Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 6

Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico

A partir deste sábado (11), a Vinícola Biagi, localizada na Fazenda Cravinhos, em Cravinhos – distante 20 quilômetros de Ribeirão Preto, no interior paulista –, passa a trabalhar o segmento do turismo enogastronômico ao público. Por enquanto somente aos domingos, apenas com agendamento.

O projeto vitivinicultor começou em 2019 após o proprietário da Fazenda Cravinhos, o empresário Luiz Biagi, visitar outras vinícolas no interior de São Paulo. Ele se convenceu de que a região de sua propriedade era também propícia para a produção de uvas viníferas.

A altitude de Cravinhos, acima de 800 metros, e a grande amplitude térmica, chegando até 20 graus Celsius em alguns períodos, é um dos pontos fortes do local para a produção.

“Minha inspiração veio do amigo Paulo Brito, da Vinícola Guaspari. Ao visitar o local sai encantado com o projeto, mas ao mesmo tempo com a sensação de ser inatingível na nossa região. Dois anos depois, visitei a Vinícola Marquese di Ivrea, do também amigo Beto Lorenzato, que me incentivou a investir nessa atividade, mostrando a viabilidade ao me oferecer as mudas das uvas, orientação técnica, acompanhamento e mostrar a vantagem da amplitude térmica da região”, explica Biagi por meio de um comunicado.

Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 4
No alto, o proprietário da Fazenda Cravinhos, Luiz Biagi, e, acima, parte do vinhedo da Vinícola Biagi na propriedade (fotos divulgação)

Outra motivação que levou o empresário à área da uva e do vinho foi a questão histórico-familiar. “Meu avô, Pedro Biagi, chegou ao Brasil vindo da região italiana do Vêneto em janeiro de 1888, no navio Adria. Nossa família desde essa época trabalhava com vinhedos, sendo que até hoje alguns descendentes ainda trabalham nessa atividade. Foi uma forma de prestar uma homenagem a essas pessoas que vieram para cá com tanto sofrimento e se desenvolveram aqui nesse Brasil tão acolhedor. Por esse motivo também que escolhi adquirir material genético de uvas italianas”, conta o empresário.

Inicialmente foram plantados 12 hectares das uvas Moscato Giallo, Nebbiolo e Sangiovese, cuja primeira safra foi em meados de 2022. “São uvas consagradas há centenas de anos na Itália, das quais são feitos os famosos vinhos Brunello, Chianti e Barolo. Quando o projeto estiver 100% concluído, a expectativa é chegar a 20 hectares, o que resultará na produção de aproximadamente 100 mil garrafas e vinho por ano.”

Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 3
Cacho de uva Sangiovese produzida nos vinhedos da Fazenda Cravinhos

“A princípio, a vinícola está trabalhando com um rótulo, de vinho tinto seco, o Pietro (homenagem ao avô Pedro), cuja produção, comandada pela enóloga Isabela Peregrino. O envasamento é terceirizado para a Vitacea, de Caldas (MG), até que a fábrica da Fazenda Cravinhos, que está em início de construção, seja concluída. O primeiro lote comercial, com 1.300 garrafas, será lançado no próximo mês e, por enquanto, o produto será vendido somente na vinícola.”

“Outro rótulo que já foi testado de forma experimental é o Carina Biagi (homenagem à esposa do empresário), um branco seco feito à base da Moscato Giallo, que ainda não tem previsão de comercialização”, assegura a vinícola.

De acordo com o gerente geral da vinícola, Anísio Rodrigues, além da amplitude térmica, a técnica de dupla poda ou poda invertida (colheita de inverno) mostrou “excelentes resultados na região, com dados embasados em pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)”.

VISITAS E OSTERIA
Depois da implantação dos vinhedos, veio a ideia de investir em uma Osteria. Motivo: garantir uma experiência completa aos enoturistas. O local foi projetado pela arquiteta Sissi Verri.

A cozinha está a cargo da chef Beatriz Nomelini. Ela é gastrônoma, com pós-graduação em docência do ensino superior, MBA em marketing com ênfase em negócios gastronômicos e especialização master chef pelo Culinary Intitute of America da Califórnia e incentivadora do conceito farm to table – da fazenda à mesa.

“Trabalhei em diversos restaurantes gastronômicos com influência francesa e italiana, sem perder a ´brasilidade´. Nos últimos anos, fui docente em faculdades e escolas de gastronomia da região e me dediquei à meliponicultura. Também sou apaixonada por vinhos, o que me motivou a aceitar esse desafio de chefiar a Osteria da Vinícola Biagi”, afirma Beatriz também por meio de uma nota.

Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 2
Salão de eventos da Osteria da Vinícola Biagi…
Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 5
…e a vista noturna externa do restaurante

A Osteria tem uma “Cozinha de Inspiração Italiana com Alma Brasileira”, como define Beatriz. O cardápio quinzenal é elaborado “com produtos sempre frescos e selecionados pela chef”.

Além de servir os almoços nas visitas, o espaço será aberto para eventos fechados, tanto corporativos como sociais, e também para cursos de gastronomia e enologia. A Osteria conta com consultoria do enólogo Pedro de Guide, na parte de harmonização de vinhos.

EXPERIÊNCIAS JUNTO À NATUREZA
Além da visita aos vinhedos, o passeio pela fazenda inclui experiências. O Caminho das Flores, localizado no alto de um vale e entre vinhas das variedades Sangiovese e Moscato Gialo, é “ideal para uma curta caminhada contemplativa e que possibilita a parada para belas fotografias. As flores nele cultivadas são perenes, na maioria comestíveis e usadas na culinária da Osteria. São espécies que atraem borboletas boas para o vinhedo e geram aromas florais agradáveis ao ambiente e em uma pequena proporção, acabam por influenciar no terroir dos vinhos”.

“Uma das variedades de flores cultivadas é a Cravina. Essa flor em particular tem uma grande importância histórica, pois deu origem ao nome da cidade de Cravinhos e da própria Fazenda Cravinhos. Seu plantio é também um meio de fazer esse resgate histórico.”

“O Caminho das Ervas proporciona a interação com diversas variedades de plantas. São ervas utilizadas na gastronomia da Osteria.”

“O Caminho das Águas dá para contemplar a água que brota do solo nas nascentes, que são protegidas. Toda a água utilizada na Fazenda Cravinhos é proveniente de nascentes e distribuída pela propriedade pela força da gravidade, sem o uso de bombas elétricas.”

Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico Foto Divulgação 1
Horta da Fazenda Cravinhos abastece a Osteria da Vinícola Biagi

SUSTENTABILIDADE
Todo o projeto da Vinícola Biagi foi construído pensando na sustentabilidade, assegura o proprietário. “Todas as cerquinhas no entorno dos caminhos foram feitas de madeira reaproveitada de antigas cercas, os tijolos são de demolição, algumas peças do mobiliário foram feitas com madeira cultivada na fazenda ou de árvores que caíram de forma natural.” O sistema de irrigação utilizado é por gotejamento.

FUNDADA NO SÉCULO 19
“A Fazenda Cravinhos foi fundada em 1820 pelo capitão Mateus José dos Reis e adquirida em 1876 pela família Pereira Barreto. Foi o berço do café Bourbon em São Paulo, tendo fornecido sementes inclusive para o governo do Estado. Na década de 1950, a propriedade foi potência na cafeicultura e na criação de gado da raça gir, além do cultivo de arroz, tomate, milho e feijão.”

Adquirida por Luiz Biagi em 1983, com aproximadamente 700 hectares de área, a Fazenda Cravinhos vem se modernizando, ampliando suas instalações e aperfeiçoando os processos produtivos. Possui estradas asfaltadas com acesso a todas as dependências e à rodovia, e ainda pistas para caminhada e lazer. Reúne ainda vastas áreas gramadas e arborizadas, campo de futebol para os moradores e quatro represas.

Há ainda área com mata natural protegida e conservada pela fazenda, pomares e áreas de culturas como milho, soja e outras, cana de açúcar, gado de leite da raça holandesa, por meio de uma parceria mantém uma torrefação que produz o café Patrocínio dentro da fazenda, gado de corte, haras com criação de cavalos da raça mangalarga paulista, ovinos (que serão utilizados na culinária da Osteria) e granja com galinhas poedeiras de ovos galados.

SERVIÇO:
Fazenda Cravinhos
Rodovia Angelo Cavalheiro, km 1,3, saída de Cravinhos para Serrana/SP
Ao chegar na entrada da fazenda, seguir as placas sentido Osteria
Horário: domingos, 9h30 às 15h, mediante agendamento
Agendamento de visitas: (16) 98843-4976 Whatsapp (Paulo) ou (16) 3951-2220 escritório ou ainda pelo e-mail osteria@vinicolabiagi.com.br
Opções de visita: só almoço (sem degustação, harmonização e passeio); almoço com degustação de vinhos (sem passeio); tour guiado com harmonização de vinhos (sem almoço); completo – almoço com degustação de vinhos, tour pelos vinhedos e caminhos
Instagram

Um comentário sobre “Vinícola Biagi (SP) inicia tour enogastronômico

  1. Excelente matéria! Pra mim foi uma verdadeira aula. Vinho é um assunto sempre muito interessante, vindo de vc Cláudio Schapo,só poderia nos encantar ainda mais!!

Deixe uma resposta