por Claudio Schapochnik*
A primeira vez que almocei no icônico restaurante paulistano Ca´d´Oro – Casa de Ouro, na tradução do dialeto veneziano –, localizado no hotel de mesmo nome e de propriedade da família Guzzoni, foi no início dos anos 2000. De lá pra cá muita coisa mudou. O prédio situado na rua Augusta, no centro da cidade, foi demolido na década seguinte e reaberto totalmente novo em 2016, com 147 modernos apartamentos, seis salas de eventos, piscina e fitness center panorâmicos, sauna e biblioteca. No entanto, a tradição da cozinha da casa, do norte da Itália e o sabor dos pratos não mudaram. O Ca´d´Oro continua um clássico. No alto o sousplat da casa, com o brasão veneziano.
Originalmente Ca´d´Oro é o nome de um palácio erguido no século 15, localizado no Grande Canal em Veneza. Na hotelaria e na restauração paulistanas, é o nome de um hotel e restaurante fundado em 1953 pelo imigrante italiano Fabrizio Guzzoni, a princípio no centro da cidade, depois se fixando na rua Augusta.


O restaurante Ca´d´Oro permanece no térreo do hotel. Assim que você entra no moderno edifício, à sua esquerda há um bonito bar com uma bela adega grande e vertical e algumas mesinhas. O bar dá acesso ao restaurante.
Em relação ao ambiente de antes da reconstrução do hotel, o restaurante ganhou ares de modernidade, mas não completamente. A decoração continua clássica.
No cardápio (bilíngue italiano e português) há pratos das regiões do Piemonte, da Lombardia, do Vêneto e da Ligúria, todas no Norte da Itália. Entre as carnes, por exemplo, há clássicos como o ossobuco alla milanese (canela de vitelo assada lentamente ao toque de gremolata, servido com risoto de açafrão); às quartas, o coniglio alla lombarda (coelho marinado e assado com vinho branco e sálvia, servido com pappardelle); e, às quintas e domingos, o carro-chefe da casa – gran bollito misto alla piemontese (carnes especiais e legumes cozidos).

MEU ALMOÇO
Minha ida ao Ca´d´Oro ocorreu em março passado, na hora do almoço.
Aceitei o couvert da casa: cesta de pães diversos – adorei o pão italiano: casca crocante e miolo macio –, manteiga, creme de queijo e azeite aromatizado com alho, alecrim e pimenta rosa.
Destaque para o azeite. Foi uma delícia molhar o pão naquele azeite aromatizado tão saboroso. Não dispensei os dentes de alho: os comi também. Estavam super macios.


Em relação ao prato principal, meus olhos vagaram bastante pelo menu e, depois de alguns minutos de dúvida, bati o martelo e escolhi o risotto de camarão (R$ 85) – risotto com camarões e tomatinhos confitados no azeite e manjericão. Foi uma ótima escolha.
Hummm… Estava al dente, quente, molhadinho, saboroso e decorado com a metade de um camarão em cima. O prato me satisfez por completo.


Para a sobremesa fui no clássico tiramissu (R$ 28) – sobremesa feita com café, mascarpone, chocolate e amaretto. Chegou lindo em um prato igualmente belo. Perfeito. Delicioso.
Para beber: apenas água mineral sem gás, com limão espremido. Os garçons atenderam muito bem.
Recomendo.


SERVIÇO:
Restaurante Ca´d´Oro
Rua Augusta, 129, Consolação, São Paulo/SP
Diariamente, das 10h à meia-noite
Tel. (11) 3236-4300
www.cadoro.com.br
*O editor do Que Gostoso! almoçou a convite do Ca´d´Oro