Oba! Se você estará em São Paulo neste final de semana, dias 19 e 20 de novembro, sugiro ir a um super evento com entrada grátis, com vários pequenos produtores de alimentos e empreendedores que vendem comida para comer no local. É mais uma edição da feira Comida de Herança no Museu da Imigração, no bairro da Mooca, na Zona Leste da cidade. Se isso não bastasse, essa edição, chamada Raízes, celebra junto com o museu o Dia da Consciência Negra, lembrado no domingo (20), com várias atividades.
Celebrando a brasilidade, a diversidade gastronômica e a influência africana na comida brasileira, o evento contará, no jardim, com produtos de pequenos produtores e empreendedores. O público encontrará itens para serem consumidos no local ou para serem degustados em casa, como queijos, pães artesanais, chocolates e hidromel, entre outros, num total de 40 expositores.
Estarão presentes na programação também chefs com raízes nas culturas africanas, como a especialista em gastronomia ancestral, Dani Pimenta, que ministrará uma palestra, no sábado, às 12h, sobre como se alimentar com saúde e bem-estar. Já no domingo, às 16h, Priscila Novaes comandará a ação “Ajeum e as forças ancestrais”, abordando a questão do momento sagrado e coletivo nas refeições, no qual alimenta-se o corpo e o espírito.
A profissional ainda integrará as tendas do evento, com acarajé, aluá, axoxo de oxossi, entre outros pratos (foto no alto/divulgação Museu da Imigração). Assim como o Gerônimo Vinicius, do Baobá Comedoria, que mostrará, em diferentes receitas, a variedade e a riqueza dos sabores e aromas de tal gastronomia.
EXPOSIÇÕES
A festividade contará, ainda, com uma exposição botânica, com curadoria da florista Cristina Omura, que trará para o museu espécies tradicionais e raras de origem africana.
Ervas, arbustos, plantas ornamentais e flores farão parte da mostra e expressarão a relação de Cristina, neta de migrantes japoneses que passaram pela antiga Hospedaria do Brás, com a flora do continente africano, da qual é uma grande admiradora e entusiasta, unindo, a partir desse trabalho, o Japão, a África e o Brasil.
Complementando a programação da Comida de Herança – Raízes, neste final de semana, o público prestigiará shows na rua em frente à instituição.
Além da feira gastronômica, o museu disponibilizará uma agenda temática relacionada ao Dia da Consciência Negra.
No sábado será aberta ao público a exposição temporária África em São Paulo, projeto que reúne retratos feitos pelo consagrado fotógrafo Bob Wolfenson e textos do jornalista Naief Haddad. A mostra contará com 43 fotos que formam um painel variado e surpreendente de migrantes, apresentando a diversidade de africanos que adotaram a cidade de São Paulo nos últimos anos. A inauguração está marcada para as 11h.
SERVIÇO:
Comida de Herança — Raízes
Museu da Imigração
Dias 19 e 20/11, sábado e domingo
Horário: 10h às 18h
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo/SP
Tel. (11) 2692-1866
Próximo à estação do metrô Bresser-Mooca, da linha Laranja
Entrada grátis
www.museudaimigracao.org.br