por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Conheci a super simpática Malu Zacarias na feira Comida de Herança, no mês passado no Museu da Imigração, em São Paulo. Provei algumas versões de seu cuscuz, inclusive uma doce, e posso assegurar: os produtos que ela faz são absolutamente extraordinários. Que gostooooooso! milhares de vezes.
Mineira de Araguari, localizada no Triângulo Mineiro, psicóloga por formação e profissional de publicidade por 28 anos, Malu aprendeu há 35 anos com uma amiga a fazer o cuscuz paulista — que não tem nada a ver com cuscuz mineiro ou nordestino ou ainda com o marroquino.


“Meu divisor de águas foi quando sai no Paladar, em 2018”, recorda Malu ao QUE GOSTOSO!, entre um atendimento e outro na sua barraca na feira gastronômica onde estava na companhia da filha, Mairê Zacarias.
A cuscuzeira se referiu ao então sensacional suplemento gastronômico e de bebidas do jornal O Estado de S.Paulo. O “Paladar” ainda é publicado, não como um caderno a parte mas com algumas páginas, salvo engano, às sextas-feiras.
“Aí em novembro de 2020, comecei a cozinhar em uma cozinha profissional totalmente dedicada ao cuscuz”, conta ela. O espaço fica na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo. “Preparo mais de 100 quilos por semana, apenas por encomenda”, completa.


MALU FAZ NOVE SABORES DE CUSCUZ
No cardápio da Malu há nove tipos de cuscuz paulista. Confira: camarão, o carro-chefe dela; camarão farto; bacalhau; clássico, com sardinha, ervilha, palmito, ovos e azeitona; clássico com camarão, com os mesmos ingredientes do anterior somado aos camarões; dois sabores veganos: palmito e milho ao curry; calabresa, com linguiça artesanal cozida na cachaça, milho e “ovos de galinhas felizes”, assegura a sorridente Malu; e frango, com frango orgânico com milho, açafrão e pimenta biquinho.
O único cuscuz doce é o de tapioca.
Vale destacar que todos são bem coloridos e lindos de se ver. Realmente são obras de arte culinária 100% brasileira e paulista.
Há quatro embalagens: 1,1 kg, 550 g, 300 g e, para coquetel, de 150 g — a partir de dez unidades.

PROVEI E FUI À LUA
Experimentei, a convite da Malu, três sabores de cuscuz: palmito, camarão e o doce, de tapioca.
Nos dois salgados a massa de farinha de milho estava bem úmida e com muita presença dos ingredientes pertinentes. Que gostooooooso!
Ou seja: não é seco e não há miséria. “E eu me preocupo absurdamente com a qualidade dos meus fornecedores”, destaca Malu.

O cuscuz de palmito recebe ainda ervilha, milho, tomate e azeitona, com mão farta. Tempero nota mil. Simplesmente maravilhoso. Que gostooooooso!
Em relação ao cuscuz de camarão, a receita leva também tomate e palmito. Comi uma porção que vinha num potinho de plástico e, assim como o de palmito, estava sensacional. Que gostooooooso!
Igualmente muito bem temperado e molhadinho, a porção continha bastante camarão. Show. Que gostooooooso!

A versão doce é fantástica. A tapioca recebe uma calda de leite de coco caseiro com leite condensado. Estava fenomenal. Que gostooooooso!

Depois de prová-los entendi a autodefinição da Malu na sua página no Instagram: “cuscuzeira por paixão”. Além de cozinheira talentosa, de fato, ela faz o que se propõe com muito amor. O resultado é um produto ímpar com uma explosão de sabores e texturas.
Ainda irei provar as versões de calabresa, milho ao curry, bacalhau e linguiça.

Hiper recomendo os cuscuzes da Malu. Ele entrega maravilhosamente bem o que faz, com beleza e fartura. Bravo!
SERVIÇO:
Cuscuz da Malu
Pedidos podem ser feitos com até um dia de antecedência para entregas às quintas, às sextas e aos sábados
Encomendas: Whatsapp (11) 99754-2112 ou Goomer
Instagram