Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Campos do Jordão/SP*

Pra quem gosta de cerveja artesanal, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira paulista, se tornou um “point” com cervejarias de portes grande, micro e nano da melhor qualidade. A Gård Cerveja Artesanal, sem dúvida, faz parte dessa lista — e com louvor. As cervejas da marca são produzidas em uma propriedade coladinha ao maravilhoso Horto Florestal — atração “obrigatória” da cidade. O terreno da cervejaria fica no meio da mata e, por isso, tomar as brejas (gíria paulistana para cerveja) por lá é uma experiência fascinante.

Não sei como se pronuncia a palavra dinamarquesa gård, com esse diferente acento “°” em cima da letra “a”. No entanto, o sócio da cervejaria e mestre-cervejeiro da mesma, o paulistano Fábio Kok Geribello, explicou ao QUE GOSTOSO! que significa “fazenda” na língua de Hans Christian Andersen (1805-1875), escritor e poeta dinamarquês famoso pelos contos de fadas.

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
No alto, o sócio da cervejaria e mestre-cervejeiro da cervejaria, Fábio Kok Geribello, e, aicma, uma das cervejas da Gård na sede da mesma (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“A fazenda onde fica a Gård foi comprada pelo meu bisavô, que imigrou da Dinamarca para o Brasil no século 19 e, desde então, pertence à nossa família”, explicou Geribello.

Conheci a cervejaria e provei as deliciosas cervejas e uma soda, sem álcool, no final do mês passado. A empresa é membro da Associação Cozinha da Mantiqueira, que realiza a 2ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira até o dia 30 desse mês de outubro.

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Mesas e balcões da Gård: em meio à natureza

ORIGEM COMO HOBBY
Fazer cerveja era um hobby para Geribello, que é engenheiro civil por formação. Ele montou a Gård em 2015 para consumo próprio após fazer cursos do setor.

“Com a mudança na legislação, onde o Simples passou a aceitar o negócio, aí abri ao público em 2018”, completou.

A Gård é uma nanocervejaria. “Nossa cozinha é pequena e produzimos cerca de 2,5 mil litros/mês”, contabilizou Geribello.

No momento, a cervejaria produz quatro estilos fixos e dois sazonais.

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
A cozinha onde são produzidas as cervejas da marca
Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Divulgação 1
Taças com as cervejas da casa (foto divulgação)

AS PROVAS
Na visita à cervejaria, provei os quatro estilos fixos da casa com, que privilégio, o Geribello. O próprio produtor me dando uma aula de cerveja e, ao mesmo tempo, um ótimo bate papo. Que gostooooooso!

A primeira que provei foi a Aba. Achei bem leve, clara e fácil de beber, com aroma muito bom. “O lúpulo vem dos Estados Unidos”, disse o sócio e mestre-cervejeiro.

Logo após fui da wheat. “É a versão estadunidense da cerveja de trigo alemã, a weissbier, e tem um toque de laranja”, ele me explicou. Adorei demais!

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Divulgação 2
As réguas de degustação da casa

A terceira cerveja foi uma de nome tcheco: tmavé. “Tmavé significa ´escuro´ em tcheco; é uma bebida escura e fácil de beber”, opinou Geribello. Adoro cerveja escura, e essa não é doce.

O produtor me disse que a vontade de fazê-la na sua Gård veio de uma viagem à Praga, a capital da República Tcheca — também chamada, oficialmente, de Tchéquia —, onde ele jantou num famoso restaurante e cervejaria chamado U Fleků. Olha o acento “°” novamente, desta vez em cima do “u”! Também não sei qual seria a pronúncia correta. Lá que ele tomou a cerveja estilo tmavé. Acho que foi uma ótima ideia dele produzi-la em Campos do Jordão.

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
Vista geral da cervejaria

O quarto e último estilo foi o IPA. “Bem clássica, da Costa Oeste dos Estados Unidos”. É daquelas amargas. Adorei.

Todas as cervejas da marca não são filtradas.

Adorei todas! Super recomendo. Que gostooooooso!

Sim, a Gård tem uma opção de bebida sem álcool. Também produzida ali mesmo. Eu a provei.

É uma soda de groselha de hibisco. Maravilhosa! Teve um gosto gigante de infância na boca. Que gostooooooso!

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
A deliciosa soda de groselha de hibisco: sensacional
Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
Geribello com os colaboradores da cervejaria Luís Henrique Pereira e Matheus Momesso

CAPACIDADE E VENDAS
A cervejaria pode acomodar um total de 80 pessoas nas mesas. E a casa tem um cardápio com petiscos e sanduíches.

“Não faço reserva, a entrada aqui é por ordem de chegada. É um lugar gostoso e bem tranquilo, sobretudo nos dias de semana”, disse Geribello.

Para quem quiser comprar e levar pra casa as cervejas da marca, além de adquiri-las no própria lojinha, as bebidas podem ser encontradas nos empórios de Campos do Jordão e também em São Paulo.

Gård produz ótima cerveja no meio da natureza Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 8
A bela garrafa da marca

A Gård pode ser encontrada na capital paulista na Oka Caburé e no Sarvah Neo Armazém. “No Sarvah dá para comprar online e eles entregam em todo o País”, destacou o mestre-cervejeiro.

Ir à Gård é uma experiência fascinante. Super recomendo.

*O QUE GOSTOSO! bebeu a convite da Gård Cerveja Artesanal, que participa da 2ª Temporada Sabores e Cervejas da Mantiqueira, promovida pela Associação Cozinha da Mantiqueira

SERVIÇO:
Gård Cerveja Artesanal
Avenida Pedro Paulo, Horto Florestal, Campos do Jordão/SP
Horário: quarta a segunda, 11h às 17h
Instagram

Deixe uma resposta