Epamig incentiva uso da palma na alimentação humana

Epamig incentiva uso da palma na alimentação humana

DA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS (EPAMIG)

Conhecida e usada comumente para a alimentação de bovinos, especialmente em regiões de déficit hídrico, a palma forrageira, entretanto, pode ser utilizada também na alimentação humana na preparação de sucos, geleias e pratos tradicionais como farofa e saladas.

Com o incentivo aos produtores rurais do Norte de Minas Gerais, área conhecida pela escassez de chuva, de investirem no cultivo da palma forrageira como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, alguns estudos em pós-colheita e processamento dos frutos estão sendo desenvolvidos, em parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, e a Unimontes, para indicações do uso da palma na alimentação humana e culinária.

No alto, cultivo da palma forrageira em Minas Gerais (foto Epamig) e, acima, receita da Epamig

A palma serve de alimento para bois, cabras e ovelhas, além de ajudar na hidratação dos animais, já que é constituída por até 90% de água. A planta se adapta a longos períodos de estiagem e exige poucos recursos hídricos para o plantio. De acordo com Ariane Castricini, pesquisadora em pós-colheita da Epamig, a planta utilizada para a alimentação humana é a mesma que se cultiva para o uso animal. Os preparos culinários podem ser feitos à base do caule (cladódio) e do fruto.

“A diferença consiste no fato de que para o preparo de pratos na culinária utilizam-se os cladódios novos, ou jovens. Para o gado tanto faz se é jovem ou maduro, mais velho”, explica Ariane. Cladódios são os caules adaptados, e que realizam fotossíntese, da planta que é adaptada à regiões de clima seco e quente. “No México, país de origem da palma, o consumo na alimentação humana já é cultural e lá esses cladódios jovens são chamados de nopalitos. No Norte de Minas já é comum o picadinho de palma com carne, e aqui ela é chamada popularmente de verdura. Já o fruto da palma, é conhecido popularmente como ´Figo da Índia´”, conta ela sobre as várias curiosidades da planta.

A palma forrageira é originária do México (foto Leonardo Leles)

Rica em minerais como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como B1, B2 e vitamina A, entre outros, a palma tem sabor característico, mas leve, o que faz com que se adeque a pratos diversos, funcionando bem como uma complementação dessas composições. Para uso em preparações culinárias o cladódio deve apresentar características como tamanho da palma da mão de uma pessoa adulta, cor verde brilhante e estar facilmente quebrável quando dobrada. Ariane indica ainda que o preparo da palma pode ser fácil lembrando somente de cuidados básicos como a limpeza do cladódio que será consumido e a extração dos espinhos. O mesmo se aplica quando utiliza-se do fruto da palma, seja in natura ou processado.

Outra receita com palma, da Epamig

Com a intensificação do cultivo de palma forrageira no Semiárido Mineiro, incentivada pela Epamig, Emater-MG, Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, entre outros parceiros, as possibilidades de uso também vêm sendo passadas para produtores da região.

Gado bovino se alimentando de palma forrageira (foto Leonardo Leles)

Em um vídeo, a coordenadora técnica regional de Bem Estar Social da Emater-MG de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes Jácomo Pereira, apresenta alguns dos pratos já conhecidos e preparados com a palma no Norte de Minas. Picles, suco, farofa, recheios, arroz e picadinho de carne podem ser feitos com os cladódios, assim como geleias, polpa e néctar a partir dos frutos, são algumas dessas possibilidades. Para assistir, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s