Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 1

Carne e queijo da Extremadura são excelentes

por CLAUDIO SCHAPOCHNIK_Cácares/ESPANHA*

A Espanha é uma potência gastronômica mundial, sem dúvida. Em Cáceres, na Comunidade Autônoma de Extremadura, no âmbito do grupo do qual fazia parte para conhecer a herança judaica pré-expulsão de 1492, pude conhecer, e o melhor, provar dois produtos da rica constelação espanhola de cosas para comer e beber.

Confira: a Ternera de Extremadura (carne bovina), com selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP); e queijo Torta del Casar, detentor do selo de Denominação de Origem Protegida (DOP). Posso assegurar que ambos são maravilhosos. Que gostooooooso!

Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 6
No alto, detalhe do prato com Ternera de Extremadura do restaurante La Casa del Sol e, acima, mesa no salão do estabelecimento (fotos Claudio Schapochnik/Que Gostoso!)

A Ternera de Extremadura, no caso da raça retinta, foi a estrela do almoço no restaurante La Casa del Sol, localizado no Centro Histórico. Lugar grande e moderno, que contrasta com os históricos prédios do entorno.

Na excelente conversa com pessoas do Turismo de Cáceres, órgão da prefeitura local, fiquei sabendo que a Extremadura tem outros selos de procedência protegidos legalmente para mel, cereja, azeite de oliva, queijo, jamón (presunto cru) e carne bovina de algumas raças.

A refeição começou com pão e azeite de oliva. Que dupla! Que gostooooooso! Depois veio a salada coberta com pedaços de foie gras – já provei e não gostei desta especialidade francesa. Sem saber o que era, talvez não tenha ouvido a garçonete ter anunciado, comi um pedaço. Pelo sabor e pela consistência, percebi que era o tal fígado de ganso ou pato. Deixei tudo no prato e acabei com as folhas verdes, o tomate e o queijo branco. Estes, sim, estavam ótimos. Que gostooooooso!

Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 9
O delicioso prato do La Casa del Sol: carne é ótima
Carne e queijo da Extremadura são excelentes Imagem da Internet 1
Logomarca oficial da carne (imagem de internet)

Solicitei à garçonete a Ternera de Extremadura ao ponto para menos. E assim veio, num prato guarnecido por batatas (claro, estamos na Espanha!) e pimentões verdes assados. Nossa… A carne com selo IGP da raça retinta estava extremamente saborosa e macia. Que gostooooooso!

Logo depois, para fechar o excelente almoço, foi servida uma torta. A sobremesa estava doce, pero no mucho, e deliciosa. Que gostooooooso!

À noite, o grupo jantou no restaurante Tapería Yuste, no hotel NH Collection Cáceres Palacio de Oquendo, perto da Plaza Mayor da cidade.

Numa mesa redonda no salão com um agradável ar-condicionado, cada um pediu uma especialidade cacereña (gentílico espanhol de Cáceres). Entre outras coisas, chegou um prato de queijos que tinha o famoso Torta del Casar DOP.

Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 4
A entrada do hotel da rede NH onde fica a Tapería Yuste
Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 2
O prato com queijos espanhóis de vaca, ovelha e cabra

O queijo, que vi na vitrine de várias lojas na cidade, é elaborado apenas com três ingredientes – leite cru de ovelha, sal e coalho vegetal extraído do cardo silvestre Cynara cardunculus.

Amei o queijo Torta del Casar DOP. Possui cor branca, consistência cremosa e sabor forte e intenso. Sensacional. Que gostooooooso!

Carne e queijo da Extremadura são excelentes Foto Claudio Schapochnik Que Gostoso! 3
O maravilhoso queijo Torta del Casar
Carne e queijo da Extremadura são excelentes Imagem da Internet 2
Logo oficial da variedade de queijo

Para quem ama queijos e gostaria de fazer rotas temáticas do produto, o Turismo de Extremadura criou um site com alguns trajetos e dezenas de produtoras de Torta del Casar e outras variedades com DOP. Confira abaixo, junto com outros sites oficiais de produtos e restaurantes citados neste texto.

Ah, a Extremadura… Fiquei com uma vontade imensa de regressar e fazer os roteiros temáticos dos queijos e provar outros produtos que parecem ser deliciosos. Quanta riqueza! Que gostooooooso!

SERVIÇO:
Turismo da Espanha
Red de Juderías de España
Ternera de Extremadura
Torta del Casar
Ruta del Queso de Extremadura
Restaurante La Casa del Sol
Restaurante Tapería Yuste

*O QUE GOSTOSO! viajou a convite do Turismo da Espanha e da Red de Juderías de España

Deixe uma resposta