Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3

Quindim da Alice é o que dizem mesmo: ótimo

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Ah, o quindim! É um dos meus doces favoritos e talvez ocupe o primeiro lugar no meu ranking particular. Minha ligação com esse doce brasileiro de origem portuguesa, ao que tudo indica do brisa do lis (que no lugar do coco recebe amêndoas), da cidade de Leiria, vem desde a mais tenra infância por influência do meu saudoso pai, Edison. Ele adorava demais o quindim. Foi seguramente uma das heranças gustativas que ele me deixou. Recentemente provei o doce da bem falada Alice Quindins, localizada em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Adorei. Agora conto o por que o achei bom e outras histórias relacionadas ao doce.

Fui à loja da marca semanas atrás e comprei uma caixa com seis unidades do doce de tamanho convencional por R$ 31. Há também os pequenos, ideais para festas. Tudo para pronta entrega, assim como de outras opções de doces.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
No alto, os quindins da Alice num prato na minha casa e, acima, a caixa com seis unidades que comprei (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

A PROVA
O quindim da Alice é bom demais. Antes vamos a algumas características que me chamaram a atenção.

Quando analiso o sabor, divido sempre o doce em duas partes: a do ovo e a do coco.

A do ovo estava bem brilhante e com a superfície reflete bem, como um espelho, tudo o que passa por cima. Ótimo indicativo — que acabou se confirmando.

A parte do coco não era alta. A base de coco do quindim é excelente, mas o protagonismo está com a parte de cima, onde estão o ovo e o açúcar.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
Superfície brilhante e camada alta de ovo e açúcar: sensacional

Em relação ao sabor, uau… Que gostooooooso! O doce é maravilhoso. Não há mais o que acrescentar. De fato, é como já li por aí. Super recomendo. Meu pai adoraria…

A casa também produz outros tipos de doces para pronta entrega, como brigadeiro, beijinho, camafeu e trufa.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4
O quindim por dentro: maravilhoso

MEUS PREFERIDOS
Meu ranking particular de quindins tem apenas três, sendo que um deles fica apenas na memória.

O que não posso nunca mais comer era feito pelo doceiro Djalma, acredito que nascido na Bahia. Ele trabalhava na doceira L´Itália, a um quarteirão da casa de meus pais, na esquina das ruas Jaboatão (onde morava) e Carandaí, na Casa Verde —Zona Norte de São Paulo.

A doceria era do querido e saudoso Emílio Orenga, casado com uma doceira e salgadeira talentosíssima, a também querida Neusa Orenga — ainda na ativa. Apesar de casados, os negócios eram separados: ele cuidava da loja e ela de seu bufê, onde fazia também bolos, tortas doces e salgadas e outras delícias. Minha querida mãe, Eva, era muito amiga da Neusa.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
A etiqueta da marca: tudo como deve ser

Na L´Itália, que depois foi transformada e ainda é uma padaria, cheguei a ajudar muitas vezes. Servia os clientes e fazia entregas. Por isso que conhecia quem fazia os doces, o Djalma, e também a Sebastiana, que fazia os salgados. Lembro dela moldando as deliciosas coxinhas nas mãos e colocando a massa nas forminhas de empada.

Djalma e Sebastiana eram muito legais e simpáticos.

Pois então, o quindim do Djalma era maravilhoso e fazia sucesso no tamanho normal, no para festinhas e na versão quindão.

Além do quindim da Alice, que acabou de entrar na minha lista, o que falta — e ocupa o primeiro lugar — é o do resort Royal Palm Plaza, em Campinas, distante 90 quilômetros da capital paulista. O empreendimento, que é maravilhoso, integra a rede hoteleira da família luso-campineira Dias.

O doce feito no resort e servido no bufê do restaurante Vila Royal tem um sabor pra lá de espetacular. Só escrevo isso. Que gostooooooso! Das vezes que almocei lá, já faz um tempo, comia dois quindins de sobremesa pois é impossível comer apenas um.

O Vila Royal é aberto ao público. Vale demais almoçar e/ou jantar lá. Super recomendo — assim como um final de semana no hotel, pois o quarto, as piscinas e o resort como um todo são ótimos.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
Os seis quindins acomodados na caixa

PRÊMIO DA SENA
Nos anos 1980, mesma década onde ajudava na doceira L´Itália, meu pai ganhou um prêmio na Sena — que depois mudou de nome para Super Sena. Ele acertou o terno ou a quadra, não me lembro agora, respectivamente, os três e os quatro dos seis números sorteados semanalmente. Foi um valor pequeno no dinheiro da época, o cruzeiro.

Quindim da Alice é o que dizem mesmo muito bom Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
O comprovante da minha compra

Aí, generoso que era, ele chegou um dia em casa com uma bandeja de quindins e disse algo como: “O papai ganhou um prêmio na Sena. Comprei esses doces com o dinheiro que ganhei pra gente comemorar, tá legal?”.

SERVIÇO:
Alice Quindins Doceria
Rua Mateus Grou, 183, Pinheiros, São Paulo/SP
Horário: segunda a sexta, 8h às 18h
Tel. (11) 3813-1213
Whatsapp: (11) 98193-6178
www.alicequindins.com.br
Instagram

Um comentário sobre “Quindim da Alice é o que dizem mesmo: ótimo

Deixe uma resposta