A saborosa cozinha do Rancho Zig Zag, em Campos do Jordão: o almoço

A saborosa cozinha do Rancho Zig Zag, em Campos do Jordão: o almoço

por Claudio Schapochnik_Campos do Jordão/SP*

Ah, que comida caseira, boa e simples se encontra no Rancho Zig Zag, no bairro do Lageado – a 19 quilômetros do centro de Campos do Jordão – na divisa com o município de Santo Antônio do Pinhal junto ao rio Sapucaí-Mirim. À frente da cozinha da pousada, cujo restaurante também é aberto ao público, está a chef Jucélia Maria da Costa Manso. Ela e o marido, Michel Toledo dos Santos, que ainda é pizzaiolo, são os donos da familiar pousada/restaurante. Nos três dias que estive com minha esposa no Rancho, no mês passado, passamos muito bem no quesito alimentação.

No alto, o cupím no bafo e, acima, uma das placas de bom humor no restaurante do Rancho Zig Zag (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
À esquerda, os quatro chalés e, ao fundo, o restaurante do Rancho

Conto a minha experiência no Rancho aqui no Que Gostoso! em quatro reportagens seguidas. Ontem (terça-feira, dia 1° de setembro) escrevi sobre o café da manhã. Hoje (quarta-feira, dia 2) abordo o almoço. Amanhã (quinta-feira, dia 3), vou tratar do jantar e, fechando, na sexta-feira, dia 4 de setembro, vou contar como foi a hospedagem em si.

Por uma questão de respeito a você, caro(a) leitor(a), com exceção do café da manhã, que está incluso na diária, todas as demais refeições – exceto o primeiro almoço, saboreado no primeiro dia – foram pagas por mim.

PRIMEIRO ALMOÇO
Chegamos no Rancho numa segunda-feira às 12h30, “mortos” de fome. Viemos por Santo Antônio do Pinhal, cujo acesso é mais próximo do que vir por Campos do Jordão. O caminho é pavimentando e depois muda para terra batida, que estava em boas condições.

O cardápio do restaurante tem uma forma diferente de listar os itens: saladas, bruschettas, batata rústica, chapati (pão indiano), tabule de shiitake, carnes, trutas, massa (talharim caseiro e nove opções de molho), parmegianas (bovino, frango e berinjela), lasanhas (quatro recheios) e sobremesas (sete opções).

No primeiro almoço, eu e minha esposa provamos dois sabores das bruschettas da casa: tomate com gorgonzola e damasco com brie. Cada porção da entrada vem com quatro unidades, e o pão é da Viola Pães e Doces – um dos bons fornecedores do Rancho, situado no centro de Santo Antônio do Pinhal.

Uma das bruschettas de tomate com gorgonzola: além de maravilhosa, é linda
A bruschetta de damasco com brie: ótima combinação e ainda com sementes de abóbora por cima
Um dos dois redários da propriedade: ótimo para tirar um cochilo depois do almoço

Servidas sob uma tábua de madeira, as bruschettas estavam muito saborosas, com cores vivas e bem apresentadas sobre uma cama de verdura (rúcula, talvez). As coberturas harmonizam bem e o pão, integral e com vários grãos, estava ótimo. Adorei.

Como prato principal, provamos um dos carros-chefe da casa: a costela bovina no bafo – há versão para uma e duas pessoas. A carne é preparada no bafo em um forno à lenha por 12 horas e acompanha batatas assadas, farofa defumada, citronete (saladinha de tomate e limão) e arroz.

A travessa com as costelas e batatas, ornadas com grandes folhas de salsa, tem uma apresentação linda. Em cumbucas, vem o arroz, a farofa e a citronete. Em relação à carne, é muito boa. Havia pedaços mais passados e menos passados, preferi os últimos. As batatas derretiam. O arroz, branco, estava soltinho. A farofa, de farinha de milho flocada, adorei. Por fim, a citronete arrasou: tomates bem picados, alguns fios de cebola, bastante limão, outros temperos e gergelim. Tão simples e tão deliciosa.

A costela bovina no bafo, com batatas assadas e a porção de arroz
Farofa de flocos de milho e a citronete também integram o prato da costela bovina no bafo
O meu prato: comida caseira, boa e colorida
Outra imagem da costela no bafo

Em relação à sobremesa, a chef Jucélia nos ofereceu três doces diferentes: sorvete Romeu e Julieta, feito com cinco tipos de queijo da região e calda de goiabada cascão e vinho do Porto; um cheesecake de physallis – cream cheese levemente cítrico com geleia de physallis e farofa de castanhas; e crepe recheado com trufa de chocolate e banana.

Meu Deus… As três sobremesas são bem servidas, assim como o prato principal, visualmente atraentes e, em relação ao sabor, muito boas e não carregadas demais no açúcar. Meu destaque vai para o crepe. Brrrávô! – transliterado da pronúncia francesa.

O sorvete Romeu e Julieta
O crepe recheado com trufa de chocolate e banana
O cheesecake de physallis

Saboreamos este almoço num dia de sol e calor em pleno inverno na Mantiqueira, olhando para os morros em torno da propriedade e para as árvores. No restaurante, as mesas estavam mais separadas e havia álcool em gel 70% na entrada, tudo por causa da pandemia da Covid-19.

A vista da vizinhança do Rancho Zig Zag

SEGUNDO ALMOÇO
Nesta refeição, fui novamente de carne bovina e, segundo a chef Jucélia, outro clássico do Rancho: o cupim no bafo, assado no bafo no forno à lenha por 12 horas. Vem com o molho resultante da redução do preparo da carne, ervilhas frescas, batatas assadas, tomates assados recheados com purê de mandioquinha e arroz perfumado com ervas.

Minha esposa pediu peixe. O restaurante trabalha com uma espécie que gosta de frio e está presente no cardápio de restaurantes em toda a Mantiqueira paulista e mineira: a truta. É servida aberta e salteada com os temperos da horta da chef. Há seis variações, com coberturas e acompanhamentos.

O meu prato, o cupim no bafo, estava bom e generoso. Com uma apresentação de comer com os olhos. As duas postas de cupim eram parrudas. A carne estava bem assada, tenra e muito bem temperada. No entanto, prefiro o cupim molhadinho, com a gordura mais presente. Sobre os acompanhamentos, gostei das ervilhas frescas, do tomate assado com o purê de mandioquinha e, sobretudo, do arroz perfumado com ervas – um aroma bastante agradável. O prato é um show.

O cupim no bafo e os acompanhamentos
O cupim no bafo em detalhe

Minha esposa pediu a truta com castanhas e ervas, coberta com um mix de castanhas e acompanhada com arroz branco, purê de mandioquinha e aspargos verdes. Visualmente também estava bem bonito, e ela me assegurou que estava muito bom. Vale destacar que a cobertura de castanhas é bem generosa.

A truta pedida pela minha esposa: prato lindo
A chef Jucélia com o filho Pedro e a sobrinha Francieli (à esquerda) e a enteada Sarah (à direita) junto à horta do Rancho: ele faz o atendimento nas mesas e as meninas trabalham com o chef na cozinha: trabalho familiar

TERCEIRO ALMOÇO
Este foi o último almoço de nossa estada por lá. E aí fui de truta, aliás, fomos de truta. Minha esposa é fã de peixes. Estava há alguns dias sem comer feijão e vi com a chef Jucélia se era possível uma truta no estilo comercial, com feijão. Ela disse ok. Ah, que bom.

Ela preparou dois comerciais de truta: o peixe com cobertura de pesto, farofinha, batata assada, citronete (aquela saladinha de tomate e limão que tanto adorei – e escrevi quando do primeiro almoço), arroz branco e feijão, no caso o preto.

Vasos de plantas fazem parte da decoração rústica do restaurante
O comercial com truta:, farofa, batata e saladinha…
…arroz e feijão: muito saboroso

Adorei a truta – gosto muito deste peixe –, bem temperada e salteada. E matei a vontade de comer o arroz com feijão. Simplesmente delicioso. Um comercial nota dez.

Ah! Para finalizar conto que em todos os três pratos que comi no almoço no Rancho, a pimenta da casa era minha fiel companheira. É muito saborosa e tem uma leve picância. Caiu super bem.

Flor de cacto na propriedade
A horta da chef Jucélia

O Que Gostoso! hospedou-se a convite do Rancho Zig Zag

SERVIÇO:
Rancho Zig Zag
Rua do Lageado, 51, Lageado, Campos do Jordão/SP
Whats App: (12) 99628-6963
Instagram; Facebook
www.ranchozigzag.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s