Fazenda Burin fabrica “bolinho de bacalhau” de jaca Foto Rajesh Balouria_Pixabay

Fazenda Burin fabrica bolinho “de bacalhau” de jaca

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

O casal Carla Burin e Gustavo Xavier, que também tem jaqueiras na sua propriedade rural no Distrito Federal, viu na “carne” de jaca uma excelente oportunidade econômica. Com a assessoria crucial do Sebrae/DF, o casal seguiu todos os processos, conquistou o selo orgânico anos atrás e passou a fabricar uma linha com seis alimentos (com e sem jaca), portanto, orgânicos e ainda 100% veganos.

Conheci eles no estande compartilhado do Sebrae na Bio Brazil Fair, Biofach América Latina e Naturaltech 2022. A feira foi realizada na semana passada na capital paulista.

Fazenda Burin fabrica “bolinho de bacalhau” de jaca Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
No alto jaca na jaqueira (foto Rajesh Balouria/Pixabay) e, acima, o casal Gustavo e Carla, empreendedores da marca Fazenda Burin no estande do Sebrae na feira (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

“A entrada nesse mercado de alimentação orgânica e vegana também foi para evitar o desperdício da jaca e estamos contentes”, disse Carla ao QUE GOSTOSO!. “Usamos nossas jacas e também compramos de terceiros, igualmente certificados com o selo orgânico”, emendou ela.

Com a marca Fazenda Burin, o casal criou uma linha com quatro produtos à base de “carne” de jaca: coxinha, feita com massa de mandioca e recheio temperado; lombo, produzido com o miolo do fruto verde cozido e temperado pronto para assar; desfiada, preparado com a fibra do fruto verde cozido e desfiado, não leva tempero; e bolinho de jacalhau, à base de mandioca, batata doce e jaca verde temperado com alga.

Há ainda dois outros produtos, sem jaca: kibbeh vegetal, feito à base de batata doce, triguilho e tempero sírio; e pão de beijo, produzido com batata doce e polvilho.

Fazenda Burin fabrica “bolinho de bacalhau” de jaca Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
Caixas dos quatro produtos da marca que usam “carne” de jaca (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

No estande provei uma coxinha de jaca frita na air fryer. Estava uma delícia: massa macia e “carne” de jaca bem temperada. Que gostooooooso!

Fiquei curioso — e com vontade, pois não o provei — com o bolinho de jacalhau. Nome criativo, ingredientes individualmente saborosos e que devem ficar uma beleza juntos.

A “carne” de jaca desfiada, que já comi como recheio de kebab e coxinha, deve ficar muito boa como “carne louca” pra comer no pão francês e como moqueca. Sim, é um produto bem versátil.

Na cidade de São Paulo, assegurou o casal, os produtos estão nas prateleiras do Oba! e Santa Luiza, além da feira de orgânicos do Parque da Água Branca. Para saber mais endereços, escreva para os canais abaixo.

SERVIÇO:
Fazenda Burin
Rodovia DF 440, Km 15, Chácara 34, Sobradinho/DF
Whatsapp: (61) 99505-6519
burinfazenda@gmail.com
Instagram, Facebook

Deixe uma resposta