Alma RS assa galeto com antiga técnica italiana

O chef do Restaurante Alma RS – Cozinha, Natureza & Fogo, do Parador Casa da Montanha localizado na cidade gaúcha de Cambará do Sul, Rodrigo Bellora, resgatou uma maneira bem típica e inusitada de preparar o famoso galeto ao primo canto. Ele usa a técnica do “menarosto”, um processo que consiste em assar a carne em roletes que ficam girando lentamente sobre a brasa, sem ter contato direto com as chamas e a fumaça.

“Esta técnica ancestral de cocção foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos e hoje é um prato símbolo de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. Curiosidade: a engenhoca foi inspirada nas invenções de Leonardo da Vinci”, explica o chef.

No alto, chef pincela mais tempero nos galetos e, acima, os galetos sendo assados no menarosto (fotos Marcos Moreira)
A refeição completa do galeto ao primo canto e os demais acompanhamentos no Alma RS

O galeto feito no menarosto ganha outros clássicos da serra para acompanhar: polenta brustolada com queijo colonial, milho na grimpa, coração de galinha em espetinho de alecrim com vinagrete e farofa, tortei ao molho de miúdos de aves, risotto de pesto rosso, salada de radicci com bacon e doce de figo verde com sorvete de lírio do brejo.

Este menu sazonal é feito diretamente no calor do forno e fogão à lenha na cozinha gourmet para os clientes e visitantes poderem ver a preparação ao vivo.

Milho é uma das guarnições…
…e a sobremesa doce de figo verde com sorvete de lírio do brejo fecha a refeição

SERVIÇO:
Restaurante Alma RS – Cozinha, Natureza & Fogo — Parador Casa da Montanha
Menarosto: almoço de domingo, das 12h às 15h
Preço: R$ 105,90 mais 10% taxa de serviço; bebidas à parte
Reservas antecipadas são obrigatórias
Estrada do Faxinal, s/n°, Morro Agudo, Cambará do Sul/RS
Mais informações e reservas: (54) 3295-7575
www.paradorcasadamontanha.com.br

Deixe uma resposta