por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Campos do Jordão/SP*
Com uma área nobre de 50 mil m² pontilhada por lindas araucárias no bairro mais agitado de Campos do Jordão, distante 170 quilômetros de São Paulo, o elegante Hotel Boutique Quebra-Noz investe na enogastronomia italiana para a Temporada de Inverno 2023.
A direção do empreendimento trouxe o chef italiano Giovanni Simone Orsenigo. Nos meses de junho e julho, ele assina o cardápio e lidera a cozinha da Trattoria Noce, localizada no hotel.

O chef Orsenigo é formado pela Accademia Italiana Chef, de Milão, e pela Associazione Italian Sommelier e possui a Certificazione SAB per Licenza Somministrazione Alimenti e Bevande. Ele é ainda proprietário do restaurante Nigutìn Enoteca e Gastronomia, também em Milão.
Neste sábado (3) a família Marcandali, proprietária do Hotel Boutique Quebra-Noz, representada pelos irmãos Rafael e Sidney, ofereceu um almoço veramente italiano em cinco tempos. O evento chamado L´Incanto d´Inverno: Benvenuti alla Trattoria Noce!, exclusivo para convidados e jornalistas, serviu para a apresentar o chef Orsenigo, que também fez sua estreia na cozinha.


Vale destacar que Rafael Marcandali é o presidente da nova diretoria, para o triênio 2023/26, da sucursal Vale do Paraíba e Litoral Norte da ABS-SP.

O almoço em cinco tempos foi totalmente harmonizado com vinhos italianos. O evento contou com a presença do diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) Brasil e vice-presidente da ABS-SP, Arthur Piccolomini de Azevedo. Ele tornou a refeição mais brilhante com seus comentários sobre os vinhos servidos na harmonização com os pratos do profissional italiano.


O ALMOÇO
A refeição começou com o Crostino Toscano con Insalata, harmonizado com o vinho branco Nespolino, da Emilia Romagna.
Como cobertura de uma fatia de pão, uma espécie de patê, com vários ingredientes da terra e do mar, como o delicioso alice, dava o tom. Diferente. A salada, na verdade folhas verdes e roxas, poderia ter tido a companhia de tomates e estar temperada.


Em relação ao vinho Nespolino, Azevedo o descreveu como “bastante fresco, leve e frutado”. Muito saboroso.

Logo após, como primeiro prato, chegou a pasta – Pennette di Montagna, crema di Pecorino e guanciale scottato. A harmonização foi com o vinho branco produzido na Sardegna: Atzei Saragat Vermentino Isola dei Nuraghi IGT.
A massa estava corretamente al dente. Ficou excelente com o creme de queijo Pecorino e os finos e fartos pedaços de guanciale (bochecha de porco). Sensacional. Que gostooooooso!


Sobre o vinho Saragat, 100% feito com uva Vermentino – presente em todo o Mediterrâneo –, Azevedo afirmou ser um “vinho mais mineral, tem o aroma mais contido, acidez elevada, bem seco e também é leve”. Adorei.

Como segundo prato chegou à mesa a Parmegiana di Melanzane – berinjela à parmegiana. Ótima e sem qualquer semelhança com o mesmo prato feito no Brasil – que usa muito molho de tomate e queijo muçarela. Nada contra à receita brasileira, da qual sou um voraz apreciador.
A versione originale tinha os pedaços da berinjela levemente crocantes e molho de tomate sem excesso. Em relação ao queijo, pareceu ser o Pecorino e não estava derretido. Adorei demais o prato. Que gostooooooso!

Para harmonizar com a berinjela, foi servido o tinto Poggio Civetta Chianti Classico, elaborado com 90% de uvas Sangiovese, 5% de Canaiolo e 5% de Cabernet Sauvignon. “O vinho passa por barris e barricas de carvalho. É um Chianti moderno, jovem, com textura boa e tanino fino”, opinou Azevedo.

Como segundo segundo prato, o chef Orsenigo serviu Brasato de Manzo al Vino Rosso com polenta al Cucchiaio – carne assada com polenta mole com ragu de legumes. A carne poderia estar tenra. O ragu estava saboroso, e a polenta, boa, mas sem sal.
Para harmonizar, foi servido o tinto Travaglini Gattinara DOCG. “Produzido com 100% uva Nebbiolo e depois passa 40 meses em barris de carvalho da Eslavônia e barricas de carvalho. Tem notas de cereja e nozes, é leve e tostadinho”, afirmou Azevedo.


Para finalizar o pranzo speciale, a sobremesa foi Pralina “Noce” con vera nocciola del Piemonte – praliné com a verdadeira noz do Piemonte. Maravilhoso. Que gostooooooso!
Para harmonizar com o doce, foi servido o vinho San Marzano 11 Filari Primitivo Manduria Dolce, da Puglia e feito 100% com uvas Primitivo.


Vale destacar que na temporada do chef Orsenigo no hotel, a Trattoria Noce serve almoço e jantar – apenas mediante reserva antecipada para hóspedes e público em geral. Mais um ótimo motivo para prestigiar Campos do Jordão.

*O QUE GOSTOSO! viajou a Campos do Jordão e almoçou na Trattoria Noce a convite do Hotel Boutique Quebra-Noz
SERVIÇO:
Hotel Boutique Quebra-Noz
Trattoria Noce
Rua Arnola, 100, Capivari, Campos do Jordão/SP
Reservas: WhatsApp – (12) 3663-4889 e tel. (12) 3663-4955
www.quebranoz.com.br
Instagram