V.Olímpia terá restaurante brasileiro com acento paraense

por Claudio Schapochnik

O simpático chef Elias Chamié, dono do catering Chamié Gastronomia, depois de nove anos voltará a ter um restaurante. A nova casa vai ocupar o café que ele montou em frente às instalações de sua conceituada empresa de refeições, na Vila Olímpia (Zona Sul de São Paulo). “Será uma casa de comida brasileira, com destaque para a cozinha paraense”, diz ele, com exclusividade, ao Que Gostoso!.

A inauguração, explica o chef Chamié, deve ocorrer até o final deste ano. “Vou reformar e readequar o café que montei há três anos, um espaço para a degustação dos cardápios do meu bufê para as empresas.”

O chef Elias Chamié (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Segundo ele, o cardápio está praticamente definido. “Vou servir comida brasileira, com uma pegada da minha terra, que tem uma culinária fantástica: sou paraense, de Belém”, conta o chef, que foi dono do restaurante Zucca, na região da Avenida Berrini, na capital paulista, entre 2001 e 2010.

ITENS DO CARDÁPIO
Na conversa com o Que Gostoso!, Elias Chamié revelou alguns dos itens do menu do seu restaurante, cujo nome ele mantém sob sigilo.

“Entre os petiscos, vamos ter ouriço de bobó de camarão, creme de moqueca, coxinha de unha e caldo de caranguejo”, exemplifica o chef.

Pescada amarela na palha de mandioca (fotos Chamié Gastronomia)

Entre os pratos principais, haverá leite de castanha com camarão e tapioca, arroz de caranguejo com leite de coco, pescada amarela na palha de mandioca, arroz de jambu com camarão e castanha do pará, “caruru” de frango e carne seca desfiada com manteiga de garrafa e cebola roxa.

Entre as sobremesas, confira: bolo de castanha do pará com chocolate e café, torta de queijo do reino com geleia de cupuaçu (foto no início do texto) e pudim de tapioca. Para beber o cardápio terá, entre outras bebidas, sucos, vinhos, cachaças e cervejas.

Torta de cebola caramelizada no café e queijo brie

Em relação à decoração, o chef conta que será um lugar bem despojado. “Quero que as pessoas se sintam à vontade, onde a experiência maior deles seja a refeição num lugar bacana, simples”, afirma.

Cheese cake baixo de limão siciliano
Bolo de castanha do pará com chocolate e café

COMIDA BRASILEIRA EM ALTA
O chef Chamié saúda a preferência cada vez maior pela cozinha brasileira pelos próprios brasileiros. “É ótimo ver isso de uns anos para cá, e creio que a internet tem um papel fundamental nessa mudança”, comenta ele, que é formado em economia e gastronomia.

Junto à sua origem paraense, o chef Chamié tem duas outras origens que trazem uma gastronomia também maravilhosa no DNA. “Meu pai é libanês e minha mãe é de origem italiana”, destaca ele. “Na mesa de casa sempre havia pratos destas três heranças”, recorda. “E aí me mudei para São Paulo, onde você tem quase o mundo inteiro presente na área culinária”, finaliza ele, orgulhoso de sua história.

O Que Gostoso! aguarda a abertura do restaurante e, desde já, deseja sucesso ao empreendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s