Francês faz chocolate vegano na Mantiqueira (SP) Foto 2 Claudio Schapochnik_Que Gostoso

Francês faz chocolate vegano na Mantiqueira (SP)

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Jean-François Daniel, natural de Guérande – no Noroeste da França, perto de Nantes –, uniu o cacau orgânico certificado da Bahia, o clima da Mantiqueira e seu espírito empreendedor para produzir chocolate vegano em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira paulista. Desta união nasceu, há oito anos, Uma Revolução Doce Micro Chocolateria.

“É um trabalho artístico, de resgate artesanal e 100% autodidata”, definiu Daniel, que veio da indústria de bebidas destiladas, ao QUE GOSTOSO!. Ele participou do 1° Encontro Gastronômico com Artesãos Franceses, no final do mês passado no Restaurante Tirreno, em São Paulo. “Eu me apaixonei pelo cacau e resolvi trabalhar com esse produto”, completou ele.

“Cacau, manteiga de cacau e açúcar de coco é a base e dá para ´brincar´ bastante”, definiu o produtor sobre os ingredientes de sua matéria-prima.

Francês faz chocolate vegano na Mantiqueira (SP) Foto 1 Claudio Schapochnik_Que Gostoso
No alto, as barras de chocolate da Uma Doce Revolução Micro Chocolateria na feira francesa e, acima, o produtor francês Jean-François Daniel (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Daniel trabalha dentro do conceito bean to bar (do grão à barra, em inglês). Ele compra o cacau de uma cooperativa de produtores no Sul da Bahia, cujo produto tem certificação orgânica.

“Na minha linha de chocolates veganos com índice entre 50% e 85% de cacau., produzo seis sabores principais em barras de 80 gramas cada: Caramel Fudge, Vlatte e Avelã, estes três feitos também com leite de castanha de caju; e Sertão, Sel e Dark Vader”, explicou Daniel.

AS PROVAS
Na mesa da Uma Doce Revolução Micro Chocolateria no 1° Encontro Gastronômico com Artesãos Franceses, provei três sabores: Caramel Fludge, Vlatte e Sel. De um modo geral, os chocolates são ótimos.

Talvez pela adição de leite de castanha de caju, o Caramel Fudge é muito bom. Que gostooooooso! O Vlatte, achei bem suave. Que gostooooooso!

O Sel (sal, em francês)… Show. Leva a “flor” do mineral importado da cidade natal de Daniel – Guérande. Adoro sal em chocolate. Portanto… Que gostooooooso!

Daniel vende seus produtos pela loja online no site de sua empresa. Na cidade de São Paulo, podem ser encontrados aqui.

Sua fábrica, onde também há uma loja, pode ser visitada de segunda a sábado, das 9h às 17h. “Não precisa marcar e é gratuita”, finaliza ele. Mais informações nos contatos abaixo.

SERVIÇO:
Uma Doce Revolução Micro Chocolateria
Avenida Governador Carvalho Pinto, 810, Centro, Santo Antônio do Pinhal/SP
Whatsapp: (12) 99670-9970
www.umadocerevolucao.com.br
Instagram

Notícia atualizada em 08/11/2023, às 23h29.

Deixe uma resposta