Contemplário, em Cunha (SP), garante sabores e odores da lavanda

Contemplário, em Cunha (SP), garante sabores e odores da lavanda

por Claudio Schapochnik_Cunha/SP

Na Estância Climática de Cunha, distante cerca de 230 quilômetros de São Paulo e situada entre a Serra do Mar e o Vale do Paraíba, a lavanda é uma das atrações icônicas. Em novembro, visitei com minha esposa um destes lugares que cultiva a planta aromática, entre outras espécies, e recomendo para você que busca um lugar menor, mais sossegado, com toda a beleza da flor e do aroma da mesma. Trata-se do Contemplário, que reúne ainda uma lojinha e um chalé. Importante: a entrada é grátis.

No dia da visita, fomos recebidos por uma senhora muito educada, explicando como é feita a visita. Por causa da pandemia de Covid-19, a visitação tem de ser feita com máscara e manter distanciamento de outros visitantes.

No alto, os canteiros de lavanda e, acima, uma dos caminhos ladeado por hortênsias (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Florzinha de plantada entre os canteiros de lavanda

Aberto em 2015, o Contemplário fica no alto de um morro e cultiva comercialmente lavanda, alecrim, capim limão e outras plantas aromáticas. Tudo para extrair o óleo essencial de cada uma e produzir sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos.

O passeio foi muito agradável, junto aos canteiros de lavandas e outras plantas. Há bancos espalhados para um descanso, já que o terreno é inclinado. Flores de outras espécies também podem ser vistas. Ou seja, o celular ou a máquina fotográfica “trabalha” bastante por lá.

No alto e acima, outras espécies de plantas que ajudam a embelezar o local
Flor a desabrochar perto de um riacho na propriedade

Para levar uma lembrança, cosmética ou para comer e beber (cerveja, hidromel etc), a lojinha do estabelecimento oferece uma boa variedade e também artesanato feito na região.

Para quem quer esticar o programa e se hospedar por lá, há um chalé. Eu não o visitei, mas é voltado para casais e tem café da manhã incluso na diária. Construído em madeira e vidro, oferece “vista panorâmica das plantações e da paisagem ao redor do Contemplário“. Segundo o estabelecimento, o chalé é equipado com cama king size, cozinha, ofurô e salamandra americana.

Vale a visita ao Contemplário. Recomendo.

Outra florzinha clicada no local

SERVIÇO:
Contemplário
Rodovia Salvador Pacetti, Km 61,5, Cunha/SP
Horário: quinta a segunda, das 10h às 18h; terças e quartas: fechado
Whats App: (12) 99702-4231
contato@contemplario.com.br
Facebook
www.contemplario.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s