Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 11

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Monastir/TUNÍSIA

Apesar de ter uma história superior a 2,7 mil anos, o território que conhecemos por Tunísia, como país independente, é bastante novo. A independência, da França, ocorreu em 20 de março de 1956. Habib Bourguiba foi o primeiro líder da nação árabe norte-africana: começou como primeiro-ministro e, no ano seguinte, como presidente da República. Filho ilustre de Monastir, nasceu em 1903 e morreu em 2000 na bonita cidade à beira do Mediterrâneo e distante 170 quilômetros da capital, Túnis.

Em Monastir, a história de Habib Bourguiba pode ser conhecida no mausoléu construído em sua homenagem. Além de reunir os restos mortais dele e de outros membros de sua família, lá há uma galeria de fotos e objetos pessoais do antigo líder. O projeto é assinado pelo arquiteto judeu-tunisiano, de Túnis, Olivier-Clément Cacoub (1920-2008), que foi grande amigo do ex-presidente.

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 21
No alto, o pátio interno da fortaleza e, acima, a entrada do mausoléu de Habib Bourguiba, ambos em Monastir (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
Foto do ex-presidente tunisiano na galeria do mausoléu
Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
Localização da cidade em relação à capital, Túnis

Separado apenas por uma rua, do outro lado do mausoléu há uma grande ribat, fortaleza em árabe. Foi concluída no final do século 8 para proteger a costa da Tunísia de invasões. No alto da torre, depois de muitos e muitos degraus, asseguro que na vista vale a pena.

Estive numa manhã na cidade, junto com um grupo de agentes de viagens, e deu para conhecer o mausoléu e a fortaleza tranquilamente. Super recomendo.

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 14
Uma das fachadas da fortaleza
Boas Manieras em Arabe _ Claudio Schapochnik Que Gostoso

BOURGUIBA E A LEGISLAÇÃO PRÓ-MULHERES
Habib Bourguiba, pelo que ouvi e li, foi um homem à frente de seu tempo. Em seu longo governo de três décadas, que tinha como lema “água, eletricidade, saúde e escola”, instituiu, por meio da reforma do Código de Estatuto Penal, grandes avanços no país, sobretudo em relação às mulheres. Ao contrário de outras nações árabes, elas têm uma participação enorme na vida civil.

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 6
O guia de turismo, Kamel Khaled, com os agentes de viagens, explica sobre a vida de Bourguiba na galeria do mausoléu

Segundo o guia de turismo do grupo, o tunisiano Kamel Khaled, por meio daquela reforma jurídica, a Tunísia “concedeu o direito feminino ao voto, ao aborto, sendo feito de forma gratuita nos hospitais públicos, e ao divórcio, via justiça”. Ele também acabou com a poligamia, instituiu o Estado laico e incentivou o planejamento familiar.

Advogado, o ex-presidente tunisiano era ainda carismático e intelectual. Gostava de se comunicar com o povo sem interlocutores. “Durante 30 anos, todos os dias, à noite pela televisão, ele falava cinco, dez minutos”, recordou Khaled.

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 3
Trajes utilizados por Bourguiba em exibição

Bourguiba governou a Tunísia até 1987, ou seja, por 30 anos. Naquele ano ele foi destituído do poder. Quem assumiu a presidência foi seu ex-primeiro-ministro, Zine El Abidine Ben Ali. Este governou até janeiro de 2011, quando renunciou frente aos protestos da população contra a corrupção. Ben Ali fugiu para a Arábia Saudita e lá morreu em 2019 aos 83 anos.

FORTALEZA: QUE BELA VISTA!
O forte foi set de filmagem de Os Caçadores da Arca Perdida (Estados Unidos, 1981, 115 minutos, direção de Steven Spielberg).

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 8
O comissário regional do Turismo de Monastir, Faouez Ben Halima (de terno), entre Aloui Lazhar, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, e Slim Fsili, da Gold Experiences, receptivo da Flot Viagens no país, dá as boas vindas aos agentes de viagens brasileiros

A fortaleza de Monastir é enorme e muito bonita, toda em cor ocre, com um grande pátio interno e uma torre bem alta. Não contei os degraus até o topo, mas devem ser uns 150, 200.

Não podia perder a chance e subi, sim, a escada da torre junto com vários dos agentes de viagens. Cheguei no alto ofegante. Valeu a pena? Oh, se valeu!

Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 10
A marina da cidade
Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 17
Saída da marina e trecho da praia

O que vi: uma vista de 360° de Monastir, com destaque para o mar, de lindos tons de azul, e a bonita marina.

Valeu a visita a Monastir, sim!

SERVIÇO:
Flot Viagens
Lufthansa
Turismo da Tunísia

O QUE GOSTOSO! viajou a convite da Flot Viagens, voando Lufthansa e com apoio do Ministério do Turismo e Artesanato da Tunísia, do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia e da Gold Experiences, receptivo da operadora brasileira naquele país

2 comentários sobre “Mausoléu e fortaleza árabe são destaques de Monastir

  1. Fantástica essa matéria, revivi esse momento Claudia sua descrição é perfeita!! Obrigada por permitir reviver um momento tão especial!!

Deixe uma resposta