Rancho Zig Zag é opção de hospedagem rústica em Campos do Jordão

Rancho Zig Zag é opção de hospedagem rústica em Campos do Jordão

por Claudio Schapochnik_Campos do Jordão/SP*

Para aqueles que adoram a Serra da Mantiqueira e que buscam uma hospedagem rústica, bem localizada e que serve uma comida bastante saborosa, sugiro o Rancho Zig Zag. O estabelecimento possui quatro chalés, dois redários, piscina e um restaurante no bairro do Lageado – a 19 quilômetros do centro da cidade de Campos do Jordão – na divisa com o município de Santo Antônio do Pinhal junto ao rio Sapucaí-Mirim. Portanto, um bom lugar para servir como base para desfrutar das variadas atrações na encantadora Mantiqueira. Tudo isso com um atendimento muito simpático do casal proprietário – Michel Toledo dos Santos e Jucélia Maria da Costa Manso, sendo que ela desempenha ainda o papel de chef de cozinha do empreendimento.

Contei minha experiência gastronômica no Rancho aqui no Que Gostoso! em três reportagens seguidas. Na terça-feira (dia 1° de setembro) escrevi sobre o café da manhã. Na quarta-feira (dia 2) abordei o almoço. Ontem (quinta-feira, dia 3), tratei do jantar. Hoje conto como foi a hospedagem em si, encerrando as reportagens.

No alto, um dos passarinhos que vem “tomar café” perto do restaurante e, acima, a piscina e os quatro chalé do Rancho Zig Zag (fotos Claudio Schapochnik)
As vacas e os bois do vizinho do Rancho e, ao fundo as montanhas da Mantiqueira
Tive sorte de clicar uma bela flor no terreno da pousada

INFRAESTRUTURA
Eu e minha esposa passamos três dias no local no início do mês passado. Atualmente há quatro chalés no formato de um triângulo, com dois quartos, lareira e banheiro em cada um, sendo que o segundo dormitório fica no primeiro andar. No chalé que me hospedei, o Laranja, havia uma cama de casal e uma namoradeira e, no andar de cima, outra cama de casal e mais duas camas de solteiro.

O banheiro tem um box com o chuveiro quentinho. Indispensável num lugar onde faz frio, mais intensamente no inverno, e noites bem frescas mesmo nas outras estações do ano.

A cama tem um colchão gostoso que proporcionou noites bem dormidas. Em relação à lareira, o Rancho proporciona um saco de lenha e demais materiais para acendê-la – tanto pelo hóspede quanto por alguém da pousada. Senti falta de uma mesinha e duas cadeiras.

A cama de casal do chalé, no piso térreo
A cama de casal no primeiro andar do chalé…
…onde ficam ainda duas camas de solteiro

Em relação à internet, o wifi “pegava” no chalé, mas o sinal mais forte ocorre mesmo no restaurante. Além de servir as três refeições, o espaço pode servir ainda como espaço de convivência e as mesas para serem usadas como bancada de trabalho – ainda mais neste momento onde muita gente procura recantos onde possa curtir e trabalhar “fugindo” de suas cidades por causa da pandemia do novo coronavírus.

Caso o tempo permita, dá para se banhar numa pequena piscina e aproveitar o sol nas espreguiçadeiras. Há ainda dois redários (onde passei muito tempo, uma delícia), área de recreação para crianças e bicicletas para explorar a região. A pousada tem ainda alguns animais, como galos, galinhas e a linda gatinha Luna. Ah! Pela manhã acontece um espetáculo lindo. O Michel coloca frutas e quirera em cima de dois mourões, junto ao restaurante, e aí diversos passarinhos vêm fazer a refeição para o deleite dos hóspedes – como foi o meu caso. Apareceram vários. Show da natureza!

Outro passarinho que vem comer mamão e quirera junto ao restaurante
A ponte e o balanço, que as crianças adoram
A chef Jucélia com Sarah, Francieli e Pedro

GASTRONOMIA
Sem dúvida, comer e beber é um dos pontos altos da pousada. A chef Jucélia e o Michel, que também é pizzaiolo, praticam uma cozinha bastante saborosa com um cardápio que contempla o uso de forno à lenha, produtos feitos artesanalmente por eles mesmos e, quando não é possível ou não é o foco – por exemplo, os cogumelos, a paçoca e os pães –, eles compram de pequenos fornecedores na região.

Os pães vêm de uma ótima padaria no centro de Santo Antônio do Pinhal, a Viola. Acho muito bacana essa corrente econômica que valoriza os produtores de micro e pequeno portes. “É importante e gratificante valorizar o trabalho deles, e a gente sabe de onde veio e quem os fez”, disse Jucélia em entrevista ao Que Gostoso!.

Vale destacar que, como empreendimento familiar, outros integrantes trabalham no Rancho. É o caso das ajudantes de cozinha, a sobrinha do casal, Francieli, e a enteada da chef, Sarah, e o filho do casal, Pedro, que atende o público junto com seu pai. Fica de fora a caçula dos donos, a pequena Lívia. Todos são muito simpáticos.

O filé à parmegiana: preciso provar
Sorvete de doce de leite com farofa: maravilhoso

O restaurante atende os hóspedes e o público em geral, que costuma prestigiar o menu da casa sobretudo nos finais de semana. O local ficou fechado por duas semanas para uma grande reforma e reabre amanhã (sábado, dia 5 de setembro). “Ampliamos o forno e o espaço para trabalhar e aumentamos o tamanho do estoque. Tudo isso para agilizar o trabalho na cozinha”, explicou a chef.

Sobre a comida, percebi que a generosidade é um traço característico do Rancho. De fato, as porções são fartas. “Faço meus pratos com afeto, e recebo bem como se fosse para servir minha família”, destacou Jucélia. Ela reforçou ainda que aqueles que seguem outras dietas, como os veganos e os que não comem carne vermelha mas ovos, laticínios e peixes, têm vez na sua cozinha. “Quero que todos se sintam bem no restaurante”, resumiu.

A costela bovina no bafo: um dos pratos mais pedidos
A decoração do restaurante é toda retrô: adorei a galinha de pernas longas
Massa com molho à bolonhesa: cara de que está ótimo

Neste sentido, a chef destacou as saladas, como o diferente tabule de shiitake, os bolinhos de falafel, as opções de molhos sem ingredientes de origem animal para o talharim de açafrão e a lasanha – no caso desta, a massa que não leva ovos pode ser substituída por abobrinha ou berinjela para quem tem intolerância ao glúten. Ou seja, dá para agradar a dieta de muita gente.

Em relação aos preços, vi que a relação custo benefício é excelente. Ah, como os pratos são preparados na hora, tenha paciência. A espera, constatei, é recompensadora.

ATIVIDADES NA REGIÃO
O empreendimento, como escrevi no início do texto, tem uma localização estratégica, que ajuda quem quer curtir as maravilhas da Mantiqueira, seja o lado paulista quanto a porção mineira.

Da pousada até o centro de Santo Antônio do Pinhal são apenas cerca de 6 quilômetros. Para saber sobre os atrativos da cidade, o município tem um guia bem completo em PDF. Para acessá-lo ou baixá-lo, clique aqui. Para o centro de Campos do Jordão, a distância é um pouco maior: 19 quilômetros. Dá ainda para ir a São Bento do Sapucaí, a quase 40 quilômetros de distância, e à mineira Gonçalves, mais longe.

Na região no entorno da pousada, a chef Jucélia destaca a Cachoeira do Lageado (privada, paga-se uma taxa para entrar); as trilhas que podem ser feitas a pé e de bicicleta (o Michel dá todas as orientações); e, para quem curte turismo culinário, há a sorveteria Eisland, a Casa da Mata, que produz shiitake, e a cervejaria artesanal Carijó. Para outras dicas, é só bater um papo com eles.

Por tudo isso e muito mais, gostei bastante de me hospedar no Rancho Zig Zag. Recomendo numa boa.

O rio Sapucaí-Mirim, que passa junto à propriedade
A boneca da caçula do casal dono do Rancho, Lívia, tomando sol: adorei
Couve de cores diferentes na hortinha da chef Jucélia: de lá vem ainda as ervas que ela usa em seus pratos

O Que Gostoso! hospedou-se a convite do Rancho Zig Zag

SERVIÇO:
Rancho Zig Zag
Rua do Lageado, 51, Lageado, Campos do Jordão/SP
Whats App: (12) 99628-6963
Instagram; Facebook
www.ranchozigzag.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s