por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Em São Paulo há muitas casas de destaque quando o assunto é a culinária do Japão. Pela cidade, não apenas no bairro da Liberdade, na região central, dá para comer bons sushis, sashimis, ramens e outros pratos da Terra do Sol Nascente. E pães e doces? Menos conhecidos, estes produtos também têm fabricantes na capital paulista. É o caso da Hayashi Bakery, que trabalha só por encomendas e participa de feiras.

“Depois de trabalhar em auditoria e morar dois anos no Japão, local onde pensei em fazer pães, quando voltei ao Brasil fiz um curso na Levain Escola de Panificação, do Rogério Shimura, e iniciei meu trabalho na nova área”, resumiu o padeiro e proprietário da Hayashi Bakery, Rafael Kitabayashi ao QUE GOSTOSO! a sua história de amor a um dos alimentos mais antigos do mundo.

Kitabayashi participou da feira Comida de Herança, realizada em novembro do ano passado no Museu da Imigração, em São Paulo. Em seu espaço, ele levou pães doces e salgados.
“Meu trabalho é pautado em receitas japonesas e que têm um trabalho autoral meu”, explicou o padeiro.
Na feira, a padaria artesanal japonesa trouxe creampam, pães recheados de creme e creme com bantchá; shogayakipan, pão com recheio de carne de porco agridoce; shiopan, “a versão japonesa” do croissant, mas sem massa folheada; e o shokopan, “o pão de leite de Hokkaido e levemente doce”.


O padeiro trouxe ainda o karepan, o carro-chefe da Hayashi Bakery. “É o pão de karê, o curry japonês, recheado com carne e shiitake e frito”, explicou ele, que fritava na hora esta opção.
Havia ainda cookies de wasabi.

Eu ia provar um dos produtos da Hayashi Bakery na feira, mas não foi possível. Pelo que conversei com ele e pelos seus produtos, imagino que sejam muito bons.
Para saber sobre preços, encomendas e agenda de feiras, consulte os canais abaixo.
SERVIÇO:
Hayashi Bakery
Entrega em São Paulo aos sábados
Mais informações e pedidos por mensagem pelo Instagram