Bacalhau Vinho Cia Barra Funda SP 2021 Festival do Camarao Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso

Bacalhau, Vinho e Cia fará reforma para os 50 anos

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK*

Um dos restaurantes mais tradicionais de comida portuguesa de São Paulo, onde o bacalhau é o carro-chefe do cardápio, o Bacalhau, Vinho & Cia vai entrar na rota da icônica celebração dos 50 anos de fundação. Localizada na Barra Funda, na Zona Oeste da cidade, a casa vai passar por uma ampla reforma no decorrer de 2022 para estar 100% renovada e comemorar o cinquentenário no ano seguinte. Quem assegura são os proprietários e chefs, também pai e filho, Carlos e Caíque Pallas, respectivamente, em entrevista exclusiva à reportagem do QUE GOSTOSO! na sexta-feira passada (24), quando fui provar um dos pratos do 2º Festival do Camarão durante o almoço.

A reforma do restaurante, no entanto, era para ter ocorrido no segundo semestre de 2019 com a inauguração em janeiro de 2020. Mas com a oportunidade, concretizada, da abertura da linda filial da casa em fevereiro de 2020 no bairro do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, e o início da pandemia do coronavírus meses mais tarde, o projeto da Barra Funda ficou, digamos, “na gaveta”.

Bacalhau Vinho e Cia Itaim Bibi SP 2020 1 Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
No alto o meu prato com o camarão às natas, receita do Festival do Camarão que segue nas duas unidades do restaurante até esta quinta-feira (dia 30) e, acima, o salão da linda filial do Bacalhau, Vinho e Cia no Itaim Bibi, aberta em fevereiro de 2020 (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Eles tiveram fortes e convincentes motivos para adiar os planos. O então recém inaugurado restaurante do Itaim Bibi funcionou por pouco tempo. “Chegou a pandemia, e a casa ficou 100% fechada por cinco meses”, lembra Carlos dessa fase bastante difícil. “Mas conseguimos manter os funcionários, por meio do programa do governo federal, e centralizamos as entregas na matriz na Barra Funda”, pondera ele. “Nesse período, atendemos toda a cidade de São Paulo e também cidades na área metropolitana como Barueri (Alphaville) e ABC”, recorda. “E sobrevivemos!”

“Essa passagem mais difícil na pandemia é mais um dos capítulos desafiantes e vencedores dos futuros 50 anos do restaurante. Nem a hiperinflação do final dos anos 1980, com mais de 80% ao mês, nos derrubou. Vencemos também.”

Bacalhau Vinho e Cia, SP 2021 1 Carlos e Caique Pallas foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Os proprietários e chefs do Bacalhau, Vinho e Cia, Carlos e Caique Pallas, também pai e filho, na entrada da casa na Barra Funda (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

DETALHES DA REFORMA
Agora com os planos e o projeto arquitetônico carimbados com “Em frente!”, Carlos e Caíque se preparam para as mudanças. “Estamos muito esperançosos que tudo vai dar certo”, diz Carlos.

No projeto do novo Bacalhau, Vinho & Cia da Barra Funda, “vamos recuperar a luz natural de uma tipo de claraboia que há acima do forro do salão”, adianta Caíque. Com o altíssimo custo da energia elétrica, a atitude é super bem vinda.

“Faremos uma adega no meio do espaço, com um a passagem central, que vai ligar as duas partes do futuro salão, criando ambientes mais aconchegantes e, assim como no restaurante do Itaim Bibi, teremos uma área para eventos”, revela Carlos.

Bacalhau Vinho Cia Barra Funda SP 2019 Foto Divulgacao
O atual salão do restaurante na Barra Funda: tudo novo em 2023 (foto divulgação)

E tem mais. O balcão do lado esquerdo, para quem entra na casa, vai ser repaginado totalmente. “Vai ser o bar, como no Itaim Bibi, e um pequeno empório. Em frente teremos mesinhas para que aqueles clientes que desejarem só petiscar ou esperarem seu pedido ficar pronto”, descreve Carlos.

Para isso, algumas paredes e o banheiro para cadeirantes serão eliminados. “O novo banheiro para cadeirantes ficará junto aos toaletes feminino e masculino, no fundo do salão”, explica ele. “A reforma será aos poucos, e não fecharemos a casa.”

FESTIVAL DO CAMARÃO
Ainda dá tempo, pois o festival com o crustáceo que dá para duas pessoas tranquilamente segue até esta quinta-feira (dia 30/9). Está em cartaz nas duas unidades do restaurante, tanto no almoço quanto no jantar.

Das seis opções de preparo, antecedidas pelo couvert, que traz o delicioso tremoço, e outras delícias, como o bolinho de bacalhau, escolhi o às natas — como se chama o creme de leite em Portugal. Não me arrependi.

Bacalhau Vinho Cia SP 2021 Festival do Camarao Foto Johnny Mazzili
O camarão às natas, prato que saboreei: maravilhoso (foto Johnny Mazzilli)

A travessa chegou quentíssima, com camarões imersos numa mescla de creme de leite, Catupiry e batatinhas cozidas, junto com a porção de arroz temperado com ervas aromáticas.

Os camarões (não aqueles miudinhos, pelo contrário) e devidamente bem limpos estavam extremamente saborosos com o molho, que caiu muito bem com o arroz. Já as batatinhas desmanchavam de tão cozidas. Resumo: prato maravilhoso e que recomendo com louvor!

Junte-se à experiência exitosa do almoço ver os garçons que me atenderam servirem sempre com duas colheres usando apenas uma das mãos — e com uma total destreza. Acho um charme servir dessa forma.

Para mais informações sobre o Festival do Camarão, clique aqui.

*A reportagem do QUE GOSTOSO! almoçou a convite dos proprietários

SERVIÇO:
Festival do Camarão — Bacalhau, Vinho & Cia
Barra Funda: Rua Barra Funda, 1.067
Horário: terça a sábado, das 11h30 às 23h; segundas e domingos, das 11h30 às 16h30
Reservas: tel. (11) 3666-0381
Itaim Bibi: Rua Joaquim Floriano, 541
Horário: quarta a sábado, das 11h30 às 23h; segundas e domingos, das 11h30 às 16h30
Reservas: tel. (11) 3071-4077
www.bacalhauevinho.com.br

Deixe uma resposta