. Pedi este e não me arrependi. Trata-se de macarrão de arroz com verdura, ovo mexido e carne de porco suuuper bem temperado. Pedi para colocar mais pimenta do que o habitual.

O interior do salão: simplicidade

“Ô, Jó! Vou neste pad si xiw, mas pede pro chef não colocar nem um pedaço de uma folhinha de coentro, tá? Reforça lá: sem nada de coentro, por favor!”, solicitei ao garçom.

Só “pequei” no tamanho do prato. Estava com muita fome e resolvi ir no grande. Nossa, esta porção dava para duas pessoas hiper bem ou até três pessoas bem. Na próxima vez, se for sozinho, vou pedir a pequena, pois vem muita comida.

Vinte minutos após meu pedido, o Jó trouxe a travessa com o pad si xiw. Lindo e cheiroso. Assim que enchi minha tigelinha (foto no início do texto) peguei um pouco com os raxis e… Que gostoooooooso!

A porção grande do pad si xiw: coloquei gotas de limão e ficou bastante bom
Amendoim torrado e pimenta em pó tailandesa: em todas as mesas

O macarrão de arroz é mais leve que o de trigo e parece que absorve o tempero. Era uma explosão de sabores: senti a pimenta, a verdura, o ovo mexido, a carne super bem temperada e frita… Tudo isso amalgamado de uma forma que poucas vezes comi antes. Nota dez com louvor!

Aí o Jó falou dos acompanhamentos, opcionais, em cima da mesa: amendoim torrado, do Brasil, e pimenta em pó, importada da Tailândia. Coloquei os dois na massa e ficou muito bom também. Comi acompanhado de uma garrafa de água de 500 ml. Só.

Meu pedido
A entrada amarela do Thai e San: imperdível

Olha, o Thai e San é bom pra caramba. Voltarei mais vezes. “Olha, de dia de semana, até às 13h30 dá para você chegar e escolher lugar, depois a casa lota. Agora, sábado, domingo e feriado, aqui fica lotado todo o tempo, tem de ter paciência. A gente abre às 11h e bem antes já havia fila com gente esperando abrir”, alertou-me Jó. Agradeci a chef em inglês, pois ela quase não fala português.

Thai e San. Surpreendentemente demais! Hiper recomendo. Aceita dinheiro e cartões de débito e crédito.

SERVIÇO:
Thai e San
Rua Barão de Iguape, 446, Liberdade, São Paulo/SP
Horário: de quarta a segunda, das 11h às 22h
Whats App: (11) 95459-6188 e 96465-1344

Deixe uma resposta