Vale do Sonho Hotel ampliará horta orgânica

Vale do Sonho Hotel ampliará horta orgânica

por Claudio Schapochnik

Pequena cidade da Região Metropolitana de São Paulo e distante cerca de 80 quilômetros da capital paulista pela Rodovia Ayrton Senna, Guararema é um case do bom turismo. Reúne várias atrações turísticas (passeio de maria fumaça, igrejas, centro de artesanato, orquidário, parque junto às límpidas águas do rio Paraíba do Sul etc), é segura e limpa e recebe muito bem o turista. Foi uma agradabilíssima surpresa. Tive o prazer de conhecer o município paulista, em 2016, graças ao convite para um final de semana no gostoso Vale do Sonho Hotel & Eventos, do simpático casal de mineiros Ricardo Magalhães e Elza Arantes de Magalhães — ambos de Bambuí, que fica nos arredores do Parque Nacional da Serra da Canastra.

O empreendimento tem uma comida prá lá de maravilhosa e, seguramente, se deve ao carinho e tempero mineiros dos donos e também da equipe da cozinha. Muito dos ingredientes dos pratos preparados no almoço e jantar para os hóspedes — e também o público, já que o restaurante é aberto — vem do próprio hotel.

O estabelecimento mantém uma horta orgânica nas dependências, com 300 m². De lá, saem variados tipos de alface e outros vegetais como couve, rúcula, abobrinha, cenoura, quiabo, azedinha, beterraba, chuchu, berinjela, cheiro verde, cebolinha, catalônia, almeirão, espinafre e ora-pro-nóbis.

A horta também está produzindo cana-de-açúcar, pitaia, goiaba e mamão papaia. Há ainda um canteiro especial de folhas que diariamente são utilizadas em chás naturais como cidreira, hortelã, melissa e alfavaca, que estão sempre à disposição do hóspede. Para completar, há também mais de meia dúzia de espécies de pimentas.

No alto alfaces na horta do Vale do Sonho e, acima, a diretora de Operações do estabelecimento, Elza Arantes de Magalhães, com parte da colheita diária da produção no próprio hotel (fotos divulgação)

AMPLIAÇÃO
De olho na demanda por comida orgânica —segundo dados do governo federal, a produção orgânica nacional cresce mais de 27% ao ano — e produtos farm to table (da fazenda para a mesa, em inglês), que cresceram desde o início da pandemia do novo coronavírus há um ano, Elza quer ampliar gradualmente o rendimento e trazer mais espécies à horta.

“Além de consumir alimentos mais saudáveis e que possuem um processo de cultivo natural, os hóspedes podem conhecer o espaço, tirar dúvidas e, até mesmo, degustar os produtos frescos”, explica Elza por meio de um comunicado.

“Há uma atividade de culinária feita com os monitores, especialmente nos feriados, onde as crianças são estimuladas a plantar, colher e até dar alimentos para os coelhinhos que ficam no viveiro. Elas podem conferir a colheita diária e, no momento da refeição, ver os produtos no cardápio”, completa a diretora de Operações.

Na época que fui ao hotel esta atividade, que considera muito bacana, de educação culinária, não existia. É muito interessante e deveria ser replicada em estabelecimentos semelhantes. Quantas crianças “da cidade grande” não sabem de onde vem os legumes e as folhagens comestíveis, como são plantadas e, sobretudo, não conhecem o sabor? Neste sentido, tiro o meu chapéu para Elza. Que ela e o Ricardo tenham êxito nesta missão.

O hotel tem mais de 13 mil m² de área e conta com chalés e apartamentos, piscinas, sauna, playground e quadra poliesportiva. Nos feriados e em datas especiais, há monitores para crianças e atividades para adultos. Por causa da pandemia de Covid-19, é melhor ligar antes para saber se o hotel está funcionando: tel. (11) 4693-1894 e (11) 4693-2510 e Whats App (11) 97147-9683. O site é o www.valedosonho.tur.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s