por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Pelo título, obviamente, é dedicado a quem não come nada de origem animal. No entanto, Culinária Vegana pode se dar muito bem na estante gastronômica de gente carnívora — que aprecia ainda os vegetais sobretudo “fora da caixa” — e vegetariana. E todas as pessoas, independentemente do que comem, vão constatar também que há muitos pratos veganos além dos conhecidos mundialmente gaspacho, babaganush, guacamole e falafel.
Tudo isso, e muito mais, está na obra de autoria do engenheiro mecatrônico e chef francês, Jean-Christian Jury. A bela edição em português é editora brasileira Ernest Books sob licença da britânica Phaidon.

Ele, que começou a cozinhar aos 14 anos como aprendiz de cozinheiro num hotel cinco estrelas, elaborou a maior parte das mais de 450 receitas do livro. Também teve a colaboração de chefs amigos e de pessoas que conheceu em viagens a mais de 100 países. No total, as receitas são provenientes de mais de 150 nações.
O Brasil está presente em Culinária Vegana, que tem uma capa linda e colorida, com duas receitas: feijoada e sopa de feijão preto e manga — sendo que esta segunda até então jamais conhecia. Feijoada vegana já comi e gostei — sou carnívoro e também receptivo a receitas de outros regimes alimentares.

As receitas são divididas em: entradas, saladas, sopas, pratos principais, grãos, cereais e leguminosas, massas, sobremesas e chefs convidados. Assim como os demais livros de receitas da Editora Ernest (Culinária Libanesa, Bread is Gold e Culinária Japonesa), há fotos muito bem produzidas e que ajudam, sem sombra de dúvidas, o leitor a fazer a receita retratada.
Jury, que aderiu ao regime alimentar crudívero após sofrer um infarto decorrente de anos de jornada de trabalho de 16 horas diárias, má alimentação e pouco sono, elenca o essencial da despensa vegana logo no início do livro. A maior parte, para a sorte do leitor, pode ser comprada nos mercados, nas feiras, nos empórios de produtos naturais e nas lojas de produtos étnicos.

E a seguir, Jury, que abriu em 2007 o festejado restaurante La Mano Verde em Berlim, a capital da Alemanha, hoje fechado, desfila seu trabalho de anos e anos.
O que se vê pela frente é um desfile de suas receitas, ao que parecem ser muito boas. E de países pouquíssimo conhecidos aqui no Brasil como Namíbia, Zâmbia, Paquistão, Madagascar, Níger e Camboja. Para facilitar, nas páginas finais, dá para buscar as receitas pelos índices geral, de nações e do tipo de prato e de comida.

Portanto, Culinária Vegana tira do leitor, com louvor, aquele marasmo e aquela dúvida quando quer preparar um bom prato sem ingredientes animais. A obra de Jury põe um fim, de uma vez por todas, à falsa premissa de que prato vegano “é sem graça e não tem gosto”.
*O QUE GOSTOSO! recebeu um exemplar de Culinária Vegana da Ernest Books
FICHA TÉCNICA:
Culinária Vegana
Autora: Jean-ChristianJury
Tradutora: Carla Melibeu
Editora: Ernest Books
Preço: R$ 239
Páginas: 512
ISBN: 978-85-60368-02-0
Dimensões: 28 cm x 19 cm x 4,5 cm
Para comprar, clique aqui