Donna Pinha prepara delícias com alcachofra

Donna Pinha prepara delícias com alcachofra

por Claudio Schapochnik_Santo Antônio do Pinhal/SP

No mês passado, uma terça-feira (22), tive a gastronômica sorte de estar na Serra da Mantiqueira, mais precisamente em Santo Antônio do Pinhal – distante cerca de 170 quilômetros da capital paulista. O primeiro almoço de uma saída curta de férias – e para arejar a mente da pandemia de Covid-19 – com a minha esposa foi no ótimo Donna Pinha. Tivemos a sorte de estar no primeiro dia do 18ª edição do Festival da Alcachofra. Amamos esta flor! A proprietária do restaurante é a talentosa, simpática e criativa chef Anouk Migotto, uma paulistana que vive há duas décadas na Mantiqueira. A casa celebra ainda a maioridade este ano. Na numerologia judaica 18 é um número crucial, pois é a soma dos valores das letras da palavra hebraica “chai” (fala-se “hai”; vida, na tradução para o português).

No alto, a entrada de alcachofra com queijo gorgonzola derretido e, acima, a flor ícone do festival (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Na Mantiqueira, Donna Pinha faz 18º Festival da Alcachofra
A chef Anouk Migotto (foto divulgação)

O Donna Pinha fica dentro de uma área verde e possui mesas ao ar livre. Dentro, logo na entrada, há uma micro loja com produtos de produtores de alimentos da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, dos quais a chef Anouk é parceira e utiliza em seus pratos.

Ah! Assim como se vê na cidade de Santo Antônio do Pinhal, o restaurante cumpre todos os protocolos para evitar a propagação do novo coronavírus.

Vista geral do restaurante Donna Pinha
Parte do ambiente interno da casa
A sofisticada adegada do restaurante

Gostei da decoração do Donna Pinha, que possui estilo rústico. A adega da casa é um show! Também percebi que, o cuidado com o visual na comida, é uma grande preocupação da chef Anouk: os pratos que saboreamos foram montados lindamente e, talvez em virtude da estação da primavera, sempre havia flores comestíveis para dar um toque a mais de beleza.

NOSSO ALMOÇO
Dos quatro pratos da refeição – uma entrada, dois principais e uma sobremesa –, três foram sugestões da própria chef Anouk: alcachofra (flor inteira) recheada de gorgonzola como entrada; carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra, acompanhado por purê de mandioquinha, farofa de bacon e arroz, como principal; e bolo de lavanda com limão siciliano na sobremesa. Não decepcionou!

Minha esposa preferiu como principal a truta com molho de laranja e vinho com fundo de alcachofra, acompanhada por vegetais e pirão. Eu e ela compartilhamos a entrada e a sobremesa. Fomos atendidos pelo garçom Michel, muito atencioso e que sabia explicar os pratos.

A logomarca da casa
A entrada assim que chegou à mesa

A entrada… Nossa, a alcachofra estava al dente e com bastante gorgonzola derretido entre as pétalas. Quatro fatias de pão ajudaram a não deixar sobra do queijo no prato. Muito bom!

Em relação aos pratos principais, além de belos, são fartos. Sobre o meu, a combinação de carne suína com o fundo de alcachofra foi bem feliz. Muito saboroso. E vale lembrar que o corte do carret (bisteca) era grosso, ou seja, continha uma bela quantidade de carne. O purê de mandioquinha estava perfeito. Adoro a textura dessa raiz.

O meu prato: carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra, acompanhado por purê de mandioquinha, farofa de bacon e arroz
O prato de minha esposa: truta com molho de laranja e vinho com fundo de alcachofra, acompanhada por vegetais e pirão

Provei um pedaço da truta da minha esposa, junto com o molho de molho de laranja e vinho com fundo de alcachofra. Muito gostoso! Gostei da abóbora entre os vegetais.

Para concluir o almoço, pedimos o bolo de lavanda com limão siciliano. Massa fofinha, sorvete de creme junto e calda aromatizada da flor… Que gostoso!

Valeu saborear estes pratos no Festival da Alcachofra. Recomendo! E ficou a vontade de voltar, pois a alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia deve ser uma coisa de boa! Veja abaixo o menu completo do evento. Também preciso provar os pratos do cardápio convencional do restaurante.

Sobremesa: bolo de lavanda com limão siciliano

MENU DO FESTIVAL
Entrada: Fundo de alcachofra com recheio de truta defumada com parmesão; Fundo de alcachofra com recheio de mix de cogumelos gratinada com muçarela; Fundo de alcachofra com queijos boursin e feta gratinados; Alcachofra (flor inteira) ao vinagre de frutas vermelhas; Alcachofra (flor inteira) recheada de gorgonzola

Principal: Alcachofra (flor inteira) com fettuccine ao mix de cogumelos e azeite de ervas (opção vegana); Risotto de arroz negro com fundo de alcachofra servido na flor de alcachofra (opção vegana); Alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia (opção vegana); Papillote de truta com fundo de alcachofra feita no vapor acompanha legumes no vapor; Truta com molho de laranja e vinho com fundo de Alcachofra acompanha purê de mandioquinha; Carret de cordeiro com fundo de alcachofra e molho de vinho acompanha arroz negro; Filé mignon ao molho de vinho com fundo de alcachofra acompanha batatas; Carret suíno com molho de vinho e fundo de alcachofra acompanha purê de mandioquinha

Sobremesa: Bolo de lavanda com limão siciliano; Sorbet de frutas vermelhas com couli de amora e flores; Crème Brûllèe com caramelo de rosas; Petit gateau especial de flores

Na Mantiqueira, Donna Pinha faz 18º Festival da Alcachofra
Alcachofra com gnocchi de batata roxa servido na flor em azeite aromático de sálvia (foto divulgação)

O Que Gostoso! almoçou no Donna Pinha a convite da chef Anouk Migotto e hospedou-se no Airbnb Pouso da Maritaca, no Bairro dos Mellos, em Campos do Jordão/SP, a convite do proprietário

SERVIÇO:
Restaurante Donna Pinha
Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 647, Centro, Santo Antônio do Pinhal/SP
Tel. (12) 3666-2669
Horário: segundas, terças e quintas-feiras, das 11h às 17h (almoço); sextas e sábados, das 12h às 17h (almoço) e das 19h às 22h (jantar). Domingo: das 11h às 19h; fecha às quartas
www.donnapinha.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s