Não use o mesmo azeite em tudo, diz chef Foto Steve Buissinne_Pixabay

“Não use o mesmo azeite em tudo”, diz chef

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK

Em termos de harmonização, o azeite de oliva é semelhante ao vinho. Cada azeite tem aspectos que combinam mais com um prato do que com outro. “As pessoas têm de ter sua adega de azeite; não adianta colocar o mesmo em tudo pois, assim, você não aproveita as características de cada um”, disse a chef Pérola Polillo ao QUE GOSTOSO!. Ela é formada em gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro (SP), e sommelière de azeites, onde o foco é o produto nacional.

“Temos de sair do senso comum de que o azeite só serve para temperar salada”, cutucou a chef.

Não use o mesmo azeite em tudo, diz chef Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 2
No alto, imagem genérica de azeite de oliva (foto Steve Buissinne_Pixabay) e, acima, a chef e sommelière de azeites Péola Polillo na feira Comida de Herança (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Conheci a profissional na feira Comida de Herança, realizada em agosto passado no Museu da Imigração, em São Paulo. Pérola, que fez uma especialização em Nova York (EUA), estava em uma barraca vendendo azeites de oliva gaúchos. Ela trabalha ao todo com 12 marcas.

Vale lembrar que o Rio Grande do Sul é o Estado pioneiro na produção do azeite no País e o maior produtor nacional.

“O paulista não conhece o azeite gaúcho, e o meu trabalho é justamente apresentá-lo ao mercado daqui. Visitei todos os olivais e conheci todos os produtores gaúchos.”

AULAS, VENDAS E LOJA
Antes da pandemia de covid19, Pérola fazia eventos presenciais com degustação e harmonizações, ensinando um cardápio desde a entrada à sobremesa. É o que ela chama de Azeite Experience.

“Com a pandemia, fui para o online”, recordou ela.

A chef também vende azeites gaúchos em eventos e feiras em São Paulo.

Não use o mesmo azeite em tudo, diz chef Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso 1
Algumas das marcas gaúchas vendidas pela chef (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

E ela terá uma loja no novo Mercado Municipal de Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista. O local foi concessionado à iniciativa privada e está em reforma.

“Não existe azeite ruim no País. Os azeites nacionais são frescos e com os aromas mais intensos”, finalizou a chef Pérola Polillo.

Para saber mais sobre as marcas que ela vende e como comprá-las, contate os canais abaixo.

SERVIÇO:
Azeite Experience
Chef e sommelière de azeite de oliva, Pérola Polillo
Whatsapp: (11) 98188-1645
Instagram

Deixe uma resposta