por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Ótima notícia para quem aprecia produtos de pequenos empreendedores artesanais e de qualidade! A Lano-Alto, queijaria localizada no distrito de Catuçaba, em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, obteve o Selo Arte no mês passado. Com esta certificação, administrada e emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, todos os produtos da Lano-Alto podem ser comercializados em todo o País.
“O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal”, explica o site do ministério.

“Agora que temos o Selo Arte, podemos despachar para além do Estado de São Paulo”, disse Guido Martino, da área comercial da Lano-Alto, ao QUE GOSTOSO!.
“No entanto, só podemos enviar produtos que não necessitem de refrigeração como, por exemplo, o nosso doce de leite”, enfatizou Martino.
Ele e Peèle Lemos – proprietário da Lano-Alto junto com a esposa, Yentl Delanhesi – participaram do evento Na Mesa 2023, realizado no final do mês passado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

DOCE DE LEITE E REQUEIJÃO
No espaço da Lano-Alto no Na Mesa, saboreei novamente, porque já comprei antes, o ótimo doce de leite da marca. Simplesmente é um show. Que gostooooooso!

Provei ainda uma novidade para mim, que recomendo também aos leitores(as) do QUE GOSTOSO!. É o Requeijão de Prato. “Trata-se de uma receita tradicional da região do Vale do Paraíba paulista”, explicou Lemos.
Não lembra em nada os requeijões industriais, claro; tanto a textura quanto o sabor. Gostei bastante e o recomendo. Ótimo para passar no pão. Que gostooooooso!
“Este requeijão é feito a partir da fermentação do leite por quatro dias e ao qual é acrescido apenas sal”, contou Lemos.

QUEIJOS
Atualmente, a Lano-Alto produz dois tipos de queijo – assim como todos os laticínios da marca, é feito com leite de vacas Jersey: Causo e Romano.
“O Causo, de massa semi-cozida e maturação feita em baixa temperatura e alta umidade por cinco meses – que recebeu medalha super ouro no Mundial do Queijo do Brasil em 2022. E o Romano, de massa fechada e também semi-cozida, que envelhece por oito meses, resultando em sabor mais intenso, com leve picância – ganhou medalha de ouro no Mundial do Queijo do Brasil em 2022”, descreve a plataforma Caminho do Queijo Artesanal Paulista.

LANÇAMENTOS E DEGUSTAÇÃO
Lemos contou ao QUE GOSTOSO! que vai lançar ainda neste ano mais produtos lácteos.
“Vamos ter iogurtes com sabores e dois queijos, jovens”, afirmou ele, sem dar detalhes.
Para quer quiser ter uma degustação comentada, a Lano-Alto recebe visitantes na propriedade. “Somente com reserva e antecedência. O programa leva cerca de 4h e custa entre R$ 190 e R$ 220 por pessoa”, destacou Lemos.
“Para quem quiser nos visitar para comprar produtos na nossa loja é possível também”, completou ele. Melhor ligar antes para saber o horário. Lá estão à venda outros itens além dos lácteos, como por exemplo café e paçoca.
Confira os contatos abaixo.
SERVIÇO:
Lano-Alto
Estrada do Fundinho, 1.001, Catuçaba, São Luiz do Paraitinga/SP
WhatsApp: (11) 94287-0204
E-mail: contato@lanoalto.com
www.lanoalto.com
Instagram, Facebook