por Claudio Schapochnik
Localizado na Serra da Mantiqueira, o Refúgio do Shiitake fabrica vários produtos a partir deste cogumelo no Sítio Meu Descanso, do casal Tatiane e Luís Gustavo de Barros. “Começamos a estudar o shiitake em 1997, e a nossa produção teve início em 2015 em São Bento do Sapucaí”, conta Luís ao Que Gostoso! durante a feira Comida de Herança, realizada no Museu da Imigração, na capital paulista. “Nossa missão é enaltecer este cogumelo”, emenda ele.
O casal – ele, técnico agrícola, e ela, engenheira agrônoma – cultiva o shiitake com um ingrediente bem particular. “Os cogumelos ouvem música clássica 24 horas por dia”, assegura Luís.

No início da produção, recorda Tatiane, havia uma margem grande de perda do shiitake. Aí o casal resolveu investir na transformação do cogumelo. “Além de vendê-lo in natura, passamos a comercializá-lo desidratado, em pó, como antepasto (foto no início do texto), chutney e cerveja – a San Breja”, conta Luís.
A cerveja é produzida na própria São Bento do Sapucaí. Provei um gole da bebida, que é boa e suave.



RECEBE VISITANTES
Luís afirma que recebe visitantes interessados em conhecer uma produção de shiitake. “Só pedimos para ligar antes, e as visitas ocorrem sempre após às 13h. Além de mostrar e explicar sobre o cultivo, também vendemos os produtos”, explica ele.
O Refúgio do Shiitake faz vendas pelos canais abaixo. “A cada 15 ou 20 dias, estamos em São Paulo, onde faço entregas também para pessoas, bares, restaurantes e pontos de venda”, afirma Luís. Para mais informações, consulte abaixo.

SERVIÇO:
Refúgio do Shiitake
Sítio Meu Descanso
Rodovia SP 42, 1.110, São Bento do Sapucaí/SP
Tel. (12) 3971-2575
Whats App: (12) 99142-0068
Instagram, Facebook