por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Você gosta de castanhas? Gosta ainda das de origem brasileira, como as de caju e do brasil? E a do baru, já ouviu falar? Essa outra delícia é o fruto do barueiro (ou baruzeiro), uma árvore enorme, que pode alcançar mais de 25 metros de altura, mais encontrada no brasileiríssimo bioma do Cerrado. A Sarunna é uma empresa familiar que trabalha com o baru, de uma forma bastante sustentada, e o comercializa Brasil afora.
“O baru é super pouco conhecido, acredito que 90% das pessoas não conheçam essa castanha”, disse ao QUE GOSTOSO! um dos três irmãos e sócios da marca, Rodrigo Fuga, na feira Comida de Herança, realizada em agosto passado no Museu da Imigração, em São Paulo.
“É uma das mais proteicas de todas as castanhas”, assegurou ele, que cuida do marketing da Sarunna. Além disso, “possui alto valor energético e baixo níveis de açúcares”.


A COLHEITA
O baru da Sarunna, explicou Fuga, é obtido apenas por meio do “extrativismo sustentável e selvagem”. A fazenda dos irmãos fica em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro.
Ele prosseguiu: “Só colhemos o que as árvores nativas nos dão, não de plantações industriais. Além da produção própria, compramos os frutos de centenas de famílias da região do Triângulo Mineiro e Sul de Goias, contribuindo para a manutenção das árvores e criando uma cadeia de valor justa e inclusiva”.
Infelizmente o barueiro está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Motivo: a exploração da madeira. Então a forma como a Sarunna trabalha tem ainda essa componente de ajudar a manter viva a espécie.


O SABOR
De acordo com Fuga, “a castanha tem sabor neutro, levemente adocicada no final, podendo ser consumida pura ou utilizada como ingrediente para receitas doces e salgadas como bolos, tortas, cookies; acompanhamentos em saladas em geral, no açaí e levemente salgada para acompanhar uma cervejinha”.
“A castanha do baru dá para fazer ainda um molho pesto delicioso. Mais para frente a Sarunna vai ofertar esse produto”, adiantou ele.
AS PROVAS
Ganhei do Rodrigo Fuga as duas versões do baru: a torrada e sem sal, que comi pura e também com sal, e a doce, chamada de Baru Bavaria, que é caramelizada.
Provei o baru na minha casa e, de um modo geral, adorei essa castanha do Cerrado. De fato, é muito boa. Que gostooooooso!
A castanha neutra, como vem ao mundo, digamos assim, é muito saborosa e crocante. Com sal, achei que ficou melhor ainda. Que gostooooooso!

Mas a Baru Bavaria… É sensacional! A castanha leva uma cobertura que inclui açúcar mascavo, chocolate em pó, e baunilha, entre outros ingredientes. Comecei a comê-la e, se não parasse, comia tudo de uma vez só. Que gostooooooso!
Produto fantástico, super recomendo!
“Vendemos o baru e o Baru Bavaria para todo o País, e gostaríamos de fazer parcerias com restaurantes, padarias e outros estabelecimentos”, finalizou Rodrigo Fuga. Converse com ele por meio dos contatos abaixo.
SERVIÇO:
Sarunna — Baru do Cerrado
Whatsapp: (11) 95745-9430
Email: rodrigo@sarunna.com.br
Instagram