Prove o delicioso stroopwafel da Oma Beppie

por Claudio Schapochnik_Holambra/SP

O nome por ser um pouquinho complicado, mas o sabor… Eita bolacha deliciosa! Stroopwafel é um doce super típico dos Países Baixos e, segundo os registros, foi criado na cidade de Gouda. Trata-se de um “sanduíche” circular assado, cujo diâmetro varia, de bolachas de trigo recheado com caramelo — este, digamos, é o standard, pois a criatividade dos fabricantes não tem limite.

Semanas atrás fui com minha família passear em Holambra, cidade fundada por imigrantes dos Países Baixos em 1948 no interior de São Paulo, pertinho de Campinas, e lá comprei stroopwafels da Oma Beppie. Na tradução do neerlandês para o português, a bolacha significa wafle com calda, no caso, uma calda solidificada.

No alto os stroopwafel de caramelo e, acima, os mesmos e os com cobertura de chocolate e as respectivas embalagens (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Orquídea cultivada em Holambra

A produção da empresa é artesanal e feita em Holambra, distante cerca de 130 quilômetros ao Norte da capital paulista. Fundada em 2009, leva o nome e usa a receita da avó (oma, em neerlandês) do dono da fábrica — Elizabeth, cujo apelido era Beppie. Daí Oma Beppie.

Na lojinha na cidade, comprei pra provar o stroopwafel de caramelo e o de caramelo com cobertura de chocolate. Há ainda nos sabores limão, café e abacaxi com gengibre. Destes outros, pretendo provar o último pois amo gengibre.

A lojinha da empresa fica não muito distante do enorme moinho da cidade. Dá para subir, mas preferi ver a construção do chão mesmo. Sim, a visita às produtoras de flores e plantas e aos mercados que as vendem são obrigatórias. Afinal, você está na Capital Nacional das Flores.

O moinho: cartão-postal da cidade
O stroopwafel poderia ter cobertura dos dois lados…
Flores cultivadas na cidade

PROVA: É MUUUITO BOM
Deixei pra provar as bolachas em minha casa. Logo de início, conto que os stroopwafels da marca são bem semelhantes às originais. Sim, já provei lá e já comi aqui as importadas.

Ambos os sabores que provei têm a massa bem crocante e um aroma maravilhoso. Gostei muito tanto da de caramelo quanto desta com cobertura de chocolate. Só um porém: a cobertura é de um lado apenas. Acho que seria melhor se fosse toda coberta. Mesmo assim, também é boa demais.

O caramelo do recheio é intenso. Bom pra caramba!

Fazenda produtora de crisântemos
A bolacha sabor caramelo

Comi a bolacha à temperatura ambiente e aquecido — no caso foi no microondas, algo como 20 segundos. Pela tradição, a deve ser aquecida colocando-a na “boca” da xícara de chá ou ainda café, café com leite, chocolate quente etc. Há quem aqueça também numa frigideira anti-aderente.

Preferi comer na versão sem esquentar.

Seja como for, recomendo os stroopwafels da marca. Se não comprar na loja física em Holambra, há a loja virtual.

Deixe uma resposta