por CLAUDIO SCHAPOCHNIK*
Para quem gosta da happy hour repleta de bons acepipes, ainda mais servidos na forma de rodízio, a dica é ir ao Baião Cozinha Nordestina. As duas unidades do restaurante, ambas em São Paulo, servem o rodízio de segunda a quinta. Do que provei, na unidade do Pacaembu liderada pelo gerente pra lá de simpático Cosmo, tudo estava muito bom e meu destaque foi para o pastelzinho de siri. Vale destacar que a casa ganhou um novo e bonito deque, na área externa voltada à rua, e o laguinho das carpas agora virou um aquário com luzes que mudam de cor.
Prestigiei o rodízio numa quarta-feira, e a casa estava bem tranquila. O Baião dá, no período do rodízio, 50% de desconto no chopp e na caipirinha. Um boa ajuda seguramente, mas não se esqueça: beba com moderação.



MENU
O cardápio do rodízio reúne: dadinho de tapioca servido com geleia de pimenta, batata e mandioca fritas, calabresa acebolada na cachaça, frango a passarinho com alho frito, minipastéis mistos, mini acarajés e bolinhos de carne de sol, de moqueca, de camarão, de siri e torresmo, entre outras opções.
AS PROVAS
Na happy hour fui atendido pelo gerente Cosmo, uma grande figura, e pelos garçons super atenciosos Cícero Barros e André Mesquita.
Para beber fui de chopp Brahma e caipirinha de limão e caju. O chopp, bem gelado como gosto, saiu de uma novíssima chopeira comprada pela casa, me disse o Cosmo. O equipamento tem duas torneiras: uma para a bebida e a outra só para o creme. Que gostosooooooso!
A caipirinha estava ótima. Adorei a combinação de limão com caju. Que gostooooooso! O copo alto com o drinque veio ainda decorado com a castanha da fruta envolta na casca. Bonito.


Os bolinhos… Hummm! De um modo geral, são de tamanho médio e sem espaço para o vento. Como acompanhamentos, há o molho de pimenta da casa, muito bom e crucial, e o de geleia de abacaxi, diferente e saboroso. Para ambos: que gostooooooso!
Entre os recheios há um de queijo, pimenta biquinho (aquela que não é picante) e rapadura. Muito bom e com uma composição interessante. Que gostooooooso!
Provei ainda o bolinho de mandioca com carne seca, ótimo, assim como misto de peixe e camarão, bem gostoso.



Em relação aos minipastéis, o meu destaque foi para o de siri: sem espaço para o vento, carne bem desfiada e que caiu bem com a saladinha de tomate picadinho pra acompanhar e um pouco do molho de pimenta caseiro. Ótimo. Que gostooooooso!
Não comi dessa vez no rodízio, mas de vezes passadas no Baião e, por isso, posso escrever: o dadinho de tapioca servido com geleia de pimenta e o mini acarajé.
O dadinho é bom pra caramba: crocante por fora e macio por dentro. É melhor saboreá-lo com a geleia de pimenta. Show. Que gostooooooso!
O mini acarajé é servido “desmontado”: tudo vem separado e você come como quiser. Bacana dessa forma. E é gostoso.


E a batata e mandioca fritas, a calabresa acebolada na cachaça, o frango a passarinho com alho frito e o torresmo? Pessoal, não provei porque não aguentei. Caso for numa outra vez ao Baião, vou provar esses acepipes que não comi, seguramente.
Na minha visita fiz questão de conhecer dois dos responsáveis pela ótima culinária do restaurante: os cozinheiros Alexandre Rebouças Fernandes e Cristiano Carneiro da Silva Filho. Clap, clap, clap!

DEQUE CONFORTÁVEL
Na unidade do Baião no Pacaembu, que fazia um certo tempo que não ia, vi que o deque ganhou um, digamos, upgrade. A área externa ganho um lindo deque.
O espaço, voltado para a rua Traipu, tem agora mesas com cadeiras e sofás com almofadas. Sem dúvida, é uma área ideal para aqueles dias e noites mais quentes ou para quem não curte tanto a música ao vivo da casa.




O deque ganhou ainda uma cadeira suspensa, que deve ser disputadíssima, pois parece ser bem confortável.
O antigo laguinho com lindas carpas ganhou um piso de vidro, portanto virou um aquário, e tem luzes que mudam de cor. Ficou muito bonito.
À noite a fachada da casa fica iluminada com fios de led. Bem interessante.

Adorei o rodízio de petiscos, bem farto, fresquinho e variado. A casa entrega bem o que se propõe com atendimento simpático. Super recomendo.
*O QUE GOSTOSO! saboreou o rodízio de petiscos a convite do Baião Cozinha Nordestina
SERVIÇO:
Baião Cozinha Nordestina
Rodízio de Petiscos: segunda a quinta das 17h e 20h, R$ 48,90 por pessoa
Unidade Pacaembu
Rua Traipu, 91, tel. (11) 4306-2078
Unidade Vila Madalena
Rua Fradique Coutinho, 888, tel. (11) 3530-3080
Horário de ambas as casas: diariamente, das 11h30 à 1h
Música ao vivo: todos os dias na Vila Madalena e de quarta a domingo no Pacaembu
www.baiaocozinhanordestina.com.br