por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Na manhã de hoje (quinta-feira, 26/10), ao dar uma olhada no Instagram, li a triste notícia que o restaurante Casa da Tanea, na Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo, vai atender somente até o dia 25 de novembro. No dia seguinte, a queridíssima e talentosíssima Tanea Romão, chef e proprietária, fechará definitivamente o seu estabelecimento.

Reproduzo abaixo, ipsis literis, o texto que a Tanea publicou no Instagram comunicando o fechamento do seu Casa da Tanea:
“VAMOS FECHAR AS PORTAS!
Até o dia 25 de novembro vocês podem vir fazer a despedida.
Após essa data estarei ´desempregada´ e, com isso, disponível para novos projetos.
Eu sempre disse que nunca devemos deixar de acreditar nos nossos sonhos.
Não deixei de acreditar, mas nos últimos tempos os sonhos tornaram-se um pouco turbulentos e a maturidade me fez entender que eu quero voltar a ter sonhos tranquilos.
Ser empreendedora nesse país não é nada fácil e eu me considero uma vencedora, pois estou empreendendo há 23 anos.
Comecei em Gonçalves/MG e lá fiquei por 12 anos, depois fui para Tiradentes/MG e fiquei maravilhosos 6 anos, e aí resolvi voltar para São Paulo.
Voltei para São Paulo em 2016. Dei consultorias, treinei cozinheiros, desenvolvi cardápios e em 2018 retomei o restaurante.
Em março de 2020 o mundo parou e eu respeitei essa pausa até novembro de 2021.
Nesse período, vendi marmitas, pães, salgados, refeições para dietas especiais… e sobrevivi em um momento em que muitos fecharam as suas portas.
O mundo foi voltando devagar, deixando para trás muita tristeza.
O coração do mundo voltou batendo em um ritmo diferente. Algumas vezes com taquicardia e outras pulsando com menos de 50 batidas por minuto.
Foi ficando difícil controlar esse coração, mas a gente foi tentando.
Nos últimos meses esse coração foi levado para a UTI algumas vezes, mas sobreviveu, e antes que ele pare de bater, eu resolvi não forçar mais.
Bem, toda essa estória é para dizer que estamos fechando nossas portas a partir de 26 de novembro.
E para dizer, também, que estou muito bem com isso.
Tenho certeza de que muitas portas vão se abrir e já vou avisando que estou disposta a entrar por elas e fazer o que sei fazer de melhor na vida, que é cozinhar.
Se você já me conhece, venha se despedir.
Se não conhece, essa é uma oportunidade para vir.
Foi uma alegria conhecer tanta gente nesses anos todos.
Obrigada por me fazerem existir.”
Conheço a Tanea. Já almocei por duas vezes no seu ótimo Casa da Tanea – uma vez com minha família, com o cardápio de domingo que tem frango assado, batatonese (foto no início do texto/Claudio Schapochnik/Que Gostoso!) e macarrão (para ler meu texto sobre esse almoço, clique aqui) e outra vez sozinho, quando me fartei com o barreado do Paraná.
Lamento muito o fechamento da Casa da Tanea. Ao mesmo tempo, tenho certeza que Deus vai abrir uma porta muito especial para a Tanea, proporcional ao talento dessa profissional super competente.
Sucesso, Tanea!
E não esqueça: até o dia 25 de novembro dá para saborear a ótima comida dela.
SERVIÇO:
Casa da Tanea
Rua Catão, 893, Vila Romana, São Paulo/SP
Para saber os dias e horários de funcionamento nesta fase final, ligue ou escreva no Whatsapp (11) 94288-8007
Instagram