por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
A Barraca da Comunidade Búlgara e Húngara na Feira Cultural Leste Europeia, realizada São Paulo com entrada grátis, serve um prato delicioso que você precisa provar. Trata-se do saborosíssimo plov (плов, no alfabeto cirílico), à base de arroz. A receita original vem do Uzbequistão e que se popularizou em vários países eslavos — como a Bulgária.
O prato é feito pela simpática Rosana Madjarof, descendente de búlgaros por parte de pai e italianos do lado materno. Na barraca, a filha dela, Luciana, trabalha junto.

O PRATO
O plov da Rosana leva arroz, cenoura ralada, especiarias, bacon, repolho curtido e uma proteína, que pode ser frango, pernil e músculo bovino. “Já fiz com cordeiro, mas parei. Não é para o paladar do brasileiro”, explicou a cozinheira.
Dois dos segredos do plov búlgaro-brasileiro são os temperos e o repolho. “Não coloco o repolho fresco; o meu é curtido por 12 dias, no mínimo”, destacou ela. Pelo jeito, faz uma enorme diferença.

A DEGUSTAÇÃO
Fui à Barraca da Comunidade Búlgara e Húngara com o meu amigo Gilson Suckeveris. Ele fez amizade com Rosana e Luciana, pois frequenta a feira há anos e tornou-se cliente fiel dos plovs.
Naquele dia havia plov de pernil e de frango (R$ 22 cada). Os pratos vêm embalados numa forminha de alumínio. Preferi o primeiro, que foi uma oferta do Suckeveris.
O plov da Rosana é sensacional. O arroz estava molhadinho, o tempero deixou tudo ótimo, o bacon e o pernil caíram super bem e o repolho em conserva foi a “cereja do bolo”. Que gostooooooso!
Super recomendo.


Quem quiser comê-lo só pode encontrá-lo na feira. Rosana não vende o prato por outros canais, só presencialmente na Feira Cultural Leste Europeia e eventualmente em outros eventos.
A cozinheira participa quase a totalidade dos dez anos da feira com seu prato. “Eu amo isso aqui”, declarou ela. “A gente não vende apenas comida, a gente vende cultura. E não pretendo parar, não”, emendou.

COMO CHEGAR
Pegue a Linha 2 Verde e desça na estação Vila Prudente. Faça a conexão gratuita com o monotrilho, desça na estação seguinte, Oratório, e ande cerca de um quilômetro. A feira é montada dentro do Parque Ecológico Professora Lydia Natalizio Diogo.
SERVIÇO:
Feira Cultural Leste Europeia
Rua Aracati Mirim, Vila Prudente, São Paulo/SP
Próxima data: 11 de dezembro, domingo
Horário: 10h às 17h
www.amoviza.org.br
Instagram
Além de fã das duas “meninas” da foto , sou grande fã do Plov delas .
O Plov é uma das razões de ter virado frequentador dessa feira interessantissima que tem mais que só boas iguarias. Sempre há um bate papo com os integrantes pra conhecer sobre a história do país ou região e claro de seus pratos e costumes culinários !
Boa Claudio !
Oi, Cláudio! Obrigada pelo carinho. Como eu sempre digo: o Plov é uma explosão de sabores.