Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 10 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso

Dom Cândido (RS) serve excelente menu ítalo-gaúcho

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Bento Gonçalves/RS*

Em pleno berço esplêndido do Vale dos Vinhedos, a Vinícola Dom Cândido é bela, o restaurante é cheio de história e a comida… Ai, ai… Os petiscos, as entradas, os pratos principais e a sobremesa, juntos, formam um menu que honra com louvor enogastronomicamente a origem ítalo-gaúcha da família Valduga. Toda essa experiência pode ser desfrutada no restaurante Videiras 1535, com a chamada Sequência Italiana.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 9 Foto Claudio Schapochnik Que GostosoDom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 9 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
No alto a deliciosa sopa de cappelletti e, acima, a ótima polenta brustolada com queijo e orégano: dois clássicos da comida ítalo-gaúcha servidos no restaurante Videiras 1535 (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 20 Mapa Google
Localização de Bento Gonçalves em relação à capital gaúcha (Google Maps)

Tive o prazer de saborear no almoço o menu da Sequência Italiana em novembro de 2021 quando estive na cidade, integrando uma presstrip (viagem de jornalistas), para o lançamento do Castelos do Vale Resorts — primeiro resort dentro de uma vinícola do País, no caso a Dom Cândido. Agora conta pra você como foi.

Bento Gonçalves dista cerca de 125 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. A viagem leva cerca de duas horas.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 16 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O restaurante na área de visitantes da Vinícola Dom Cândido
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 6 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A entrada da casa

MEMORABÍLIA E FOTOS
O caminho desde o centro de Bento Gonçalves até a Vinícola Dom Cândido é lindo, sobretudo quando começa a estrada que corta o Vale dos Vinhedos.

No caminho há canteiros de flores, como de hortênsias, lojas, casas de madeira e, como não poderia deixar de ser, muitos vinhedos — de todos os tamanhos.

Já na Dom Cândido, há um complexo turístico bem organizado, com loja, banheiros, jardim, estacionamento e o Videiras 1535. Este ocupa um salão em frente a um jardim com bancos.

Na entrada do restaurante a placa escrita em italiano diz “Beba e coma, saúde!” Daí pra frente, eles voltam ao tempo graças à memorabília dos Valduga, que chegaram a Bento Gonçalves em 1875 vindos da região Norte da Itália, perto da fronteira com a Áustria.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 2 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A placa em italiano
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 7 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
As mesinhas antes do salão

A primeira parte do restaurante tem mesinhas, bancos e um balcão, como num bar. Bonitas fotos em preto e branco decoram as paredes.

Logo após vem o grande salão: ao fundo um bonito bar ao fundo e, dos lados esquerdo e direito, diversos nichos. Cada um é batizado com o nome de uma espécie de uva e comporta uma mesa. Na parede, outra vez, uma bela foto em preto e branco decora o local.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 5 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O bonito bar, que fica no fundo do restaurante

Na laje em cima desses nichos estão expostos diversos equipamentos e utensílios de casa e do campo usado pelas várias gerações dos Valduga em solo gaúcho. Tudo original e em bom estado de conservação. Muito bacana!

É nesse clima autêntico de cultura ítalo-gaúcha que você almoça.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 3 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O nicho com a mesa e o nome da uva Tannat
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 4 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Os objetos da família Valduga ficam cima dos nichos, como essa máquina de costura

CARDÁPIO
Há algumas formas de se almoçar no Videiras 1535. Como mencionei parágrafos acima, desfrutei o cardápio da Sequência Italiana. Traz pratos que os colonos italianos e seus descendentes já brasileiros e gaúchos comiam e ainda comem no Rio Grande do Sul.

Confira o que inclui essa opção: salame, queijo, azeitona, polenta brustolada, pien, pão colonial, sopa de cappelletti, saladas (folhas verdes e de batata) como entrada; quatro opções de massas, quatro opções de risottos e carnes grelhadas (picanhas bovina e ovina, entrecot, filé mignon, linguiça de frango e costelinha de porco) como pratos principais; e sagu reduzido no vinho com creme como sobremesa.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 14 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Tomei no almoço este excelente vinho do portfólio da Dom Cândido; espumante rosé da casa também é maravilhoso
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 1 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Algumas das entradas

No dia em que almocei, as quatro opções de massas eram as seguintes: tortei (recheada com moranga) ao molho de tomate seco, ravioli de carne de panela com nozes, espagueti aos quatro queijos e macarrão ao funghi. Os quatro risottos: de vinho com iscas de filé bovino; de alho poró, de copa com figo e gaúcho (pedaços de carnes nobres de churrasco, molho branco e nata).

Tudo isso, servido por garçons e garçonetes, é à vontade e por um preço único. Bebidas são pagas a parte, há água, sucos, refrigerantes e, claro, vinhos — todos os rótulos da Dom Cândido.

ENTRADAS
O almoço começou, então, com salame, queijo, azeitona, polenta brustolada, pien, pão colonial, sopa de cappelletti e saladas (folhas verdes e de batata).

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 8 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A porção do pão caseiro: servido com ramo de alecrim

Desses itens acima, achei interessante o pien, tanto o nome quanto o sabor. Trata-se do recheio, à base de carnes, de várias massas do Sul do País. Bom. Adorei a polenta brustolada, ou seja, uma fatia fina assada na chapa e servida com queijo ralado e orégano. Que gostooooooso!

Adoro saladas, e as duas servidas, bem simples, de folhas verdes e de batatas, estavam muito saborosas. Que gostooooooso! Repeti um pouquinho a segunda, um verdadeiro creme de batata bem temperado. Ótima.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 13 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A salada de folhas verdes
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 12 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A ótima salada de batatas

A sopa de cappelletti… Estava perfeita! Caldinho de carne bem quente com os cappelletti bem pequenos recheados de pien. Repeti. Que gostooooooso!

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 11 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Os pequenos cappellettis no caldo: prato muito, mas muito saboroso

PRINCIPAIS
Olha, pra você, caro(a) leitor(a), aproveitar bem a Sequência Italiana a dica é não exagerar — claro, se você conseguir.

Na parte dos principais, com os risottos, as massas e as carnes, provei uma colher e meie de sopa de cada um dos itens. De um modo geral, a oferta é muito bem feita e diferente quanto aos ingredientes.

Em relação às massas, adorei sentir novamente, após muitos anos, o sabor do tortei. A massa recheada de moranga é um pouco doce, mas tem valor. Que gostooooooso! O espagueti aos quatro queijos estava ótimo, assim como a massa com funghi, tipo de cogumelo que não curto muito. Por fim, me surpreendi com o delicioso com o ravioli de carne de panela com nozes. Show. Que gostooooooso!

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 17 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A massa tortei: recheada de moranga
Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 18 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O “macarão” com funghi: adorei ouvir o sotaque local, onde muitas pessoas pronunciam também “aroz” e “churasco”

Sobre os risottos, gostei muito das harmonizações de ingredientes, bem criativas e saborosas. O de alho poró estava bom demais, assim como o de vinho com isca de filé. Que gostooooooso!

O de copa com figo foi, de longe, o meu preferido. Adoro demais copa e figo e ter os dois juntos… Um salgadinho e fibroso, e o outro doce. Demais. Que gostooooooso!

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 19 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O risotto de vinho com iscas de filé bovino: ótimo

O gaúcho, que leva pedaços de carnes de churrasco, molho branco e nata, é saboroso, mas um pouco pesado.

Já as carnes grelhadas estavam, de um modo geral, super saborosas e suculentas. Chegaram bem quentes à mesa. Achei variado pela origem: havia frango, cordeiro, boi e porco.

Meus destaques foram para os cortes que não tenho hábito de comer com frequência. A picanha ovina, o entrecot, a linguiça de frango e a costelinha de porco… Que gostooooooso!

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 15 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A deliciosa costelinha de porco

SOBREMESA
Caro(a) leitor(a), acredite em mim: foi a primeira vez, em quase 52 anos de vida, que comi sagu. O almoço é finalizado com essa sobremesa. Não tenho o histórico gustativo deste doce, mas a primeira experiência marcou pra sempre. Tanto que repeti.

O sagu foi servido num pratinho com duas porções de cores vívidas: a do tinto, igual ao vinho, e o amarelo do creme.

O sagu é reduzido no vinho, da Dom Cândido é claro, então, estava com o gosto bem, digamos, vinícola. E com o creminho junto… Que gostoooooso! Inesquecível.

Dom Candido (RS) serve excelente menu italo gaucho 20 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O inesquecível sagu

À LA CARTE E RODÍZIO DE PIZZA
Caso você não coma muito ou prefere um almoço mais, digamos, contido, o Videiras 1535 também serve almoço à la carte.

Funciona assim: as entradas e a sobremesa servidas são as mesmas da Sequência Italiana. Quanto ao prato principal, a pessoa escolhe uma opção de risotto ou massa e um corte de carne.

Há ainda o rodízio de pizzas, somente às sextas e aos sábados à noite. O menu reúne, no total, 41 sabores, sendo 19 coberturas doces e 22 salgados.

No caso das salgadas, as que gosto mesmo, além das tradicionais, me apeteceu provar a de parma com figo. Em relação às doces, que raramente fazem o meu gosto, há sabores diferentes como de torta de oreo, uva com calda de vinho e strogonof de nozes.

Finalizando, super recomendo o almoço na Vinícola Dom Cândido. Criativo, saboroso, farto e em linha com a propriedade e a história dos Valduga no Brasil, desde 1875.

*A reportagem do QUE GOSTOSO! viajou convite do Castelos do Vale Resorts

SERVIÇO:
Restaurante Videiras 1535 — Vinícola Dom Cândido
Estrada Via Trento, 2.169, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves/RS
Tel. (54) 2521-3500 e Whatsapp (54) 99976-8840
Horário: almoço — segunda e de quarta a domingo, das 11h30 às 15h30; rodízio de pizza — sexta e sábado, das 19h30 às 22h
Site
Instagram, Facebook

Deixe uma resposta