por Claudio Schapochnik_Santo Antônio do Pinhal/SP
No mês passado, uma terça-feira (22), tive a gastronômica sorte de estar na Serra da Mantiqueira, mais precisamente em Santo Antônio do Pinhal – distante cerca de 170 quilômetros da capital paulista. O primeiro almoço de uma saída curta de férias – e para arejar a mente da pandemia de Covid-19 – com a minha esposa foi no ótimo Donna Pinha. Tivemos a sorte de estar no primeiro dia do 18ª edição do Festival da Alcachofra. Amamos esta flor! A proprietária do restaurante é a talentosa, simpática e criativa chef Anouk Migotto, uma paulistana que vive há duas décadas na Mantiqueira. A casa celebra ainda a maioridade este ano. Na numerologia judaica 18 é um número crucial, pois é a soma dos valores das letras da palavra hebraica “chai” (fala-se “hai”; vida, na tradução para o português).


O Donna Pinha fica dentro de uma área verde e possui mesas ao ar livre. Dentro, logo na entrada, há uma micro loja com produtos de produtores de alimentos da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, dos quais a chef Anouk é parceira e utiliza em seus pratos.
Ah! Assim como se vê na cidade de Santo Antônio do Pinhal, o restaurante cumpre todos os protocolos para evitar a propagação do novo coronavírus.



Gostei da decoração do Donna Pinha, que possui estilo rústico. A adega da casa é um show! Também percebi que, o cuidado com o visual na comida, é uma grande preocupação da chef Anouk: os pratos que saboreamos foram montados lindamente e, talvez em virtude da estação da primavera, sempre havia flores comestíveis para dar um toque a mais de beleza.
NOSSO ALMOÇO
Dos quatro pratos da refeição – uma entrada, dois principais e uma sobremesa –, três foram sugestões da própria chef Anouk: alcachofra (flor inteira) recheada de gorgonzola como entrada; carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra, acompanhado por purê de mandioquinha, farofa de bacon e arroz, como principal; e bolo de lavanda com limão siciliano na sobremesa. Não decepcionou!
Minha esposa preferiu como principal a truta com molho de laranja e vinho com fundo de alcachofra, acompanhada por vegetais e pirão. Eu e ela compartilhamos a entrada e a sobremesa. Fomos atendidos pelo garçom Michel, muito atencioso e que sabia explicar os pratos.


A entrada… Nossa, a alcachofra estava al dente e com bastante gorgonzola derretido entre as pétalas. Quatro fatias de pão ajudaram a não deixar sobra do queijo no prato. Muito bom!
Em relação aos pratos principais, além de belos, são fartos. Sobre o meu, a combinação de carne suína com o fundo de alcachofra foi bem feliz. Muito saboroso. E vale lembrar que o corte do carret (bisteca) era grosso, ou seja, continha uma bela quantidade de carne. O purê de mandioquinha estava perfeito. Adoro a textura dessa raiz.


Provei um pedaço da truta da minha esposa, junto com o molho de molho de laranja e vinho com fundo de alcachofra. Muito gostoso! Gostei da abóbora entre os vegetais.
Para concluir o almoço, pedimos o bolo de lavanda com limão siciliano. Massa fofinha, sorvete de creme junto e calda aromatizada da flor… Que gostoso!
Valeu saborear estes pratos no Festival da Alcachofra. Recomendo! E ficou a vontade de voltar, pois a alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia deve ser uma coisa de boa! Veja abaixo o menu completo do evento. Também preciso provar os pratos do cardápio convencional do restaurante.

MENU DO FESTIVAL
Entrada: Fundo de alcachofra com recheio de truta defumada com parmesão; Fundo de alcachofra com recheio de mix de cogumelos gratinada com muçarela; Fundo de alcachofra com queijos boursin e feta gratinados; Alcachofra (flor inteira) ao vinagre de frutas vermelhas; Alcachofra (flor inteira) recheada de gorgonzola
Principal: Alcachofra (flor inteira) com fettuccine ao mix de cogumelos e azeite de ervas (opção vegana); Risotto de arroz negro com fundo de alcachofra servido na flor de alcachofra (opção vegana); Alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia (opção vegana); Papillote de truta com fundo de alcachofra feita no vapor acompanha legumes no vapor; Truta com molho de laranja e vinho com fundo de Alcachofra acompanha purê de mandioquinha; Carret de cordeiro com fundo de alcachofra e molho de vinho acompanha arroz negro; Filé mignon ao molho de vinho com fundo de alcachofra acompanha batatas; Carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra acompanha purê de mandioquinha
Sobremesa: Bolo de lavanda com limão siciliano; Sorbet de frutas vermelhas com couli de amora e flores; Crème Brûllèe com caramelo de rosas; Petit gateau especial de flores

O Que Gostoso! almoçou no Donna Pinha a convite da chef Anouk Migotto e hospedou-se no Airbnb Pouso da Maritaca, no Bairro dos Mellos, em Campos do Jordão/SP, a convite do proprietário
SERVIÇO:
Restaurante Donna Pinha
Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647, Centro, Santo Antônio do Pinhal/SP
Tel. (12) 3666-2669
Horário: segundas, terças e quintas-feiras, das 11h às 17h (almoço); sextas e sábados, das 12h às 17h (almoço) e das 19h às 22h (jantar). Domingo: das 11h às 19h; fecha às quartas
www.donnapinha.com.br