por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Atenção, apreciadores e apreciadoras de um bom queijo de cabra! [eu sou] O Capril Salto do Panema, em Salto Grande no interior paulista, que produz excelentes queijos, vai inaugurar um restaurante nas instalações em 2023. A cidade da queijaria dista 380 quilômetros da capital e tem quase 10 mil habitantes.
“Já estamos fazendo os testes de pratos para a elaboração do cardápio de café da manhã, almoço e jantar com dois chefs de cozinha, e a expectativa é a melhor possível”, garantiu ao QUE GOSTOSO! um dos sócios do capril, Ricardo Santos.
Santos, médico, e o outro sócio, Valdecir Marvulle, veterinário especialista em cabras, estiveram presentes na feira Comida de Herança realizada no Museu da Imigração, em São Paulo, no mês passado. Lá que conheci e provei os queijos deles.


“Nossos queijos e a carne de cabrito serão os ícones desse futuro cardápio”, antecipou Santos. E as novidades não param nessa área.
“Vamos ter ainda harmonização de chás com queijos de cabra e um menu de cervejas artesanais”, completou ele. A data de abertura ainda não foi definida.
MEDALHA DE PRATA
No 2º Mundial do Queijo do Brasil, o Salto do Panema conquistou duas medalhas: o tipo caprino romano conquistou a medalha de ouro, e o tipo chevrotin, a de prata.
“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento tão importante como essa”, avaliou Santos. A competição ocorreu entre 15 e 18 de setembro passado em São Paulo.

HISTÓRIA
O Capril Salto do Panema começou as atividades em 2018, com duas cabras, da raça suíça saanen. A produção de laticínios teve início há dois anos. “Hoje temos 120 cabras, todas saanen”, explicou ele.
“Fizemos cursos e fomos à Suíça, ou seja, nos preparamos bastante para o empreendimento.”

AS PROVAS
Na feira, provei todos os queijos que o capril produz: tipo caprino romano (origem italiana) e tipo boursin e tipo chevrotin (receitas francesas). De um modo geral, todos ótimos. Que gostoooooso!
Os dois boursin, apresentados em pasta e em bolinhas curtidas em azeite de oliva temperado, estavam ótimo. “São bem suaves e quase não levam sal”, explicou Santos.
Adorei ambos, com uma ligeira vantagem para o na forma de bolinha. Queijo com azeite temperado é um negócio de bom. Também comi essa versão em casa na salada e ficou ótimo. Que gostooooooso!
O caprino romano e o tipo chevrontin são mais encorpados e demandam mais tempo para ficarem prontos, respectivamente, oito meses e 21 dias. Ambos têm pouco sal e são bem bons. Gostei. Que gostooooooso!

TURISMO RURAL
A propriedade onde fica o capril atua no segmento de Turismo Rural, ou seja, recebe visitantes.
Dá para visitar e comprar os produtos na lojinha no local. Estão abertos de segunda a sexta, de 9h às 17h, e aos sábados, de 9h às 12h.
Dentro há até uma casa que pode ser aluga por uma plataforma.
Em relação aos queijos, uau, super recomendo todos. Muito saborosos. Quando o restaurante abrir, vou precisar ir lá fazer uma matéria. Com certeza.
SERVIÇO:
Capril Salto do Panema
Para saber onde comprar os queijos, clique aqui
www.caprilsaltodopanema.com.br
Instagram