Prato do Donna Pinha entra na Boa Lembrança

Prato do Donna Pinha entra na Boa Lembrança

por Claudio Schapochnik

Localizado na Serra da Mantiqueira, na cidade de Santo Antônio do Pinhal — distante cerca de 170 quilômetros de São Paulo —, o excelente Donna Pinha agora faz parte de um seleto grupo de restaurantes: a Associação dos Pratos da Boa Lembrança. Uma conquista e tanto para a proprietária e chef da casa, a paulistana Anouk Migotto, que este ano celebra 19 anos do estabelecimento — que já figura no site da entidade.

O Risotto Mantiqueira é o prato que a chef Anouk criou para a Associação e, sobretudo, para ser saboreado e colecionado pelos clientes de todo o País que prestigiam os restaurantes membros. Sim, depois de comer a sugestão, eles levam o Prato da Boa Lembrança, feito de cerâmica e todo decorado (leia mais abaixo).

“Para compor este prato, separei meus fornecedores regionais, que estão ao longo do caminho da história do Donna Pinha“, explica a chef Anouk. “Regionais” leia-se por este lugar encantador chamado Serra da Mantiqueira, que se divide pelos Estados de Minas Gerais (60%), de São Paulo (30%) e do Rio de Janeiro (10%).

No alto o Risotto Mantiqueira e, acima, a chef Anouk Migotto exibe o prato da Boa Lembrança com a sua criação (fotos divulgação)

“O Risotto Mantiqueira traz um lançamento da Ruzene, de Pindamonhangaba, que é um mini arroz preto com nome de Piaguí, além disso há os cogumelos da Quinta dos Cogumelos, de São Bento do Sapucaí, as flores comestíveis da Gastro Flowers, de Campos do Jordão, e, para completar, os queijos da Queijaria do Jordão, na estrada para Campos do Jordão nos limites de Santo Antônio do Pinhal”, descreve a chef. “Trata-se, então, de um verdadeiro sabor da Serra da Mantiqueira”, resume ela.

O Risotto Mantiqueira é bastante colorido e muito, muito bonito. Ainda não o provei, mas deve ter um sabor proporcional à beleza. Estive com minha esposa uma vez, por enquanto, no Donna Pinha. Foi durante o Festival da Alcachofra. Comemos bastante bem.

O belíssimo Risotto Mantiqueira e o prato da Boa Lembrança logo atrás

A ASSOCIAÇÃO
A Associação dos Pratos da Boa Lembrança foi fundada em 4 de março de 1994, em Petrópolis (RJ), e tem sede em Tiradentes (MG). O objetivo, segundo o site da entidade, é “representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor por meio das peculiaridades regionais e do associativismo”.

A ideia é do chef, enólogo e sommelier e italiano radicado no Brasil, Danio Braga, fundador e atual conselheiro. “Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu [ele é natural de Parma, na Emilia Romagna], Danio resolveu estimular o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurante associados”, explica o site da associação.

O PRATO
“O Prato da Boa Lembrança é o troféu de todo colecionador. É feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado.”

De acordo com a entidade, já foram fabricados mais de 1,2 milhão de unidades. A missão do prato, segundo a associação, é por meio da representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s