por Claudio Schapochnik
Após passar em frente muitas vezes, de ônibus, a pé e de carro, e ler recomendação de muita gente, finalmente conheci o Restaurante Syria, no Centro de São Paulo. Foi no final do mês passado. Adorei o lugar e a simpatia do cozinheiro libanês Ahmad Ali, que fala bem o português e fez um shawarma sensacional, que leva zaatar, uma deliciosa mistura de temperos secos típica do Oriente Médio. Um show de sabores!
Cheguei na casa por volta das 14h30, e estava “morrendo” de fome e cansaço — pelo horário e porque havia caminhado 2h30 desde o Ipiranga, na Zona Sul da cidade, fotografando lindos graffitis no roteiro, respectivamente.
Sentei numa mesa e dei uma olhada no salão, que não é pequeno. Mas como vivemos uma pandemia de Covid-19, percebi que as mesas estão mais espaçadas entre si. Como decoração vi alguns quadros e um casal de bonecos com roupas típicas. Na trilha sonora, música certamente em árabe. Além de shawarma com vários recheios, há no cardápio falafel, esfihas, pastas etc.

Apesar da fome, preferi não abusar e pedi um shawarma de carne bovina (R$ 20) e uma garrafinha de água (R$ 3) bem gelada — fazia muito calor naquele dia.
O shawarma do Ali é feito no pão folha e, dentro, além da carne, tem pouca coisa: creme de alho, cebola e mais um ou dois ingredientes — sem alface, pepino em conserva, cenoura etc. Ligo mais para o protagonismo da proteína animal neste sanduíche.

A PROVA
Cerca de 20 minutos depois do pedido, o meu sanduíche estava pronto. Ah, deu para perceber: o shawarma é prensado antes de ser servido. Gostei desta forma, que comi pela primeira vez.
Vamos lá: chegou quente, estava bem recheado (sem miséria), veio num prato com mais um pouco do delicioso creme de alho e me satisfez. Muito bem temperado.
Mas o que mais gostei e achei isso notável foi a presença do zaatar no lado de baixo do shawarma. Deu um up maravilhoso no sanduíche, pois o tempero ficou impregnado no pão folha ao ser prensado. Por isso, nota dez!
Ah, claro: o molho de pimenta também estava muito bom. A cada mordida, um pouco de pimenta e de alho. Show!



“VOCÊ É ÁRABE?”
Na hora de pagar, o Ali me questionou: “Você é de origem árabe? Você é árabe?”. E falou mais: “Você tem cara de árabe, se passa bem por um árabe”. Expliquei que não, que tinha origem de países do Leste e do Norte da Europa. Não é primeira pessoa que acha que sou árabe…
Disse que voltaria e, na próxima vez, iria provar o falafel. Imediatamente, o Ali me ofereceu um bolinho de falafel, de uma montanha destes que já estavam fritos. Hummm… Estava gostoso. Esta é a chamada receptibilidade árabe, que admiro.
Super recomendo.

SERVIÇO:
Restaurante Syria
Avenida São João, 1.248, Centro, São Paulo/SP
Tel. (11) 3222-2401 e Whats App (11) 95333-3338
Horário: segunda a sábado, das 12h às 21h, domingo fecha
Instagram