por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Localizado na rua Guarani, no bairro do Bom Retiro de diversos povos na região central de São Paulo, o Tembi´u Cozinha Paraguaia serve pratos típicos do Paraguai para paraguaios saudosos de seu país, brasileiros e todos que querem provar a culinária da nação vizinha. Almocei lá semanas atrás e adorei o lugar, que é bastante simples porém acolhedor.
Tembi´u significa “comida” em guarani — que junto com o espanhol são os dois idiomas oficiais do Paraguai. Nome bem sugestivo para um restaurante, coincidentemente localizado na rua Guarani.


A casa ocupa um salão grande decorado com vários objetos nas cores da bandeira paraguaia (vermelho, azul e branco); inclusive esta última está estendida orgulhosamente.
Há várias mesas e, ao fundo, a cozinha aberta onde a dona Teresa recria com esmero e carinho os pratos do seu Paraguai em terras paulistanas. Ela é muito simpática e me explicou o cardápio daquele dia, que fazia frio.


MEU ALMOÇO
Pedi uma empanada de carne (R$ 5) de entrada e poroto puchero (R$ 25) como prato principal, acompanhado de saladinha de alface, tomate e mandioca cozida. Que gostooooooso!
A empanada do Paraguai é frita, portanto ao contrário da feita na Argentina, assada. Gostei muito da versão paraguaia. Estava bem recheada com carne moda temperada. Que gostooooooso!


O poroto puchero é um caldo de carne, no caso feito com o ossobuco bovino, bem encorpado, temperado e com feijão, abóbora e cenoura. Foi talvez a melhor pedida para aquele dia frio.
O prato é bem servido. O caldo estava delicioso, havia um bom pedaço de ossobuco e os três vegetais estavam macios. Que gostooooooso!
A saladinha também estava boa. Destaque para o pedaço de mandioca cozinha. Assim como para nós, brasileiros, a raiz é de suma importância na culinária paraguaia.


Meu almoço foi ao som de uma rádio paraguaia, em espanhol, e com o televisor ligado no Balanço Geral SP, da Record TV, apresentado pelos excelentes jornalistas Reinaldo Gottino e Renato Lombardi. Incrível a audiência que o programa tem nos botecos, bares e restaurantes populares de São Paulo. Já almocei em vários lugares com a TV ligada no Balanço Geral SP.
Só dois poréns. A casa poderia oferecer um molho de pimenta caseira. Na minha mesa havia dois vidrinhos de molhos industrializados. E a saladinha poderia ganhar rodelas de cebola. Os Schapochnik amam cebola…

Adorei o lugar, a simpatia da dona Teresa e a comida que ela fez. Pretendo voltar outras vezes para provar, por exemplo, a milanesa de boi e o talharim, feito com massa importada do Paraguai, com molho de carne. Super recomendo a casa.
SERVIÇO:
Tembi´u Cozinha Paraguaia
Rua Guarani, 454, Bom Retiro, São Paulo/SP
Whatsapp: (11) 98699-0124
Instagram
Os paraguaios não sao acostumados com pimenta,dessas fortes,só as fraquinhas industrializadas 🤪