Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4

Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

A Sarunna, empresa familiar que trabalha com o baru, agora oferece mais dois produtos com a castanha do Cerrado brasileiro: doce de leite e molho pesto.

Provei os novos produtos na feira Comida de Herança, realizada em novembro do ano passado no Museu da Imigração, em São Paulo. Ambos são muito bons.

Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
No alto, o doce de leite caseiro com baru da Sarunna e, acima, o baru quando cai do baruzeiro e a castanha, depois da beneficiação, na mesa da empresa na feira Comida de Herança (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“O doce de leite leva apenas leite, açúcar e baru, mas nada, e não uso bicarbonato”, explicou ao QUE GOSTOSO! o fundador e diretor da Sarunna, Francisco Moares. “Sou eu quem faz o doce”, completou Moares.

“O doce de leite com baru é feito em tacho de cobre e no forno à lenha”, emendou ele, que também advogado, fazendeiro e empresário.

Provei o doce na feira Comida de Herança. Possui consistência firme, tem sabor suave e bastante baru picado. Muito bom. Que gostooooooso!

Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
O pote de pesto de baru
Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
O pesto da castanha do Cerrado para provar: pão com baru da padaria Santa Augusta Pães

Em relação ao pesto, o molho que tem o baru como destaque estava bom. A consistência estava mais voltada para um patê, tanto que a prova era com pão. Imagino que fique muito bem com uma massa, mas deve receber mais azeite de oliva.

Na boca, o pesto de baru estava saboroso. Diferente. Que gostooooooso!

“Nosso baru é utilizado em alguns produtos da Santa Augusta Pães, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo”, disse também ao QUE GOSTOSO! Rodrigo Fuga, filho de Moares e sócio da Sarunna. O pão utilizado na feira era dessa padaria cliente da empresa, que pertence à padeira Valéria Rezze.

“Ainda com o baru, vamos ter licor e farinha”, garantiu ele.

Outro subprotudo da castanha do Cerrado é a casca, obtida após o beneficiamento da noz. “Dá para ser usada com carvão, dura 24 horas e atinge uma temperatura maior que o carvão feito com o eucalipto”, garantiu Moraes, que já fez testes. Esse carvão de baru poderá tornar-se outro produto da marca.

Baru entra no doce de leite e pesto da Sarunna Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Francisco e Rodrigo, respectivamente, pai e filho e sócios da Sarunna, exibem o pesto e a castanha in natura

PALMITO GUARIROBA
Além de cultivar baruzeiros, a árvore do baru, e de comprar parte da produção de outros agricultores de Minas Gerais, Moraes pretende iniciar a comercialização de outro produto da região com a marca Sarunna. Trata-se da palmito da palmeira gueroba ou guariroba.

“Plantamos mais de 180 mil pés de guariroba, e esperamos iniciar as vendas em 2023”, assegurou o fazendeiro. “Vamos explorar o palmito dessa palmeira.”

Para saber mais sobre a Sarunna, clique aqui. Para mais informações e compra da castanha, doce de leite e pesto, consulte os canais abaixo.

SERVIÇO:
Sarunna
Whatsapp: (11) 95745-9430
Email: rodrigo@sarunna.com.br
Instagram

Santa Augusta Pães Artesanais
Rua Jaguaribe, 627, Santa Cecília, São Paulo/SP
Whatsapp: (11) 99622-1088
Horário: segunda a sexta, 9h às 18h, e sábado, 9h às 14h
Instagram

Deixe uma resposta