Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 4

Hotel tunisiano serve boa carne de javali

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Teboursouk/TUNÍSIA

Ué… A Tunísia tem uma população 99% muçulmana, e o hotel, no caso o Thugga — que fica na cidade de Teboursouk, pertinho das ruínas romanas de Dougga —, serve carne suína, que é proibida pelo Corão, o livro sagrado do islamismo?! Pode isso? Sim, pode.

O outro 1% da população tunisiana é formada por cristãos (e as variadas denominações), judeus, pessoas de outros credos e, acredito até, de ateus. Israelitas também não comem porco, proibido pela Torá, o livro sagrado do judaísmo. Mas, lembremos: há muçulmanos e judeus que não seguem as tradições à risca e, estes, também eventualmente comem porco.

Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 5
No alto a carne de javali servida no Hotel Thugga e, acima, cabeça empalhada de javali caçado nas redondezas de Teboursouk no restaurante do hotel (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Boas Manieras em Arabe _ Claudio Schapochnik Que Gostoso
Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
Localização de Teboursouk em relação à capital, Túnis: 103 quilômetros de distância

Então há consumidores de carne suína na Tunísia, a princípio pouquíssimos. Não nos esqueçamos ainda dos turistas e também dos expatriados, pois muitos deles são cristãos.

Então há demanda para carne suína e, se há procura, alguns mercados e restaurantes oferecem, é entrada de receita. É o caso, por exemplo, do que citei acima, o Hotel Thugga.

“Hoje no almoço, vocês vão comer a carne de javali, de javali caçado aqui na região de Teboursouk”, anunciou o guia de turismo Kamel Khaled ao grupo de agentes de viagens brasileiros, do qual fazia parte, no ônibus a caminho.

Fiquei curioso, pois o guia Khaled falou bem da carne do animal. Sou judeu, mas não sigo as normas alimentares judaicas.

Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
Artesanato de bonecos no salão do restaurante

ALMOÇO GOSTOSO
Como o serviço era para um grupo de quase 50 pessoas, os pratos já estavam encaminhados. O almoço começou com canapés e vinhos tunisianos (rosé, branco e tinto), todos da marca Soltane da vinícola Kurubis.

Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 7
Os vinhos tunisianos servidos no almoço: adorei o rosé

A refeição foi servida no restaurante do hotel, aberto a não hóspedes. E quem era o destaque daquele espaço? O javali tunisiano! A cabeça do bicho empalhada estava em cima de uma lareira.

O javali (Sus scrofa) é um animal muito forte e ataca, quando ameaçado, com aquela boca cheia de dentes poderosos — alguns enormes, que ficam para fora, passando uma imagem de maior ferocidade, como é o caso do exposto no Hotel Thugga. Pode até matar uma pessoa.

Não curti, de um modo geral, os vinhos da Tunísia. O Soltane rosé, no entanto, estava particularmente agradável, bem geladinho e com uma certa doçura. Adorei. Que gostooooooso!

Depois do aperitivo, chegou uma saladinha mista com um pedaço de ovo cozido. Já percebi isso: os tunisianos gostam de ovo cozido na salada — e eu também. O azeite de oliva era nacional, delicioso. Que gostooooooso!

Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
A saladinha mista
Hotel tunisiano serve boa carne de javali Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
O principal: carne de javali, arroz, cenoura e batata

O prato principal, o javali, chegou em fatias com molho quentinho à mesa acompanhado de arroz soltinho e amarelinho, imagino que com açafrão, e cenoura e batata cozidas.

A carne estava bem temperada e gostosa, mas poderia estar mais tenra. O molho caiu bem com o arrozinho. De sobremesa: frutas. Um bom almoço, honesto. Que gostooooooso!

SERVIÇO:
Flot Viagens
Lufthansa
Turismo da Tunísia

O QUE GOSTOSO! viajou a convite da Flot Viagens, voando Lufthansa e com apoio do Ministério do Turismo e Artesanato da Tunísia, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia e da Gold Experiences, receptivo da operadora brasileira naquele país

Deixe uma resposta