por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Uma das plantas mais populares do Pará, e da Amazônia como um todo, o jambu (Acmella oleracea) está presente em várias receitas. Entre as bebidas, há o licor, com um sabor refinado e que causa uma interessante dormência em toda a boca – uma das propriedades desse vegetal.
O licor de jambu é um dos carros-chefe da Licores do Brasil, empresa familiar e artesanal do mixologista e cervejeiro Renan Guerreiro, natural de Belém (PA). O negócio começou em 2011.

Conheci o simpático Guerreiro na Sabores da Terra – Festival Gastronômico Itinerante, feira que ocorreu no final de semana passado no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Além do licor de jambu, que provei e é excelente – que gostooooooso! –, Guerreiro produz ainda picles de jambu (jamais tinha visto) e conserva de pimenta de cheiro com jambu; há também apenas a conserva de pimenta. Não havia como provar estes dois últimos produtos. Pela “cara”, pareciam ser muito bons.


Ainda em relação aos licores, o empreendedor tem uma linha com mais de 20 sabores e há também as opções sazonais. “Valorizo muito as frutas da minha região amazônica, mas faço de tudo”, disse ele ao QUE GOSTOSO!. “Também produzo hidromel”, completou.
Sobre os sabores amazônicos de seus produtos, Guerreiro contou que os insumos vêm de Belém. A produção, artesanal, é feita em Atibaia, no interior paulista pertinho da capital.

Para comprar os produtos da Licores do Brasil, Guerreiro participa de feiras e eventos – cuja agenda ele publica no Instagram – e possui uma loja em Belém. Para mais informações, clique aqui.