por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Rio de Janeiro/RJ
Em rápida e recente visita à Cidade Maravilhosa, fui almoçar no tradicional Bar 420. A casa fica em Copacabana e perto da estação Cardeal Arcoverde do metrô, na Zona Sul da cidade. Já conhecia a casa de anos atrás, onde comi as ótimas empadinhas do restaurante com uma cerveja bem gelada e um prato executivo, muito gostoso também.
Desta vez, a ida ao 420 foi pra almoçar mesmo, comida, sustança. Claro, como um tira-gosto, antes pedi uma empadinha e uma cerveja (Original) bem gelada. O salgado da casa é bom pra caramba, feita a saborosa massa podre.
Pedi uma de bacalhau. Desculpe, caro(a) leitor(a), por esquecer de anotar o preço do salgado e da bebida.
O simpático garçom Natanael, natural do Ceará e que me autorizou a chamá-lo pelo apelido, Natan, a trouxe acompanhada do azeite de oliva português.
Bem recheada, a empadinha de bacalhau ficou uma delícia com o azeite. Outras garfadas foram com o excelente molho de pimenta da casa. Adorei. Que gostooooooso!


Na hora de pedir o prato, e estava com uma fome de leão, apontava o dedo aqui e acolá no cardápio cheio de delícias. Até que resolvi ir de carré suíno (R$ 33). Percebi que no Rio de Janeiro o povo usa esse termo, carré, para o que em São Paulo chamamos de bisteca. Seja como for, carré ou bisteca, adoro demais esse corte, e também dos gados bovino e ovino.
Esse prato dá opção de o cliente escolher três acompanhamentos. Escolhi couve, arroz e tutu. “Boa pedida, vou pedir pra caprichar, tá?”, disse-me o Natan ao anotar meu pedido.


Vinte minutos mais tarde, uau, chegou uma travessa coberta pelo carré e os acompanhamentos. O prato é individual (veja a foto no início do texto).
Na minha opinião, o prato foi uma feliz escolha e veio super caprichado: bastante alho na couve refogada, dois carrés longe daqueles super fininhos de espessura, torresminho, duas fatias de linguiça e um tutu ótimo — feito, para meu estranhamento, com feijão preto… Mas esqueci por alguns segundos que estava no Rio de Janeiro.
Em São Paulo e Minas Gerais, o tutu é feito com o feijão, olha só a ironia, carioca. Feijão preto, em 99% dos casos nesses Estados, é usado para fazer a feijoada.
Esse carré que pedi, nessa composição que pedi, lembrou demais o nosso virado à paulista. Chegou bem quente à mesa. Enfim, estava SENSA. Que gostooooooso!
Saciou minha fome com louvor. E veio no capricho mesmo, graças à intervenção do querido Natan. Ele e o pessoal da cozinha estão de parabéns.
Super recomendo a casa, seja pra comer as empadas ou um prato. Bom preço e ótimo atendimento. Show!

SERVIÇO:
Bar 420
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 420, Copacabana, Rio de Janeiro/RJ
Tel. (21) 2547-7464
Instagram