Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 8 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso

Chef mineiro do Sofitel Guarujá fala de sua cozinha

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Guarujá/SP*

Conheci o chef executivo do Sofitel Guarujá Jequitimar, localizado na praia de Pernambuco no Guarujá, Helbert Moura, no início do mês passado, quando fui almoçar no hotel no dia do bufê de feijoada. Só de ouvi-lo, percebi — e acertei a sua origem — que é mineiro. E, com o passar do tempo, verifiquei que ele tem os outros atributos dados aos mineiros e às mineiras, além do sotaque característico: o papo bacana, a educação e a devoção às origens e o apreço à culinária local.

“Sou de família mineira, nascido em Belo Horizonte. Como todo bom mineiro, nascemos dentro da cozinha. Minha mãe foi cozinheira profissional e me ensinou os primeiros passos da base da cozinha. Sempre me interessei pela culinária e desde muito jovem me projetei para ser um cozinheiro profissional”, contou o chef Moura à reportagem do QUE GOSTOSO! por email.

Sofitel Guaruja Jequitimar foto do site do hotel 3
No alto o chef Helbert Moura posa dentro do restaurante Les Épices do Sofitel Guarujá Jequitimar (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!) e, acima, vista aérea do resort na praia de Pernambuco (foto do site do hotel)

No dia em que fui almoçar no hotel, ele tinha acabado de cozinhar e preparar com sua equipe o bufê de feijoada e, dali a poucas horas, iria liderar a cozinha do outro restaurante do hotel, o Les Épices. Por isso aceitou responder à minha entrevista por email. Ele está na Accor e no Sofitel Guarujá há dois anos.

“Trabalhei em muitos restaurantes e bares, inclusive no restaurante da minha mãe, exercendo a função de ajudante de cozinha e posteriormente como cozinheiro. Minha formação técnica é francesa clássica, mas minha cozinha é autoral, brasileira contemporânea”, continuou o chef Moura.

“Em 1998 fui estudar no Senac Belo Horizonte – escola profissional de cozinheiros, escola essa que foi a pioneira no Brasil, idealizada e construída por chefs franceses que vieram para o Brasil. Ingressei na hotelaria em 1999 e, de lá para cá, passei por hotéis de luxo e resorts, onde tive a oportunidade de trabalhar com grandes chefs, como o chef francês Erick Jacquin e o chef italiano Franco Maddalozzo. Além disso, tive uma breve passagem pelo México, em Cancún, no hotel Live Aqua Resorts e Residence Club, e fiz um curso de aperfeiçoamento em Paris.”

Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 4 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
As tortinhas de frutas da estação de sobremesas do bufê (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Durante sua trajetória profissional, Helbert Moura foi chef executivo nos seguintes hotéis e resorts: Caesar Park Ipanema (RJ); Hotel Caesar Park International Airport (SP); Hotel Caesar Park Eco Resort do Cabo (PE); Comandatuba (BA); e Wish Natal (RN).

Na entrevista abaixo, o chef Moura fala de sua relação com a cozinha, sobre a comida dos mineiros e como pratica sua culinária no resort do Guarujá, entre outros temas. Confira abaixo.

QUE GOSTOSO! — No Sofitel Guarujá Jequitimar, você assumiu a vaga do Patrick Ferry, que se aposentou na Accor. Como foi a transição? Qual é a sua opinião sobre o chef Ferry?
Chef Helbert Moura — A transição foi muito tranquila, já acompanhava a trajetória do chef Ferry na Accor e tive a oportunidade de trabalhar com ele aqui no Sofitel Jequitimar por um ano. A transição foi feita neste período.

QUE GOSTOSO! — Qual é a sua opinião sobre a comida típica do seu Estado e, especificamente, a comida de boteco de BH? Quais pratos você gosta mais da cozinha mineira (doces e salgados) e de comida de boteco de BH?
Chef Moura — Na minha opinião, a culinária mineira é uma das melhores do Brasil, com uma gama incrível de ingredientes e sabores únicos. A comida de boteco é bem elaborada na nossa região, pois o mineiro ama uma vida noturna, sentar na mesa de bar, saborear uma boa porção e tomar uma cerveja. Sendo assim, as receitas são compostas por cortes suínos, como o famoso joelho de porco, e também carne bovina. Entretanto, algo que chama bastante atenção, são as preparações mais lentas e bem elaboradas.
Nosso Estado é conhecido pela boa qualidade do doce de leite, mas muitas receitas levam frutas com doces de laranja, mamão e até mesmo do pequi, muito usado em sobremesas. Porém, o salgado ainda conquista mais meu paladar, apesar de amar os doces.

QUE GOSTOSO! — Como você encara o desafio de ser o chef executivo de um hotel francês?
Chef Moura — É um grande desafio, mas encaro com tranquilidade. Minha formação acadêmica me preparou para trabalhar com gastronomia francesa, na área hoteleira. Na prática, tive a oportunidade de trabalhar com o Erick Jacquin, melhor cozinheiro francês na minha opinião, que vive hoje no Brasil.
Sendo assim, busco sempre utilizar as técnicas desta culinária que é referência no mundo, para compor os meus menus. Procuro sempre priorizar bons ingredientes e fazer criações com sabores nacionais, mas com um toque francês.

Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 1 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
O chef Moura nasceu em Belo Horizonte e está há dois anos na Accor (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)
Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 3 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Parte do bufê da feijuca do hotel guarujaense (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

QUE GOSTOSO! — Dá para fazer uma fusão das cozinhas mineira e francesa? Se sim, já a fez no hotel? Como foi?
Chef Moura — Essa é a essência do meu trabalho, trazer o sabor da comida regional, não só mineira, mas também brasileira, aplicando as técnicas da culinária francesa. Um exemplo é o tempero ora-pro-nóbis, muito utilizado por chefs franceses, essa especiaria já fazia parte do meu cardápio na infância. Lembro que próximo à igreja que frequentava com a minha família em Minas Gerais tinha uma árvore repleta de orai por nós, que no latim ganhou o nome que hoje é representado.

QUE GOSTOSO! — Na área de sobremesas da feijoada vi uma opção que me chamou a atenção, mas que não provei pois estava satisfeito: feijoada doce. O que é?
Chef Moura — A feijoada doce foi criada para os amantes de sobremesas, a calda de chocolate imita o caldo de feijão e criamos um salame de chocolate preto e branco que imita a linguiça. O preparo final do prato é o salame de chocolate cortado em pequenos pedaços e colocado sobre a calda de chocolate.

Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 5 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A sobremesa feijoada doce: criatividade (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

QUE GOSTOSO! — O que vem pela frente na sua área: festivais, novos pratos no cardápio, novos ingredientes etc?
Chef Moura — Estamos sempre pensando em promover uma experiência única e inesquecível para os nossos hóspedes, pensando nisso, criamos com frequência festivais temáticos e jantares com outros chefs da nossa região.

PACOTES DE FINAL DE ANO
Na mesma ocasião do meu almoço no Sofitel Guarujá Jequitimar, conheci a coordenadora de Marketing do hotel, Natália Kertes. Ela que me recebeu em nome do empreendimento e conversamos um pouco no agradável terraço do Restaurante Brisa, com vista para a praia e o mar.

Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 6 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
A coordenadora de Marketing do resort, Natália Kertes (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

Natália nasceu em Santos, “cidade incrível”, e há 13 anos trabalha no Guarujá. Este ano passou a residir na “Pérola do Atlântico”. “Então me considero guarujaense de coração!”, contou ao QUE GOSTOSO! por meio de um email.

Ela é graduada em jornalismo pela Universidade São Judas e pós-graduada em marketing pela FGV. “Toda a minha experiência de hotelaria adquiri no Sofitel Jequitimar. Antes do estágio no resort, trabalhei no comércio e fui aprendiz.”

Sofitel Guaruja Jequitimar foto do site do hotel 4
A piscina do Sofitel Guarujá e a e a praia de Pernambuco (foto do site do hotel)

“No hotel, administrado pela Accor e pelo Grupo Silvio Santos, como investidor, iniciei como estagiária e felizmente consegui trilhar um plano de carreira, passando a auxiliar, supervisora e atualmente coordenadora de Marketing.”

Nesta entrevista, Natália fala mais sobre a gastronomia do hotel e dos pacotes de final de ano. Acompanhe abaixo.

QUE GOSTOSO! — Quantos bares e restaurantes têm o resort?
Natália Kertes — O nosso hotel conta com três opções de cardápios e ambientes que prometem agradar todos os gostos.
O Restaurante Brisa está localizado no mezanino do hotel, os hóspedes podem tomar café da manhã, almoçar e jantar no espaço. A proposta é mesclar pratos da clássica culinária internacional e nacional apresentado em formato de bufê. Outra opção interessante para os hóspedes, moradores e veranistas da cidade é a feijoada, que acontece todos os sábados no restaurante, com vista privilegiada da Praia de Pernambuco e ilhas do Mar Casado e dos Arvoredos.
No Les Épices, os hóspedes e clientes em geral têm a oportunidade de provar pratos diferenciados e saborosos, que unem influências da culinária francesa com toques da cozinha mediterrânea e brasileira. Uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada completa a experiência.
No Mar Casado, próximo ao fim da Praia de Pernambuco, onde há a junção dos mares, com a alta da maré, isolando a ilha, privilegia frutos do mar frescos e grelhados e é ideal para curtir as tardes ensolaradas com o pé na areia.
O hotel ainda possui dois bares, com destaque para o piano bar L´Eau Vive, localizado no lobby, um ambiente moderno, descontraído e sofisticado, além do Pool Bar que oferece petiscos típicos e drinques refrescantes.

Sofitel Guaruja Jequitimar foto do site do hotel 2
O salão do restaurante Les Épices do hotel (foto do site do hotel)

QUE GOSTOSO! — Em relação aos restaurantes, o hotel faz festivais gastronômicos? Se sim, quais são? Quando serão os próximos?
Natália — Sempre buscamos realizar eventos temáticos e cardápios a quartas mãos, convidando chefs renomados da nossa região.
As próximas ações são o almoço com frutos do mar na parrilla, no Restautante Mar Casado, no dia 9 de outubro, às 13h; e jantar com carnes especiais na parrila, no dia 23 de novembro. Teremos ainda degustações exclusivas de vinhos, em parceria com a Cantu Importadora, em todos os feriados de outubro e novembro.

QUE GOSTOSO! — Sobre o réveillon, o hotel faz festas temáticas? Se sim, qual é o tema da passagem 2021/22?
Natália — Nossas celebrações de Natal, réveillon e Carnaval são sempre temáticas. Ainda não definimos qual será o tema deste ano, pois estamos aguardando as orientações e protocolos da ALLSafe Bureau Beritas para finalizar os preparativos. Mas podemos adiantar que a celebração será repleta de tendências, sempre preservando o luxo e requinte do DNA da marca.

Sofitel Guaruja Jequitimar foto do site do hotel 1
Vista aérea do Sofitel Guarujá Jequitimar (foto do site do hotel)
Chef mineiro do Sofitel Guaruja fala de sua cozinha 7 2021 foto Claudio Schapochnik Que Gostoso
Natália começou como estagiária no resort da Sofitel (foto Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

QUE GOSTOSO! — Os pacotes para Natal e réveillon do hotel já podem ser comprados pelos canais de distribuição? O que incluem e custam desde quanto, por pessoa?
Natália — Os pacotes já podem ser adquiridos, sim. Recomendamos que os clientes reservem com antecedência, já que o nosso resort, por ser pé na areia, além de todas as atrações especiais, é bastante procurado no período.
O pacote de Natal, com quatro noites de hospedagem, no primeiro lote custa a partir de R$ 12.580 em apartamento duplo, categoria Classic. Inclui café da manhã, almoço, a ceia de Natal com bebidas e estacionamento. Acréscimo de 3% de ISS.
Já o pacote de Réveillon no primeiro lote a partir de R$ 16.005,60 em apartamento duplo, categoria Classic. Inclui café da manhã, almoço, a festa de réveillon com ceia e bebidas e estacionamento. Acréscimo de 3% de ISS.

*A reportagem do QUE GOSTOSO! almoçou a convite do Sofitel Guarujá Jequitimar; viagem a convite do Visite Guarujá e hospedagem no Hotel Vicino al Mare

SERVIÇO:
Sofitel Guarujá Jequitimar
Avenida Marjori da Silva Prado, 1.100, Praia de Pernambuco, Guarujá/SP
Horário: aos sábados, das 13h às 16h
Tel. (13) 2104-2000
Site
Instagram

Deixe uma resposta