por CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Que ótimo que a simpática Mônica França, nascida em Jaú (SP), trocou o mercado financeiro pela doçaria após 22 anos. Dessa forma, a gente ganhou uma excelente doceira. Ou melhor, uma excelente bombocadeira.
Após recuperar a receita de bombocado do livro de receitas da avó materna, a dona Maria José, que fazia esse doce para ela e outras netas e outros netos quando crianças numa fazenda no interior de São Paulo, Mônica criou a Bombocaderia em 2013 na capital paulista.

“Meu bombocado é 100% artesanal, de receita familiar e feito com ingredientes de alta qualidade, sem conservantes”, disse Mônica ao QUE GOSTOSO! durante a feira Mesa SP, realizada no início do mês no Memorial da América Latina, em São Paulo. “É um doce que está entre o quindim e a queijadinha”, definiu ela, que vive há mais de 30 anos na capital paulista.
“Faço o bombocado sozinha na minha cozinha. O doce demora três dias para ser finalizado”, afirmou a bombocadeira, que vive na região dos Jardins, na Zona Sul da capital paulista.
O nome (marca registrada) foi sugestão do filho dela, também grande incentivador para que ela se fixasse na culinária. Portanto, um pé-quente.

A PROVA
Provei o bombocado da Mônica dias depois na minha casa. Ela me presenteou na feira com um sabor novo, o de mix de castanhas — incluindo aí muita macadâmia produzida no interior de São Paulo. O doce veio embalado numa forma de papel com plástico e laço. Prontinho para dar de presente.
“Uso amêndoa, castanha do pará, macadâmia e xerém de caju”, disse a bombocadeira. “Assim que você chegar em casa coloque no freezer, onde pode durar até quatro meses, e retire o bombocado dez minutos antes de servi-lo”, recomendou ela.
Fiz como a Mônica pediu e deu tudo certo. O doce não congela, e esse tempo é apenas para a faca passar com mais facilidade.
Cortei um pedaço e… É um sabor maravilhoso à primeira mordida. Que gostooooooso!
O bombocado da Mônica é praticamente divido em dois: uma metade com as amêndoas, com toda aquela crocância; e uma parte onde os ovos e o açúcar dominam numa textura pastosa bem brasileira, ou seja, bem doce. Na boca, a combinação é bem boa. Que gostooooooso!
E dá pra sentir que é feito de fato com carinho.

HISTÓRIA
Antes de mergulhar de cabeça na arte de fazer bombocados, Mônica já tinha experiência em fazer doces. “Fazia strudel para o Freddy em paralelo ao trabalho no mercado financeiro”, recordou ela, se referindo ao tradicional restaurante francês paulistano.
“Mas estava cansada do mercado financeiro, tanto que o deixei, e recebi o incentivo de meu filho, que dizia para eu fazer doces para fora.”
Aí que entrou a receita de bombocado da dona Maria José. “Nesse momento tive duas grandes ajudas: da minha mãe, que me explicou e fez comigo a receita da vó; e de uma chef de cozinha amiga, que transformou a receita numa ficha técnica”, lembrou ela.
Com tudo ok, Mônica começou a fazer os bombocados e presentear amigos e conhecidos, e a propaganda boca-a-boca teve início. A primeira venda ocorreu depois de seis meses.

“Caí nas graças de um médico, que comprou meus bombocados e os deu de presente para pessoas muito influentes do mercado. Depois a Bombocaderia virou uma matéria num programa da TV Globo. Consequência: o negócio ´explodiu´ e não parei mais”, recordou ela.
“Claro, há altos e baixos; hoje vivo disso e adoro o que faço. Deus me abençoa muito”, frisou. “Nem lembro que atuei na área de finanças, daquela loucura. Hoje a loucura é quebrar ovos, é fazer laços.”
Para saber mais sobre tamanhos, sabores, valores e entregas de bombocado, ligue ou envie uma mensagem nos canais abaixo. Mônica também aceita encomendas para eventos sociais e empresariais.
Recomendo demais o produto. É maravilhoso, diferente e caseiro.
SERVIÇO:
Bombocaderia
Whatsapp: (11) 99441-1314
Instagram