por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Há em São Paulo um lugar que faz pães típicos do Paraguai, do Peru e da Bolívia e que vende salgadinhos fritos e assados desses mesmos países e também da Colômbia? Há, sim. Que bom! É a La Panadería, do casal Guido Cáceres, ele peruano, e Elaine Ajala, brasileira criada no Paraguai e fluente ainda no idioma guarani. Como o nome indica, é uma padaria especializada em comes (salgados e doces) e bebes da América do Sul.
Há bebidas importadas e produtos feitos por eles e outros imigrantes, que garantem a integridade das receitas — muitas vezes também familiares.
Conheci a — versão móvel — da La Panadería, na forma de uma barraca, na feira Comida de Herança, realizada no mês passado no Museu da Imigração, na Zona Leste da capital paulista.

A sede física da La Panadería fica em um dos bairros mais legais de São Paulo: o Bom Retiro, na região central da cidade. “Abrimos nosso ponto há cerca de quatro anos”, disse ao QUE GOSTOSO! Guido. A casa não tem salão, apenas atendimento no balcão.
OS SALGADOS
Na seleção de salgados que vi na estufa da La Panadería na feira há nomes pouco conhecidos fora do circuito de expatriados, imigrantes e descendentes sul-americanos que vivem em São Paulo. Exemplos: tucumana, da Bolívia, e carimañola, da Colômbia. Exceções são as saltenhas e empanadas.
Em relação à massa, há salgados feitos com mandioca e farinha de trigo. A proteína quase sempre é bovina (cubinhos ou moída) e de frango (desfiado). Há ainda o protagonismo do queijo. O que varia mesmo é o tempero.
Para beber havia bebidas típicas do Peru: o refrigerante Inka Cola, de cor amarela; a cerveja Cusqueña; e o suco de milho roxo, a chicha morada.

AS PROVAS
Graciosamente, o casal Guido e Elaine deixou eu escolher dois salgados para comer em casa. Escolhi a tucumana boliviana (empanada frita, massa de farinha de trigo com frango desfiado, batata, cenoura e ovo cozidos) e a carimañola colombiana (bolinho de massa de mandioca recheado com queijo muçarela). Fiz ótimas escolhas.
A tucumana tinha uma massa levíssima e aquele caldinho gostoso de todos os ingredientes com os temperos. Batata e cenoura estavam bem cozidos, assim como o meio ovo. Faltou uma pimentinha, mas tudo bem. Que gostooooooso!
A carimañola estava simplesmente maravilhosa. Massa macia e queijo bem derretido. Que gostoooooso!
Super recomendo ambos. Os demais vou prová-los em outra oportunidade e depois conto por aqui.
MUNDO PEQUENO
Guido e Elaine têm pessoas na família de cada um envolvidas na área da alimentação.
Guido é irmão de Freddy Cáceres, dono do peruano Quinoa Restobar. Elaine é filha de Teresa, proprietária e cozinheira do restaurante paraguaio Tembi´u. Ambos são bons, ficam no Bom Retiro e os recomendo.
Agora só falta conhecer a La Panadería física lá no querido Bomra — apelido carinhoso desse bairro tão bacana.
SERVIÇO:
La Panadería
Rua Sérgio Tomás, 384, Bom Retiro, São Paulo/SP
Horário: segunda à sexta, 6h às 20h; sábado, 6h às 13h; fecha aos domingos
Whatsapp: (11) 93800-3934 e (11) 94081-4271
Instagram, Facebook
Comida raíz, cheia de história e tradição, certamente são as melhores do mundo.