Bacalhau, Vinho e Cia (SP) ganhará adega suspensa e bar

por Claudio Schapochnik

O restaurante Bacalhau, Vinho e Cia (foto acima/divulgação) fundado há 46 anos no bairro da Barra Funda (Zona Oeste de São Paulo), vai passar por uma grande reforma no segundo semestre – sem fechar. No projeto estão uma adega suspensa, um bar e uma área mais reservada, para banquetes intimistas. Junto com novidades em pratos que devem entrar para o cardápio da tradicional casa, “vamos preparar o Bacalhau, Vinho e Cia para os próximos 50 anos”, diz o proprietário Carlos Pallas, em entrevista exclusiva ao Que Gostoso!. Segundo ele, tudo deve estar concluído até janeiro de 2020.

As três gerações da família Pallas: José Pallas, um dos três fundadores (centro), com o filho, Carlos, que toca o restaurante (à esq.), e o neto, Carlos Henrique, chef da casa (à dir.) (foto baixada da página do Facebook)

Atualmente o Bacalhau, Vinho e Cia possui uma garrafeira, instalada numa parede no fundo do galpão – o restaurante fica dentro de um grande galpão, com mais de 100 metros de comprimento e pé direito bastante alto.

“Aí temos cerca de 120 rótulos, a maioria de Portugal e também da Argentina, da Espanha e do Chile. Com a reforma, a garrafeira deixará de existir.

A ideia de Pallas é construir uma super adega. “Contratamos um arquiteto que já está desenvolvendo o projeto”, adianta Pallas. “Vai ficar uma beleza, com a função ainda de dividir o amplo salão que temos”, destaca ele, que é filho de José – um dos três fundadores originais da casa, espanhol da região da Galícia, junto com outro espanhol e um português.

A futura adega será suspensa, com acesso por escada. “Na parte superior teremos o estoque e na parte de baixo vamos ter um espaço múltiplo – que poderá receber entre 15 a 20 pessoas para degustações exclusivas, além de lugar para almoço e jantar mais reservado”, revela Pallas.

Na parte do fundo do galpão, Pallas conta que terá um salão mais reservado. “Ficará ideal para celebrações sociais e reuniões corporativas”, afirma o proprietário.

A logomarca da casa (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

UMA TASCA A CAMINHO
Na entrada do restaurante, na rua Barra Funda, a reforma vai proporcionar um novo espaço: A Tasca do Bacalhau, Vinho e Cia. Tasca é um nome lusitano para uma espécie de bar, que serve petiscos e porções.

Para se sentar há os parklets em frente ao restaurante. Parklet é um espaço junto à calçada, que ocupa um pedaço da via, que pode ter jardim, mesas e bancos – legalmente regulamentado pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

“Os clientes que só quiserem petiscar ou ir comendo uma porção enquanto aguardam a mesa são os nossos alvos com a tasca”, explica Pallas.

A fachada do restaurante com os parklets em frente (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

INCREMENTO NO CARDÁPIO
Em relação ao menu, Pallas define o mesmo como “engessado” por muitos anos. “Desde a fundação, há 46 anos, somos um restaurante de bacalhau, 95% das receitas têm este peixe”, conta o proprietário.

No entanto, nos últimos dois anos, Pallas e o chef da casa, o seu filho, Carlos Henrique, introduziram pratos que “fugiram” do tema bacalhau. “Começamos a servir arrozes de polvo e pato”, exemplifica Pallas. “Vamos incorporar mais pratos da cozinha portuguesa, e assim realizaremos a maior mudança na história do cardápio da casa.”

Pai e filho têm viagem marcada para Portugal neste mês de maio. “Ficaremos 15 dias por lá, visitando nossos fornecedores, pesquisando e provando receitas que poderemos levar para o restaurante e trazer inspiração da maravilhosa cozinha lusitana”, finaliza Pallas.

Prato com o bacalhau à Zé Pallas, criado em homenagem a um dos três fundadores da casa, José Pallas, quando completou 80 anos: introduzido no menu há pouco tempo (foto divulgação)

SERVIÇO:
Bacalhau, Vinho & Cia
Rua Barra Funda, 1.067, Barra Funda, São Paulo-SP
Tels. (11) 3666-0381 e 3826-7634
Horário (serviço ininterrupto): terça a sábado das 11h às 23h; domingos e segundas-feiras, das 11h30 às 17h
Aceita todos os cartões de crédito e débito e vales refeição
Capacidade: 200 lugares
Possui acessibilidade a portadores de necessidades especiais
Estacionamento conveniado ao lado da casa
Instagram, Facebook
www.bacalhauevinho.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s